Últimas notícias:

Loading...

Orquestra Ouro Preto toca ‘Música de Cinema’ em live concerto

Repertório inclui canções imortalizadas em filmes como "O Carteiro e O Poeta" e "A Noviça Rebelde", além de um tributo ao Ennio Morricone

Ouça este conteúdo

08 de novembro de 2020

Às 11h

Hey, cinéfilos, tem uma live concerto da Orquestra Ouro Preto feito para vocês! Com regência do maestro Rodrigo Toffolo, o público vai se emocionar com músicas que marcaram época em diversos filmes nacionais e internacionais.

Orquestra Ouro Preto
Crédito: Íris Zanetti | DivulgaçãoOrquestra Ouro Preto faz live concerto para os apaixonados por cinema! 

E olha que o repertório aposta na diversidade! Além da homenagem ao saudoso Ennio Morricone, que faleceu em julho deste ano, a orquestra interpreta canções do álbum “Música de Cinema”, lançado em 2017. Vale mencionar que o tributo ao gênio italiano inclui o tema criado para “Cinema Paradiso” (1988), mas também estão programadas algumas surpresas.

Você vai ouvir clássicos imortalizados em “O Carteiro e O Poeta” (1994), “Tempos Modernos” (1936), “Luzes da Ribalta” (1952), “A Noviça Rebelde” (1965), “Casablanca” (1942) e até no premiado longa “Orfeu Negro” (1959).  As obras ganharam arranjos inéditos pelas mãos de Mateus Freire.

Quer conhecer o disco “Música de Cinema” e entrar no clima da live? Basta dar play:

O projeto também revive a cena hilária de “Who’s Mind The Store?” (1963), em “The Typewriter”, protagonizada por Jerry Lewis, que “toca” uma máquina de escrever imaginária.

A apresentação é transmitida do Grande Teatro do Sesc Palladium, em Belo Horizonte, no domingo, dia 8 de novembro, às 11h. Para assistir, basta acessar o canal do YouTube da OOP. Já dá para ativar o sininho para não perder!

A apresentação integra a programação da série “Domingos Clássicos”, cujo objetivo é democratizar o acesso à música e é uma realização do Sesc em Minas, em parceria com a Orquestra Ouro Preto.

Esse concerto vem com uma novidade: o teatro será reaberto parcialmente ao público, com todos os cuidados e distanciamentos necessários, acompanhando a retomada do setor teatral de Belo Horizonte, com venda de ingressos direto na bilheteria e pelo Sympla. Os valores são entre R$ 1o e R$ 25.

Um pouquinho de história…

Considerada um dos grupos de música clássica mais importantes do país, a Orquestra Ouro Preto foi criada em 2000 pelos músicos Rufo Herrera e Ronaldo Toffolo, sob o nome de Orquestra Experimental da UFOP.

Ao longo de suas duas décadas de existência, gravou 11 discos e sete DVDs e foi vencedora do Prêmio da Música Brasileira 2014, na categoria de “Melhor Álbum de MPB” pelo trabalho em parceria com Alceu Valença.

alceu valençã no show valencianas II
Crédito: DivulgaçãoAlceu Valença e Orquestra Ouro Preto

A orquestra já fez parcerias com vários músicos importantes e apresentou turnês e concertos em países como Argentina, Portugal, Inglaterra e Espanha.

O grupo mantém desde 2019, a Academia Orquestra Ouro Preto, um projeto socioeducativo que tem a proposta de aperfeiçoar e lapidar o talento de jovens instrumentistas.

Confira como foi a live da Orquestra Ouro Preto em homenagem ao Beethoven:

Quer mais dicas culturais?

Agência Fática

Em parceria com Agência Fática

A Fática é uma agência de comunicação especializada em produzir conteúdos sobre cultura em suas diferentes linguagens.