MASP traz obras de Mário de Andrade a partir da perspectiva queer!

Itens como fotografias, desenhos, poemas e pinturas do acervo pessoal do artista chegam ao MASP em programação ouvindo histórias LGBTQIA+

Um dos ícones da literatura brasileira e do modernismo no Brasil, Mário de Andrade, é dono de uma exposição novíssima no MASP!

A exposição “Mário de Andrade: duas vidas” estreia no dia 22 de março e segue até o dia 9 de junho, é um tempão para você curtir.

Retrato de Mário de Andrade exposto na exposição “Mário de Andrade: duas vidas” no MASP
Créditos: Divulgação MASP
Retrato de Mário de Andrade exposto na exposição “Mário de Andrade: duas vidas” no MASP

O objetivo da exposição é exibir as mais de 80 obras do acervo pessoal de Mário de Andrade com uma perspectiva queer. Ao todo são 88 obras, dentre elas pinturas, desenhos, esculturas e fotografias.

Alguns itens da mostra vão ser apresentados pela primeira vez ao público, como um conjunto de fotografias captadas por Mário em suas viagens ao norte e nordeste do Brasil, entre 1927 e 1935.

Mário de Andrade sempre foi alvo de críticas e julgamentos em relação à sua orientação sexual, a coleção exposta no MASP vai contar um pouco mais de sua intimidade, que ficava longe da censura e do preconceito da época.

“Mário de Andrade: duas vidas” faz parte da programação de 2024 do MASP dedicada às Histórias da diversidade LGBTQIA+ ao redor do mundo. Outras exposições também estão disponíveis com a mesma temática.

Para conhecer mais sobre a mostra de Mário de Andrade, ou outras, clique aqui. O Museu de Arte de São Paulo fica aberto de terça a domingo, das 10h às 18h.

Além do MASP, explore mais arte em São Paulo: