Museu do Amanhã celebra a Semana do Meio Ambiente com atrações especiais

Evento conta com feirinha de produtos amazônicos, performances, produções audiovisuais e debates. Saiba tudo:

Até 11 de junho de 2022

Todos os dias

Diversos horários

Grátis

Com o objetivo de auxiliar na construção de um futuro mais sustentável, o Museu do Amanhã celebra a Semana do Meio Ambiente de um jeito bem especial, recheado de atividades imperdíveis e gratuitas.

Entre os dias 4 e 11 de junho, três grandes atividades norteiam a programação da instituição: uma feirinha, uma série de debates e um programa de residência artística que envolve produções audiovisuais e performances.  Saiba tudo aqui.

O Museu do Amanhã é vizinho do Museu de Arte do Rio (MAR) e fica perto da estação Parada dos Museus
Créditos: Reprodução - @museudoamanha/ Facebook
O Museu do Amanhã é vizinho do Museu de Arte do Rio (MAR) e fica perto da estação Parada dos Museus

Quer saber mais detalhes dessa programação poderosa? Tudo começa com a Feira Fruturos, formada apenas por produtos amazônicos. Ou seja, é a chance de adquirir alimentos, artesanatos e vestimentas típicas. Ao mesmo tempo, a atração valoriza a economia da sociobiodiversidade, mostrando ao público iniciativas que promovem alternativas sustentáveis para a região.

Mas não é só isso! Alguns artistas locais também se apresentam na feira. Trata-se de um desdobramento da exposição “Fruturos – Tempos Amazônicos”, em cartaz até 12 de junho. Atenção: no dia 10, a mostra ganha uma versão online!

O evento também abre espaço para o universo da literatura. Isso porque acontece um encontro literário entre Pretinhas Leitoras e Navezona no dia 10, às 15h.

Outra atividade de destaque é a exibição do documentário “Guanabara – Baía que Resiste “, no dia 11, às 16h, seguida por um bate-papo com o Movimento Viva Água.

  • Debates na Semana do Meio Ambiente

A Semana do Meio Ambiente do Museu do Amanhã também envolve diversas rodas de conversa sobre temas importantíssimos. Assim, em parceria com a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), o centro cultural criou os Diálogos Ambientais. Para participar, é preciso se inscrever neste link aqui.

Assim, estão programados encontros para debater os principais desafios do uso de recursos naturais e da recuperação de ecossistemas na próxima década. Tudo começa no dia 8, às 10h40, com a mesa “Década dos Oceanos e Baía de Guanabara”, reunindo Daize de Souza (AHOMAR), Paulina Chamorro (Liga de Mulheres pelo Oceano) e Thiago Valente (Movimento Viva Água).

No dia 10, às 10h40, o assunto da vez é “Restauração Florestal – Perspectivas para o futuro”, com Rafael Bitante (SOS Mata Atlântica), Rogério Lessa (Fundo Mata Atlântica), Thaís Corral (Redeh) e Roberta Guagliardi (ITPA).

Depois, às 14h, o tema é ‘”Restauração Florestal – Impacto em comunidades tradicionais”, com Txai Suruí, Mariana Inglez e Roberta Giudice; atividade com Pretinhas Leitoras e Navezona.

Por fim, no dia 11, às 10h, acontece a aula magna “Oceano Que Respiramos”. Interessante, não?

E esses são apenas alguns destaques da Semana do Meio Ambiente no Museu do Amanhã. Se quiser acompanhar todas as novidades, acesse o site oficial da instituição ou o Instagram @museudoamanha.


#VivaACidadeNaResponsa: ao comparecer aos eventos, não se esqueça de levar o seu passaporte de vacinação. Sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado? 💚


Fique ligado(a)! Por conta do novo aumento de pessoas contaminadas pelo Coronavírus, muitos eventos têm sido adiados ou cancelados. Para não deixar de aproveitar seu rolé, antes de sair de casa, confirme nos sites, bilheterias, teatros e plataformas de vendas de ingressos se não ocorreram alterações na sua atração.

Que tal aproveitar e descobrir outros rolés no RJ?