Últimas notícias:

Loading...

Museu de Astronomia em Casa oferece diversão para toda a família

Tem experiência em realidade virtual, lives, bonecos de papel, visita virtual à lua e até um jogo!

Por: Redação

Todos os dias

24h

Recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência não informados pelo próprio organizador do evento

Diversos museus estão apostando em uma programação virtual para ajudar as pessoas a se entreterem na quarentena – e o MAST – Museu de Astronomia e Ciências Afins não ficou de fora. A instituição desenvolveu diversas atividades para aproveitar em casa. E o melhor: as famílias podem se divertir juntas!

MAST (Museu de Astronomia e Ciências Afins)
Crédito: DivulgaçãoMAST garante entretenimento para a família!

Para começar, a realidade virtual é uma das aliadas do MAST. É possível fazer uma visitinha à lua por meio da plataforma SuperViz. Na experiência, as pessoas interagem com a superfície lunar, abrindo textos, fotos e vídeo super informativos. Foi tudo pensado para ser multiplataforma, então dá para acessar por computadores, tablets e smartphones. No caso dos celulares, a visualização fica bem imersiva com uso de headsets de realidade virtual. Clique aqui para conferir.

Quem adora um joguinho também tem uma opção para driblar um pouco o tédio. Aliando conhecimento científico e brincadeira, o game “O que é voar?” usa animações de curta duração para refletir sobre o ato de voar. O aplicativo pode ser acessado por meio do site oficial do Museu. Basta clicar no Menu “Apps Digitais” e baixar o arquivo executável do jogo.

Como também é importante passar um tempo offline, semanalmente o MAST disponibiliza moldes de bonecos de papel para estimular a criatividade dos pequenos. É só imprimir e montar. As figuras representam personalidades e elementos da astronomia e das ciências afins, como o sol, a lua, o Albert Einstein e o próprio museu.

E que tal fazer uma visita virtual ao campus da instituição?  Por meio deste link, você tem acesso ao WebApp MAST. Com navegação simples, o  aplicativo conduz o público por um passeio 360° pelo MAST e o Observatório Nacional. Para deixar o tour ainda mais interessante, uma série de locuções exploram curiosidades sobre instrumentos, pavilhões de lunetas e outras edificações.

Para ficar ligade nas novidades online do Museu de Astronomia e Ciências Afins, acesse o site. Quem acompanha o Instagram @museudeastronomia ainda pode conferir as lives com diversos pesquisadores. Entre os assuntos abordados, estão os buracos negros e o céu de abril.

Gostou das dicas? Então se liga, que tem mais!

 

?>