Pina Contemporânea inaugura com exposições e entrada gratuita

O novo prédio da Pinacoteca consagra o museu como um dos maiores da América Latina! Vem saber todas as novidades:

Paulistas, paulistanos e turistas agora têm um novo polo cultural para chamar de seu! ❤️

A Pinacoteca de São Paulo, museu de arte mais antigo do Estado, expandiu e agora ganha um novo espaço expositivo, ainda mais sustentável e acolhedor: a Pina Contemporânea. A boa notícia é que até o dia 04 de abril a entrada é gratuita para todas as pessoas!

O espaço já conta com duas exposições internacionais em cartaz: a “Haegue Yang: Quase Coloquial“, uma mostra da artista sul-coreana, Haegue Yang, que conversa com a história da arte brasileira e passa por esculturas, instalações, obras em papel, fotografia e mais.

Já a segunda, chamada “Chão da Praça“, reúne cerca de 60 obras de artistas, entre instalações e esculturas de grandes dimensões. Reserve seu ingresso gratuito aqui. Após o período de gratuidade, os ingressos sairão por R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada).

Bora saber mais detalhes sobre esse novo prédio?

Projeto Pina Contemporânea foi feito por arquitetos Associados em parceria com Silvio Oksman
Créditos: Site Pinacoteca
Projeto Pina Contemporânea foi feito por arquitetos Associados em parceria com Silvio Oksman

A Pina Contemporânea está integrada aos edifícios já existentes, a Pina Luz e a Pina Estação. Este terceiro prédio consagra o museu de arte brasileira como o segundo maior da América Latina, com um total de 22.041 m², e potencial para receber mais de 1 milhão de visitantes por ano,  ficando atrás apenas do Museu de Antropologia Nacional do México.

Fruto da visão compartilhada de futuro e engajamento de muitas pessoas, que ao longo de mais de uma década batalharam pela sua existência, o projeto da Pina Contemporânea se tornou possível em 2015, com a transferência da Escola Estadual Prudente de Moraes para um novo e mais completo espaço no mesmo bairro, deixando o conjunto de edifícios contiguo ao Parque da Luz disponível para receber o terceiro prédio do museu.

O Projeto Pina Contemporânea é enorme! Olha só:
Créditos: Site da Pinacoteca
O Projeto Pina Contemporânea é enorme! Olha só:

O terceiro prédio da Pinacoteca de São Paulo é um espaço de acolhimento e experimento. No projeto, foram mantidos os volumes arquitetônicos dos dois blocos de edifícios já existentes no terreno. Um mais antigo, atribuído ao escritório de Ramos de Azevedo, remanescente da primeira escola lá construída, e outro mais moderno, da década de 1950, de autoria do arquiteto Hélio Duarte.

Conectando esses dois blocos, há uma grande praça pública coberta, com 1.339,2 m², e um pavilhão onde está localizada a Galeria Praça, com 200 m², dois ateliês para atividades educativas e a loja do museu.

A biblioteca, uma das mais especializadas em arte brasileira do país, foi instalada articulando o parque à avenida Tiradentes. Com 1.000m², a Grande Galeria, situada no subsolo, e um mezanino com vista para o parque da Luz, onde está localizada a cafeteria, complementam o projeto, criando um ambiente que cumpre os requisitos fundamentais para um museu do século XXI, ao mesmo tempo em que é amigável, inclusivo e acessível.

Outros espaços culturais em SP?  Temos sugestões: