Mulher, corpo e maternidade são temas do ‘Mulheres em Cena’

Artistas-mães sobem ao palco para contar suas histórias em performances solo

Por: Redação
Nos dias
25/06 - 26/06
06/07 - 07/07
2019
Dias 25 e 26 de junho, às 20h
Dia 6 de julho, às 20h, e dia 7 de julho, às 19h

Em cena, atrizes, bailarinas, escritoras, cantoras, compositoras, figurinistas e poetas, que também são mães, se unem para dar vida ao “Mulheres em cena”.

Crédito: Sérgio SilvaEspetáculo não é somente sobre artistas mulheres, mas sobre artistas mães

O projeto independente é idealizado pela Cia Fragmento de Dança e reúne depoimentos performáticos de Carol Cax, Letícia Bassit, Sandra Modesto, Thata Alves e Vanessa Macedo, em pequenos solos que trazem memórias pessoais que ecoam umas nas outras.

LUGAR DE MULHER É ONDE ELA QUISER: MOSTRA ‘CONTRA-ATAQUE’ CONTA HISTÓRIA DAS MINAS NO FUTEBOL

“Mulheres em Cena” surgiu em 2018, do desejo de difundir trabalhos concebidos e dançados por artistas mulheres. Nesta terceira edição, Vanessa Macedo se uniu à atriz e escritora Letícia Bassit para realização de temporada, em novo formato, composta por artistas mães.

A ideia é levar para a discussão uma performatividade muito específica, não é somente sobre artistas mulheres, mas sobre artistas mães refletindo sobre as poéticas e narrativas que constituem seus corpos neste tempo.

Thata Alves, produtora cultural e escritora. Autora de Em Reticências, Troca e Ibejis - Poesias do meu ventre. Filha de Ione Alves e Custódio Souza, mãe autônoma dos gêmeos Bryan e Brenno
Thata Alves, produtora cultural e escritora. Autora de Em Reticências, Troca e Ibejis - Poesias do meu ventre. Filha de Ione Alves e Custódio Souza, mãe autônoma dos gêmeos Bryan e BrennoDivulgação
Vanessa Macedo, bailarina, coreógrafa e diretora da Cia Fragmento de Dança. Mãe de Clara e Isadora
Vanessa Macedo, bailarina, coreógrafa e diretora da Cia Fragmento de Dança. Mãe de Clara e IsadoraFlaviana Benjamin
Letícia Bassit, atriz, escritora e performer. Autora do livro Mãe ou Eu também não gozei. Mãe do Pedro
Letícia Bassit, atriz, escritora e performer. Autora do livro Mãe ou Eu também não gozei. Mãe do PedroAndré Cherri

Ao fim das apresentações, é realizada uma roda de conversa entre as artistas e público, com mediação de Janaina Leite, atriz do grupo XIX de Teatro.

Mulheres em cena” é encontro poético e político que deseja reunir perspectivas que se atravessam e se distinguem sobre mulher, corpo e a maternidade.

As apresentações acontecem nos dias 25 e 26 de julho, às 20h, no Teatro de Contêiner Mungunzá, e nos dias 6 e 7 de julho, no Kasulo Espaço de Cultura e Arte. O ingresso para o ciclo de performance custa até R$ 20.

Pega essa outra dica

Pensando na comodidade das mamães, o CineMaterna organiza sessões especiais em vários cinemas para elas curtirem juntas com seus filhotes.

1
Ópera do Arame: símbolo emblemático de Curitiba
Entre lagos, vegetação típica e cascatas, numa paisagem singular, está a Ópera do Arame. Colaí que eu vou te contar porque …
2
Cisne Branco: Espaço cultural flutuante em Porto Alegre
Verdadeiro ícone de Porto Alegre, o barco Cisne Branco é referência quando se fala de rolê flutuante! Colaí pra navegar nessas …
3
As obras de Niemeyer espalhadas por BH
Você sabia que há várias obras de Niemeyer espalhadas por BH? Colaí que eu vou mostrar pra você!
4
Poço da Panela: um roteiro imperdível e relax no Recife
Pensando em roteiros diferentes e alternativos para curtir o Recife? Que tal conhecer o histórico bairro do Poço da Panela? …
5
O melhor acarajé de BH é na Feira Hippie
A Feira Hippie é a maior feira da América Latina! Lá você encontra de tudo, inclusive, o melhor acarajé de …
6
Um pulo na ponta do Humaitá e no Forte de Monte Serrat, em Salvador
Um dos lugares mais charmosos de Salvador, com privilegiada vista da Baía de Todos os Santos e um pôr de …
7
Teatro Oficina Uzyna Uzona: patrimônio vivo em SP
Que tal conhecer o grupo de teatro mais antigo e em atividade do Brasil? Sessentona, a Companhia Teatro Oficina Uzyna Uzona …
8
Confeitaria Colombo: gastronomia certa no Rio de Janeiro
Um combo perfeito de arquitetura, decoração e gastronomia, tem um nome: Confeitaria Colombo. Colaí que vamos te mostrar este rolé inesquecível!