Cia Os Crespos realiza maratona teatral online e gratuita

Os 15 anos do grupo são comemorados com mostra de repertório e outras atividades especiais!

Ouça este conteúdo

Até 19 de setembro de 2020

Todos os dias

Diversos horários

A Cia Os Crespos celebra 15 anos de história e luta! Para comemorar a data, o coletivo teatral preparou uma série de atividades especiais e empoderadas que acontecem até setembro nas redes sociais do grupo.

Cia Os Crespos - Cartas Madame Satã
Crédito: Os Crespos/ divulgação“Cartas à Madame Satã ou me desespero sem notícias suas” é uma das atrações da Cia. Os Crespos

Composta por atores e atrizes negras, a Cia Os Crespos realiza pesquisas cênicas e audiovisuais, construindo um discurso poético capaz de debater a sociabilidade do indivíduo negro na sociedade contemporânea e seus desdobramentos históricos.

  • Terça Crespa

Essa programação especial começa na terça-feira, dia 25 de agosto, às 19h30, no Instagram @oscrespos. É o novo debate mensal “Terças Crespas: Tema “Encontro de Gerações – Parte 2”. Lucelia Sergio e Sidney Santiago Kuanza convidam Eduarda Lemos (PE), Gabriela Loran (RJ) e Daniel Veiga (SP) para falar sobre arte negra e construir um material crítico sobre essas produções.

  • Mostra de Repertório Cia Os Crespos

No sabadão, dia 29, às 20h, os espectadores podem curtir a exibição adaptada da primeira peça infantil do grupo, “Os Coloridos”, direto pelo Facebook @cia.oscrespos. Se não conseguir assistir, não precisa se preocupar: acontecem novas sessões entre 30 de agosto e 13 de setembro, sempre aos domingos, às 16h, como parte da Mostra de Repertório do coletivo.

Cia Os Crespos - Colorido
Crédito: Os Crespos/ divulgaçãoO infantil “Os Crespos” está na Mostra de Repertório do coletivo empoderado

A narrativa apresenta personagens com diferentes identidades, baseadas em mitos e contos africanos, afro-brasileiros e indígenas, e convida o público a fazer parte da brincadeira. A duração é de 30 minutos.

Dando continuidade à mostra, que acontece somente no Facebook do coletivo, o público pode conferir a trilogia “Dos Desmanches Aos Sonhos”, com montagens produzidas entre 2011 e 2014 que investigam a afetividade em suas várias formas.

Em “Cartas a Madame Satã, ou Me Desespero Sem Notícias Suas”, um homem negro se corresponde com a figura mítica de Madame Satã. Fragmentos de histórias revelam, por meio das cartas, trajetórias e casos de amor, em uma cidade-país carregada de doenças, que mantém sob cárcere privado um jovem apaixonado. A exibição dura 45 minutos acontece no dia 5 de setembro, às 21h.

Relações familiares, alteridade, direitos reprodutivos, sexo e violência contra a mulher são os temas presentes em “Engravidei, Pari Cavalos e Aprendi a Voar Sem Asas”, exibido no dia 12 de setembro, às 21h. A duração é de 45 minutos.

Os Crespos
Crédito: Guma/ divulgação“Engravidei, Pari Cavalos e Aprendi a Voar Sem Asas” é exibida em setembro

Na história, a privacidade de cinco mulheres negras é flagrada em seus cotidianos, permitindo ao público conhecer suas trajetórias afetivas. Elas tentam enxergar e modificar seus destinos, como lagartas aprendendo a voar, revelando seus medos, dores, amores e sonhos.

Para encerrar a Mostra de Repertório da Cia Os Crespos, é apresentado “Além do Ponto” no dia 19 de setembro, às 21h. Um casal heterossexual, em separação, move-se entre pedaços de histórias e tenta reconhecer, ao final do relacionamento, os motivos de suas dificuldades no amor.

Além do Ponto
Crédito: Roniel Felipe/ divulgação“Além do Ponto” também está na Mostra de Repertório da Cia. Os Crespos

A trilha sonora é executada ao vivo pela DJ Dani Nega, que também atua como um cupido urbano na história. A duração é de 50 minutos.

  • #TeatroNaMario

E não é só isso! No dia  7 de setembro, às 19h, acontece a transmissão do filme “Retratos de Carolina” pelo canal do Youtube da Biblioteca Mário de Andrade, como parte do projeto #TeatroNaMario.

Retratos de Carolina, Cia. Os Crespos
Crédito: Cia. Os Crepos/ divulgação“Retratos de Carolina” participa do #TeatroNaMario

O filme dura 35 minutos e apresenta algumas cenas do primeiro espetáculo da Cia Os Crespos, baseado no livro “Quarto de Despejo”, da escritora Carolina Maria de Jesus, com direção de José Fernando Azevedo. Na obra audiovisual,dois atores se movem entre os fragmentos da peça, de onde emergem questionamentos sobre a vida dos “marginalizados” na cidade, por meio do olhar e da fala de uma catadora de papel.

Se liga nos programinhas culturais para você curtir de casa!

Agência Fática

Em parceria com Agência Fática

A Fática é uma agência de comunicação especializada em produzir conteúdos sobre cultura em suas diferentes linguagens.