Mostra Jazz Campinas: curta música instrumental em casa

Além dos shows, evento conta com lives de DJs, mesas de discussões, mostra de vídeos e workshops

Ouça este conteúdo

Até 24 de agosto de 2020

Segunda - Quinta - Sexta - Sábado - Domingo

Diversos horários (depende da programação)

A sexta edição da Mostra Jazz Campinas tem uma programação toda especial ao longo de cinco dias. Artistas da cena de música instrumental campineira se juntam a lendas do jazz de vários cantos do Brasil para garantir um evento único, gratuito e 100% online.

Mostra Jazz Campinas
Crédito: @humbertoclayber/ Facebook | @RobertinhoSilvaBR/ facebook | Eden Barbosa | Nina PiresClayber de Souza, Robertinho Silva, Marcell Powell e Eliza Basile são algumas das atrações do evento

São 20 shows transmitidos ao vivo, cinco workshops e uma masterclass pagos (cada um custa R$ 40), 10 lives com DJs, uma mostra de vídeos, duas mesas de discussão, uma aula-show e uma apresentação gravada especialmente para a programação. Tudo isso acontece durante cinco dias, entre 20 e 24 de agosto. Confira todas as atrações aqui.

Um dos destaques é a live show do violonista e compositor Marcel Powell, filho de ninguém menos que Baden Powell. A apresentação acontece no dia 22, às 20h. No repertório estão temas que compôs inspirando-se nas experiências musicais vivenciadas em encontros e parcerias com grandes músicos, familiares e amigos. Sua bagagem está repleta de música erudita, choro, jazz, bossa, nova, MPB.

Outra atração imperdível é o show do gaitista Clayber de Souza, considerado um dos dez melhores harmonicistas do mundo. Além de executar 40 tipos diferentes de harmônicas, o músico toca contrabaixo e diversos instrumentos musicais e, em arranjos especiais, pode executar até seis instrumentos simultaneamente. Confira essa apresentação às 18h do dia 22.

O lendário baterista Robertinho Silva também faz performances na Mostra Jazz Campinas. No dia 21, às 16h30, ele pode ser visto na apresentação “Ouro de Minas”, gravada especialmente para o evento. Idealizado por Alexandre Ito, o projeto convida dois grandes músicos e amigos para homenagear três compositores mineiros. As canções selecionadas para esse show são de Milton Nascimento, João Bosco e Nelson Ângelo. Depois, às 17h, Robertinho faz uma aula-show.

Entre os talentos de Campinas, destacam-se as apresentações de Ieda Cruz, Marcelo Modesto, Rodrigo Duarte, Leandro Cruz Trio, Adriano Dias, Regina Dias e Eliza Basile.

Para completar as atrações musicais, DJs do Brasil todo garantem sets com muito jazz e suas vertentes. São eles: DJ Paulão, DJ Pagu, DJ Digão, DJ Julia Weck, DJ PG, DJ Diogo e DJ Thiago Xá.

Na mostra de vídeos, o público pode assistir às gravações feitas pelo cinegrafista amador Efraim Silva, que registra apresentações dos músicos de Campinas.

Workshops e mesas de discussão da Mostra Jazz Campinas

Este ano as opções são: “Ritmos Brasileiros no Piano” com Ana Azevedo, “Tocando e Contando História” com Robertinho Silva, “Bateria no Jazz & Música Brasileira” com Maria Cecília Collaço, “Linha de Contra-Baixo Rítmica e Improvisação” com Felipe Fidelis, “Harmonização à Guitarra com Acordes Incompletos: Disposição e Condução de Vozes” com Budi Garcia e “Masterclass de Canto”, com Alma Thomas.

A programação também envolve duas mesas de debates empoderadas. Alma Thomas, Bernardo Oliveira e Daniel Caetano discutem “Jazz, Negritude e Brasilidade” e Cassiane Tomilhero, Alessandra Pagu, Luciana Requião e Bruna Duarte, com mediação de Malu Arruda, abordam “Mulheres na Música”.

Se liga nos outros eventos online bacanas que estão rolando!

Agência Fática

Em parceria com Agência Fática

A Fática é uma agência de comunicação especializada em produzir conteúdos sobre cultura em suas diferentes linguagens.