Festival Malungo celebra as raízes africanas na MPB

Evento inédito tem shows de Adriana Moreira, Henrique Araújo, Fanta Konatê e muito mais...

Até 12 de julho de 2021

Todos os dias

21h

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Celebrando a cultura negra com oito shows online e gratuitos, o Festival Malungo tem curadoria e direção artística de Sérgio Mendonça e acontece entre os dias 5 e 12 de julho. De segunda a segunda, sempre às 21h, no canal da Pôr do Som no YouTube.

Artistas incríveis apresentam a música brasileira e influências africanas
Créditos: Reprodução / Facebook Fanta Konatê | Reprodução / Facebook Adriana Moreira | Reprodução / Facebook Zé Eduardo | Reprodução / Facebook Henrique Araújo | Reprodução / Facebook A Quatro Vozes em Trio | Reprodução / Facebook Luana Barbosa
Artistas incríveis apresentam a música brasileira e influências africanas

Os artistas fazem apresentações que revelam como a matriz africana está presente na música popular brasileira, em estilos como samba, jongo, capoeira, samba de roda, samba-rock, choro, afro, batuque de umbigada, samba de bumbo e partido-alto.

No line-up estão Adriana Moreira, Henrique Araújo, A Quatro Vozes, Zé Eduardo, Grupo Paranapanema, Luana Bayô, Mestre Plinio & Angoleiro Sim Sinhô e Fanta Konatê.

Adriana Moreira abre o festival no dia 5 de julho. Durante sete anos, a cantora esteve à frente das rodas de samba do Ó do Borogodó, reduto de sambistas da Vila Madalena. No espetáculo “Santa Segunda”, ela apresenta um repertório construído ao longo dessas apresentações.

Adriana tem dois álbuns lançados: “Direito de Sambar” (2006), dedicado à obra do compositor baiano Batatinha, e “Cordão” (2015), fruto de intensa pesquisa musical. Ao longo de 23 anos de carreira, ela atuou ao lado de grandes nomes da MPB, como Monarco, Dona Ivone Lara, Eduardo Gudin, Wilson Moreira e Paulinho da Viola.

Outro destaque do evento é a performance de Henrique Araújo Quarteto no dia 6 de julho. O grupo apresenta o show “Choro Negro”, com um repertório formado por obras de autores(as) afro-brasileiros(as), como Pixinguinha, Laércio de Freitas e Anacleto de Medeiros, além das músicas dos próprios integrantes da banda.

O grupo é formado por Henrique (bandolim e cavaquinho), Xeina Barros (percussão), Marcelo Miranda (piano e violão) e Vanessa Ferreira (contrabaixo acústico). Henrique Araújo já acompanhou nomes de destaque, como Nelson Sargento, Fabiana Cozza e Zeca Baleiro.

Outra presença ilustre no Festival Malungo é a cantora Fanta Konatê, que sobe ao palco no dia 12 de julho. No espetáculo “Donabá”, a artista apresenta composições próprias e músicas tradicionais de sua aldeia natal, na Guiné. Fanta também homenageia a cantora sul-africana Miriam Makeba, que morou na Guiné na época do Apartheid.

Neste show, Konatê é acompanhada pelo grupo Djembedon, com Luis Kinugawa (djembê, ntama e guitarra base), Koria Konatê (voz e danças), Bangaly Konatê (djembê), Josué dos Santos (sax soprano), Manu Neto (sangban), Fábio Serra (kenkenis), Barba Marques (dunumbá) e Otávio Teixeira (guitarra).

Fanta Konatê é cantora, bailarina, compositora e coreógrafa. Em 2016, cantou na abertura dos Jogos Olímpicos do Rio, representando a vinda dos africanos ao Brasil. Lançou seu primeiro disco, “Djubafedeá”, com músicas tradicionais, em 2007. Já em 2018, lançou o álbum “Fanta Konatê”, com composições autorais.

São muitas atrações poderosas para alegrar sua semana. Saca só a programação:

Segunda, dia 5/7, às 21h: Adriana Moreira em “Santa Segunda”

Terça, dia 6/7, às 21h: Henrique Araújo em “Choro Negro”

Quarta, dia 7/7, às 21h: A Quatro Vozes em “Brasilidades”

Quinta, dia 8/7, às 21h:  Zé Eduardo em “Fechado pra Balanço”

Sexta, dia 9/7, às 21h: Grupo Paranapanema em “Segura Nessa Pisada”

Sábado, dia 10/7, às 21h: Luana Bayô em “Tambú”

Domingo, às 11/7, às 21h: Mestre Plinio e Angoleiro “Sim Sinhô em A Luta Continua”

Segunda, dia 12/7, às 21h: Fanta Konate em “Donabá”

Demais, não? Aproveite para curtir outras atrações online também: