Ótimos lugares para trabalhar ou estudar no Rio de Janeiro

Vista das mesas na Casa de Cultura Laura Alvim
Por: Redação | Comunicar erro

Tem ambiente silencioso, lugares para ir com os amigos ou até mesmo para fazer reuniões

Precisa estudar para as provas ou para os vestibulares, mas não encontra um lugar tranquilo? Precisa fazer aquele home office e cansou de trabalhar na sala de casa? No Rio de Janeiro existem diversos espaços dedicados à leitura e ao estudo, com mesas, acervo de livros à disposição e/ou wi-fi.

Confira abaixo espaços que a Catraca livre indica:

Área aberta do Imperator
Área aberta do Imperator
Biblioteca da Maison de France
Biblioteca da Maison de France
Vista das mesas na Casa de Cultura Laura Alvim
Vista das mesas na Casa de Cultura Laura Alvim
Biblioteca do CCBB
Biblioteca do CCBB
  • Biblioteca da Maison de France

Aberta ao público em geral, estudantes ou interessados pela língua e cultura francesa, a biblioteca da Maison tem livre acesso ao acervo com cerca de 23 mil livros, periódicos, DVDs e CDs, além de bancos de dados eletrônicas como por exemplo  Europresse (revistas e jornais com Le Monde, Libération, Lire, L’Express), L’Harmathèque (eBooks da editora L’Harmattan), Izneo (histórias em quadrinhos), disponíveis gratuitamente. A rede wifi está aberta aos usuários. O lugar ainda recebe diversas atividades culturais, tudo com entrada Catraca Livre.

Onde? Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro
Quando? Segunda, quinta e sexta, das 11h às 18h; Quarta, das 11h às 19h;

  • Imperator – Centro Cultural João Nogueira

Além de ser um centro cultural completíssimo, lá tem um terraço aberto ao público, com internet liberada onde muitos estudantes usam para ler e estudar. Vale para aquele dia de tempo lindo para aproveitar

Onde? Rua Dias da Cruz, 170 – Méier
Quando? De segunda a sábado, de 13h às 22h, e de domingo, de 10h às 22h

  • Casa de Cultura Laura Alvim

Este é centro cultural completo à beira-mar, em Ipanema, com 3 salas de cinema, teatros, galeria de arte, bistrô, estúdio de música e a memória de Laura Alvim. Rola wi-fi gratuito para os visitantes que costumam usar o espaço para fazer também reuniões.

Onde? Av. Vieira Souto, 176 – Ipanema
Quando? De terça a domingo – de 13h às 22h

  • Coworking Botafogo Praia Shopping

Coworking de graça? Tem sim! No 2º piso do prédio tem um espaço coletivo de trabalho que funciona durante toda a semana para fazer reuniões, videoconferências e trabalhar em todos os projetos. Tem que cuidar para não fazer barulho, mas é um ótimo espaço para trocar e conhecer pessoas. Tem uma cafeteria por lá, mas não pode levar a comida pra mesa por motivos de bom senso ;)

Onde? Praia de Botafogo, 400
Quando? De segunda à sábado, de 10h às 22h; domingos, de 12h às 21h

  • Casa França-Brasil

A sala de leitura é um ótimo espaço para quem quer aproveitar uma tarde de estudo ou trabalho. Além disso, é um passeio cultural muito maneiro. Lá rolam exposições de arte e toda uma programação mensal. O espaço dica no centro do Rio, ao lado da CCBB, e tem cafés, restaurantes e espaços para descanso. A sala é pequena e silenciosa, com wi-fi liberado.

Onde? Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro
Quando? De quarta a Domingo, das 10h às 20h (terça a casa abre, mas a sala não fica disponível para o público)

  • Oi Futuro Flamengo

O centro cultural multimídia recebe exposições, peças de teatro e toda uma agenda cultural, mas tem ainda uma biblioteca high tech, especializada em livros de arte e tecnologia e bistrô no último andar perfeito para um café, um momento de leitura ou até fazer grupo de estudo e reuniões. A senha para a internet pode ser retirada na recepção e o espaço não costuma ficar muito cheio.

Onde? Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo | (21) 3131-3060
Quando? De Terça a Domingo, das 11h às 17h

  • Instituto Goethe

Esse é um lugar muito legal também para conhecer as atividades gerais. Na biblioteca tem um acervo de mídias, livros, revistas, filmes, música, apps e jogos em alemão e em português. O wi-fi é liberado e o espaço é bastante confortável. Tem ainda o espaço do café para quem quiser comer ou beber algo enquanto pesquisa. Para levar livros para casa, precisa pagar uma taxa e fazer cadastro.

Onde? Rua do Passeio, 62 – Centro
Quando? De Terça e Quarta, de 10h às 13h e de 15h às 19h; Quinta, de 15h às 19h; Sexta, de 15h às 18h; Sábado, de 10h às 13h.

  • Real Gabinete de Leitura

Além de um acervo incrível, o Real Gabinete é um passeio imperdível – só a arquitetura do prédio vale a visita. Lá está abrigada a maior e a mais valiosa biblioteca de obras de autores portugueses fora de Portugal. E não é qualquer obra. Tem até a edição de 1572 de “Os Lusíadas”, de Camões. Pense nessa raridade? O seu acervo, inteiramente informatizado, é da ordem de 350 mil volumes. A consulta é franqueada aos leitores no salão da biblioteca, com o auxílio das bibliotecárias. Para quem estiver por lá fazendo pesquisa, a internet é liberada.

Onde? Praça Luís de Camões, 30 Centro (atrás do Teatro João Caetano e do Instituto de filosofia e ciências sociais da UFRJ)
Quando? De Segunda a sexta, das 9h às 18h

  • Sesc Tijuca

Sesc Rio tem espaços especiais para a utilização de computadores e internet, além de uma biblioteca bem completa e todo o espaço externo, que é lindão. É tudo gratuito.

Onde? R. Barão de Mesquita, 539 – Tijuca
Quando? De Terça a sexta, das 7h às 21h; sábado e domingo, das 9h às 18h

  • Biblioteca da Escola de Artes Visuais – Parque Lage

O espaço é aberto ao público em geral, com wi-fi disponível. É possível levar o notebook e livros e usar as mesas, mas não-alunos não podem levar o material da escola para casa. como tem bastante gente usando a rede, ela pode não ser das mais estáveis. Por lá tem ainda o Gávea Plage Café, que fica também dentro do parque. Durante a semana o espaço não fica tão cheio, mas aos fins de semana já é mais difícil conseguir uma mesa. Para ficar no café é necessário consumir.

Onde? Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico
Quando? Biblioteca da EVA – De segunda a quinta, das 10h às 20h; sextas, das 10h às 13h | Plage Café – De Segunda a Sexta, das 9h às 23h; Sábado, das 13h às 23h; Domingo, das 9h às 23h

  • Biblioteca do CCBB

O salão de leitura é bastante amplo, podendo receber até 125 pessoas. Tem três salas para a coleção geral, sala de referências com enciclopédias e dicionários, sala de literatura infantojuvenil com mais de 4 mil títulos, sala de multimídia, além de salas com coleções especiais. Não tem wi-fi liberado ):

Onde? Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
Quando? De quarta a segunda, das 9h às 21h

http://culturabancodobrasil.com.br/portal/rio-de-janeiro/biblioteca/

  • Livraria Cultura

O prédio abrigava o antigo Cine Vitória é uma opção no centro da cidade. Por lá tem um restaurante – mas é preciso consumir – e a galeria, com poltronas e espaço livre para leitura. O wi-fi é grátis, dá para pedir um café e o acervo de livros é bastante completo.

Onde? Rua Senador Dantas, 45 – Centro
Quando? De Segunda a Sábado, das 9h às 21h | (21) 3916-2600


Compartilhe:

Autor: Por: Redação