10 endereços para apreciar um bom café no Rio de Janeiro

Coado, expresso, pingado, média, mocha, opções geladas e com água de coco... tem de tudo na lista que vai energizar a sua rotina!

O Brasil é um dos maiores produtores de café do mundo, e o carioca leva este assunto muito a sério! Se você não resiste a essa iguaria, que tal conhecer alguns endereços para apreciar um bom café no Rio de Janeiro?

Tem um lugar mais bacana que o outro! Você vai encontrar todas as variações da bebida que é uma unanimidade mundial: desde os tradicionais coado, expresso, pingado, média, mocha, até opções geladas e com água de coco.

Se você não resiste a essa delícia, se liga na listinha que a Catraca Livre preparou. ☕

Café espresso do Cafe ao Leu
Créditos: @cafeaoleu/Facebook
Café espresso do Cafe ao Leu

O Cafe ao Leu ainda não completou um ano em seu endereço em Copacabana, mas os cafés que levam este mesmo nome já eram famosos no Rio. O barista Leo Gonçalves faz questão de viajar o Brasil visitando pequenos produtores. O café agrada tanto que recebeu o prêmio de Melhor Café do Rio de Janeiro – Veja 2019/20.

E não pense que lá só tem cafezinho quente não! A novidade é o Cold Brew, uma espécie de energético de café, que é servido frio e pode ser bebido com limão, água de coco, e, até mesmo, leite.

Onde? Rua Almirante Gonçalves 50, loja L – Copacabana
Quando? De segunda a sábado das 10h às 18h

Machiatto e café espresso do Café Secreto
Créditos: @cafesecretorj/Facebook
Machiatto e café espresso do Café Secreto

O Café Secreto esta escondido na Vila do Largo em um pequeno e charmoso prédio no Largo do Machado. A vila abriga lojas, ateliers e coworking descolados. É possível encontrar excelentes grãos.

O ambiente é pequeno. Intencionalmente, não há serviço de mesa e os pedidos devem ser feitos direto no balcão. Os cafés são preparados por Gabriela Ribeiro, dona do local, que também se arrisca nas invenções: uma delas é o expressão misturado com água de coco.

Onde? Rua Gago Coutinho, 6 – Vila do Largo, casa 8 – Laranjeiras
Quando? De segunda a sexta das 9h às 18h – Férias coletivas até 27/01

  • Fika Café Especiais

Cappuccino e bolo de cenoura do Fika Café Especiais
Créditos: @ficacafeespeciais/Facebook
Cappuccino e bolo de cenoura do Fika Café Especiais

Quem entra na Rua do Carmo consegue ver o local do Fika Café Especiais à distância. Isso porque guarda-chuvas verdes foram pendurados em frente ao estabelecimento. Lá dentro há mais detalhes da decoração, como uma bicicleta que faz as vezes de um quadro na parede. Um charme!

O Fika Café Especiais ocupa um casarão tombado e serve cafés premiados, de diferentes regiões do país, preparados de diversas maneiras.

Onde? Rua do Carmo, 58 – Centro
Quando? De segunda a sexta das 8 às 21h | sábados das 10h às 16h

O mocaccino do Café & Histórias é feito com calda de chocolate, leite vaporizado e café espresso
Créditos: @cafeehistorias02/Facebook
O mocaccino do Café & Histórias é feito com calda de chocolate, leite vaporizado e café espresso

Também tem opção de bom café no Rio de Janeiro para quem acha que nada é melhor do que ler enquanto desfruta de uma xícara quentinha. Os amantes desta combinação não podem deixar de conhecer o Café & Histórias, um misto de café, bistrô, livraria e sebo.

As mesas no Café & Histórias estão rodeadas por 20 mil livros à venda no lugar, ambiente que combina bastante com o Real Gabinete Português de Leitura, que fica ali pertinho. #FicaDica

Onde? Rua Luís de Camões 2 – Centro
Quando? De segunda a sexta das 9h às 18h

Espresso e trufa do Curto Café
Créditos: @curtocafe/Facebook
Espresso e trufa do Curto Café

Os cafés especiais do Curto Café podem ser acompanhados por pães artesanais, doces e um bom bate-papo. Isso mesmo! Os funcionários do Curto adoram trocar ideias com os clientes – e para eles, este é o grande diferencial do lugar.

Neste clima de confraternização, o Curto Café promove happy hour às sextas-feiras com cervejas artesanais e pizza. Sugestão de passeio: chegar no fim da tarde, tomar um cafezinho, papear e só sair depois de uma roda de chope.

Onde? Avenida Erasmo Braga, 278 – Sobreloja – Terminal Garagem Menezes Cortes
Quando? De segunda a sexta das 8h às 20h

Latte Caipira servido no O Cravo Bem Temperado
Créditos: @ocravobemtemperado/Facebook
Latte Caipira servido no O Cravo Bem Temperado

O Cravo Bem Temperado fica dentro da Sala Cecília Meireles e serve cafés especiais, doces e sanduíches. Além do café, os doces são especialidades da equipe, que adora fazer inovações, como o Latte Caipira, uma mistura de doce de leite com paçoca, leite vaporizado finalizado com um espresso.

Onde? Rua da Lapa, 47, Centro | Sala Cecília Meireles
Quando? De segunda a sexta das 11h30 às 17h

  • Lilia Café

Café e bolo servidos no Lilia Café no CCBB RJ
Créditos: @liliacafeccbb/Facebook
Café e bolo servidos no Lilia Café no CCBB RJ

Outro lugar para beber café no Rio de Janeiro é o Lilia Café, uma filial do restaurante Lilia, que ocupa o térreo e o mezanino do Centro Cultural Banco do Brasil RJ (CCBB). O café servido na casa é torrado pessoalmente pelo barista Leo Carvalho e os grãos são cultivados no Sítio Pedra Roxa, Espírito Santo.

Para acompanhar o café, há uma variedade de bolos e tortas de encher os olhos. Diferencial: é possível provar drinks que levam café no preparo.

Onde? Rua Primeiro de Março 66 – Centro | CCBB
Quando? De quarta a sexta das 9h às 21h

  • Café Fazenda Culinária

Canecas de café no aparador
Créditos: Divulgação
Canecas de café no aparador

O Café Fazenda Culinária funciona dentro do Museu do Amanhã. A vista para o mar e as mesas compartilhadas são o charme do lugar.

Além de servir bons cafés e doces, os destaques da casa são o pão de queijo de cabra recheado de pêra e mel e o Limo Night, suco de limão siciliano, acerola, abacaxi, água de coco, hortelã e mel.

Onde? Praça Mauá | Museu do Amanhã
Quando? De terça a domingo das 10h às 18h

Chocolate quente e bolo de chocolate do Mô Café
Créditos: @mocafesanta/Facebook
Chocolate quente e bolo de chocolate do Mô Café

Santa Teresa é um bairro cheio de histórias e curiosidades. E entre as ladeiras do bairro está o Mô Café, uma charmosa cafeteria que ocupa um antigo casarão que já foi açougue e ateliê. Após uma grande reforma, só sobraram o piso e as paredes, com uma decoração super dinâmica, já que muitos itens estão à venda.

No cardápio, há cafés e chás diversos, bolos, sanduíches, salgados, croissants e doces para agradar todos os paladares.

Onde? Rua Santa Cristina, 181 – Santa Teresa
Quando? Segundas e terças das 10h30 às 18h, de quarta a domingos das 10h30 às 19h

La Bicyclette é opção delícia no Jardim Botânico
Créditos: @labicyclette/ Facebook
La Bicyclette é opção delícia no Jardim Botânico

La Bicyclette (“a bicicleta” em francês) possui tal nome porque seus donos, o casal Ana Gentil e Henrie Forcellino, entregavam de bicicleta encomendas de pães artesanais pelo Jardim Botânico. O negócio cresceu e hoje eles possuem dois endereços fixos, sendo o mais antigo no bairro em que começaram.

O café é tão protagonista do local quantos os pães e croissants. Detalhe: as bebidas levam em sua composição apenas grãos selecionados.

Onde? Rua Pacheco Leão, 320 – Loja D – Jardim Botânico
Quando? De segunda à sexta-feira das 8:30h às 19hs; sábado, domingo e feriados das 8:30h às 14hs

Se animou com as opções de cafés no Rio de Janeiro? Que tal aproveitar e provar as melhores coxinhas da Cidade Maravilhosa?