Festival Visões Periféricas exibe filmes produzidos nas periferias

Programação online conta com 50 longas, médias e curtas-metragens rodados em São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro e outras cidades brasileiras

Até 31 de março de 2021

Todos os dias

Diversos horários (consulte a programação)

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

As periferias brasileiras mostram suas poderosas vozes na 14ª edição do Festival Visões Periféricas, que reúne 50 filmes produzidos por cineastas das quebradas de SP, RJ, Salvador e outras cidades brasileiras. Dá uma olhada que incrível essa programação!

Documentário “Anastácias” abre a programação do Festival Visões Periféricas
Créditos: divulgação
Documentário “Anastácias” abre a programação do Festival Visões Periféricas

O evento é gratuito e acontece entre os dias 24 e 31 de março neste site. Fique ligade, pois os filmes são transmitidos em dias e horários específicos e ficam disponíveis por apenas 48h, ou seja, é preciso se programar para não perder nada.

Logo na sessão de abertura da mostra, você assiste à “Anastácias” (2020), de Thatiane Almeida, que procura entender como mulheres que viveram relações afetivas violentas se relacionam com o mundo. O filme acompanha cinco mulheres negras da região do Jabaquara, em SP.

Outro destaque é o documentário “Diga Meu Nome” (2020), de Juliana Chagas Gouveia, sobre duas mulheres trans que lutam pelo direito de ter o nome e o gênero com o qual se identificam em todos os documentos oficiais. Elas também lutam pelo respeito de suas famílias e da sociedade.

Já em “Cavalo” (2020), de Rafhael Barbosa e Werner Salles, sete jovens dançarinos, envolvidos em um processo artístico, são provocados a embarcar em uma jornada em busca de suas ancestralidades.

O Festival Visões Periféricas ainda tem um bate-papo mega especial com o ator e ex-BBB Babu Santana sobre o tema “Representatividade no audiovisual”. A atividade acontece  pelo Instagram no dia 25, às 19h30.

A programação ainda conta com um encontro virtual com cineastas que tiveram seus filmes escolhidos para a mostra e outros debates sobre formação na periferia e o futuro da imagem.

Tem muitos outros filmes incríveis para curtir no 14º Festival Visão Periférica. É só conferir a programação completa.

Quer mais dicas de eventos online lindões? Dá uma olhada: