Ótimos lugares para trabalhar ou estudar no Rio de Janeiro

Tem ambiente silencioso, lugares para ir com os amigos ou até mesmo para fazer reuniões

Por: Redação

Precisa estudar para as provas ou para os vestibulares, mas não encontra um lugar tranquilo? Precisa fazer aquele home office e cansou de trabalhar na sala de casa? No Rio de Janeiro existem diversos espaços dedicados à leitura e ao estudo, com mesas, acervo de livros à disposição e/ou wi-fi.

Confira abaixo espaços que a Catraca livre indica:

  • Biblioteca da Maison de France

Aberta ao público em geral, estudantes ou interessados pela língua e cultura francesa, a biblioteca da Maison tem livre acesso ao acervo com cerca de 23 mil livros, periódicos, DVDs e CDs, além de bancos de dados eletrônicas como por exemplo  Europresse (revistas e jornais com Le Monde, Libération, Lire, L’Express), L’Harmathèque (eBooks da editora L’Harmattan), Izneo (histórias em quadrinhos), disponíveis gratuitamente. A rede wifi está aberta aos usuários. O lugar ainda recebe diversas atividades culturais, tudo com entrada Catraca Livre.

Onde? Av. Presidente Antonio Carlos 58, Centro
Quando? Segunda, quinta e sexta, das 11h às 18h; Quarta, das 11h às 19h;

  • Imperator – Centro Cultural João Nogueira

Além de ser um centro cultural completíssimo, lá tem um terraço aberto ao público, com internet liberada onde muitos estudantes usam para ler e estudar. Vale para aquele dia de tempo lindo para aproveitar

Onde? Rua Dias da Cruz, 170 – Méier
Quando? De segunda a sábado, de 13h às 22h, e de domingo, de 10h às 22h

  • Casa de Cultura Laura Alvim

Este é centro cultural completo à beira-mar, em Ipanema, com 3 salas de cinema, teatros, galeria de arte, bistrô, estúdio de música e a memória de Laura Alvim. Rola wi-fi gratuito para os visitantes que costumam usar o espaço para fazer também reuniões.

Onde? Av. Vieira Souto, 176 – Ipanema
Quando? De terça a domingo – de 13h às 22h

  • Coworking Botafogo Praia Shopping

Coworking de graça? Tem sim! No 2º piso do prédio tem um espaço coletivo de trabalho que funciona durante toda a semana para fazer reuniões, videoconferências e trabalhar em todos os projetos. Tem que cuidar para não fazer barulho, mas é um ótimo espaço para trocar e conhecer pessoas. Tem uma cafeteria por lá, mas não pode levar a comida pra mesa por motivos de bom senso ;)

Onde? Praia de Botafogo, 400
Quando? De segunda à sábado, de 10h às 22h; domingos, de 12h às 21h

  • Casa França-Brasil

A sala de leitura é um ótimo espaço para quem quer aproveitar uma tarde de estudo ou trabalho. Além disso, é um passeio cultural muito maneiro. Lá rolam exposições de arte e toda uma programação mensal. O espaço dica no centro do Rio, ao lado da CCBB, e tem cafés, restaurantes e espaços para descanso. A sala é pequena e silenciosa, com wi-fi liberado.

Onde? Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro
Quando? De quarta a Domingo, das 10h às 20h (terça a casa abre, mas a sala não fica disponível para o público)

  • Oi Futuro Flamengo

O centro cultural multimídia recebe exposições, peças de teatro e toda uma agenda cultural, mas tem ainda uma biblioteca high tech, especializada em livros de arte e tecnologia e bistrô no último andar perfeito para um café, um momento de leitura ou até fazer grupo de estudo e reuniões. A senha para a internet pode ser retirada na recepção e o espaço não costuma ficar muito cheio.

Onde? Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo | (21) 3131-3060
Quando? De Terça a Domingo, das 11h às 17h

  • Instituto Goethe

Esse é um lugar muito legal também para conhecer as atividades gerais. Na biblioteca tem um acervo de mídias, livros, revistas, filmes, música, apps e jogos em alemão e em português. O wi-fi é liberado e o espaço é bastante confortável. Tem ainda o espaço do café para quem quiser comer ou beber algo enquanto pesquisa. Para levar livros para casa, precisa pagar uma taxa e fazer cadastro.

Onde? Rua do Passeio, 62 – Centro
Quando? De Terça e Quarta, de 10h às 13h e de 15h às 19h; Quinta, de 15h às 19h; Sexta, de 15h às 18h; Sábado, de 10h às 13h.

  • Real Gabinete de Leitura

Além de um acervo incrível, o Real Gabinete é um passeio imperdível – só a arquitetura do prédio vale a visita. Lá está abrigada a maior e a mais valiosa biblioteca de obras de autores portugueses fora de Portugal. E não é qualquer obra. Tem até a edição de 1572 de “Os Lusíadas”, de Camões. Pense nessa raridade? O seu acervo, inteiramente informatizado, é da ordem de 350 mil volumes. A consulta é franqueada aos leitores no salão da biblioteca, com o auxílio das bibliotecárias. Para quem estiver por lá fazendo pesquisa, a internet é liberada.

Onde? Praça Luís de Camões, 30 Centro (atrás do Teatro João Caetano e do Instituto de filosofia e ciências sociais da UFRJ)
Quando? De Segunda a sexta, das 9h às 18h

  • Sesc Tijuca

Sesc Rio tem espaços especiais para a utilização de computadores e internet, além de uma biblioteca bem completa e todo o espaço externo, que é lindão. É tudo gratuito. Além do acervo de literatura estrangeira e nacional – infantil e adulta, o espaço conta com uma Cordelteca Gonçalo Ferreira da Silva, dedicada à literatura em cordel adulta e infantil; além de uma Gibiteca João Carpalhau com opções de gibis, HQ, fanzines para adultos e crianças.

Onde? Rua Barão de Mesquita, 539 – Tijuca
Quando? De terça a sexta, das 12h às 20h30; sábado, das 9h30 às 17h30

  • Biblioteca da Escola de Artes Visuais – Parque Lage

O espaço é aberto ao público em geral, com wi-fi disponível. É possível levar o notebook e livros e usar as mesas, mas não-alunos não podem levar o material da escola para casa. como tem bastante gente usando a rede, ela pode não ser das mais estáveis. Por lá tem ainda o Gávea Plage Café, que fica também dentro do parque. Durante a semana o espaço não fica tão cheio, mas aos fins de semana já é mais difícil conseguir uma mesa. Para ficar no café é necessário consumir.

Onde? Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico
Quando? Biblioteca da EVA – De segunda a quinta, das 10h às 20h; sextas, das 10h às 13h | Plage Café – De Segunda a Sexta, das 9h às 23h; Sábado, das 13h às 23h; Domingo, das 9h às 23h

  • Biblioteca do CCBB

O salão de leitura é bastante amplo, podendo receber até 125 pessoas. Tem três salas para a coleção geral, sala de referências com enciclopédias e dicionários, sala de literatura infantojuvenil com mais de 4 mil títulos, sala de multimídia, além de salas com coleções especiais. Não tem wi-fi liberado ):

Onde? Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
Quando? De quarta a segunda, das 9h às 21h

http://culturabancodobrasil.com.br/portal/rio-de-janeiro/biblioteca/

  • Livraria Cultura

O prédio abrigava o antigo Cine Vitória é uma opção no centro da cidade. Por lá tem um restaurante – mas é preciso consumir – e a galeria, com poltronas e espaço livre para leitura. O wi-fi é grátis, dá para pedir um café e o acervo de livros é bastante completo.

Onde? Rua Senador Dantas, 45 – Centro
Quando? De Segunda a Sábado, das 9h às 21h | (21) 3916-2600