PinaFamília tem programação especial e gratuita todo mês!

Todo segundo do mês, Pinacoteca conta com jogos educativos e espetáculo criado pelo diretor musical do Cocoricó

Por: Redação

Toda sua família vai poder desfrutar de um domingão repleto de atividades gratuitas na Pinacoteca de São Paulo! Com o PinaFamília, projeto organizado pelo Núcleo de Ação Educativa (NAE), o museu pretende estimular a convivência familiar no museu.

Famílias dentro da Pinacoteca em edição do PinaFamília
Crédito: Levi FananUm domingo pra lá de especial para toda a família na Pinacoteca

Destinado a grupos familiares de todas as idades, a ação acontece todo segundo domingo do mês, desde 2014, e a próxima edição é no dia 8 de setembro, a partir das 11h.

Exposição em família

No PinaFamília as pessoas são conduzidas a uma viagem divertida pelo acervo da Pinacoteca. Em 2019, os temas que norteiam a programação são os elementos da imagem – escala, textura e tom – encontrados nas obras do acervo da Pinacoteca.

Duas exposições traduzem bem esses eixos do PinaFamília, são elas: “Uma história na Pinacoteca de São Paulo, Galeria José e Paulina Nemirovsky – Arte Moderna” e “Vanguarda brasileira dos anos 1960“.

pai e filho observam escultura na pinacoteca
Crédito: Levi FananAs famílias recebem o guia de visitas, material impresso para estimular a visita autônoma das famílias às exposições do acervo do museu

A primeira é uma reorganização e ampliação da mostra sobre o Modernismo, que ficou em cartaz por quatro anos na Estação Pinacoteca e agora ocupa as cinco salas no primeiro andar do edifício da Luz. Nesta exposição, você não pode deixar de conferir as obras de Tarsila do Amaral “Antropofagia” (1929),  de Ernesto de Fiori “Homem andando” (entre 1936 e 1937), e de Volpi
“Fachada”, (1955).

Já na segunda mostra, a Pinacoteca apresenta um recorte de 80 obras realizadas entre as décadas de 1960 e 1970 no Brasil pelos artistas mais representativos da nova figuração, do teor político e da explosão colorida do pop, como Wesley Duke Lee, Claudio Tozzi, Antonio Dias, Cildo Meireles, Nelson Leirner, Raymundo Colares, Rubens Gerchman, Carlos Zilio, entre outros.

PRA FAMÍLIA: LUGARES INCRÍVEIS PARA LER COM AS CRIANÇAS

PinaFamília e PinaCanção

Ainda durante o PinaFamília os visitantes têm acesso à Ilha de atividades, um espaço com jogos e propostas lúdicas, além de receber um guia de visita, material impresso para estimular a visita autônoma das famílias às exposições do acervo do museu.

Quem quiser, pode ainda levar para casa o jogo PinaFamília, desenvolvido pelo NAE, que visa estimular a interação entre diversas faixas etárias, desenvolver a percepção, observação e argumentação lógica. Nele, os participantes associam textos e imagens, a partir das obras expostas, além de criar suas próprias imagens.

Outra atração é o espetáculo PinaCanção – uma história cantada entre pinturas, criado por Hélio Ziskind, diretor musical do Cocoricó, exibido na TV Cultura. Na narrativa, dois personagens se encontram na Pinacoteca e, em meio às canções, descobrem juntos tons, texturas e escalas do mundo da pintura.

A apresentação, que reúne música, teatro e artes visuais, tem 40 minutos e acontece às 15h no auditório da Pinacoteca Luz.

+ Pina

Com mais de 10 mil peças em sua coleção, a Pinacoteca é a mais antiga instituição cultural da cidade. O museu é dividido entre o prédio principal – no Parque da Luz – e a Estação Pinacoteca.

fachada da pinacoteca de são paulo
Crédito: DivulgaçãoPinacoteca é o museu mais antigo de São Paulo <3

Instalada desde 1905 num prédio assinado pelo escritório de Ramos de Azevedo, a Pinacoteca expõe a maior narrativa da história da arte em um só local: por ali, estão 700 obras espalhadas em dois mil metros quadrados, com peças marcantes entre os séculos XVIII e XX, chegando até os anos 1970.

Também são apresentadas mostras temporárias. No Jardim da Luz estão esculturas do acervo, além de um restaurante e café.

O museu fica aberto para visitas de quarta a segunda, das 10h às 17h30. Os ingressos custam até R$ 10 e aos sábados, a entrada é gratuita. Com o ingresso em mãos, também é possível visitar o prédio da Estação Pinacoteca.

Para as famílias que amam ciência

A ciência pode ser MUITO legal! A prova disso é o Museu Catavento. O espaço interativo de artes, ciência e conhecimento, instalado em um dos edifícios históricos mais importantes da cidade − o Palácio das Indústrias – tem mais de 250 instalações que vão deixar a família toda maluquinha!

1
Onde curtir um show de música independente delicinha em São Paulo
Pagar dois salários mínimos pra ver show não dá, né? Ainda mais quando São Paulo é a cidade onde você encontra …
2
RJ: Um mergulho literário no Real Gabinete Português de Leitura
O Rio de Janeiro é a Cidade Maravilhosa não apenas por suas paisagens e praias! Ali no centro fica um dos …
3
Casa Preta: lar da cultura alternativa de Salvador
Um Casarão no Dois de Julho tem cultura saindo pelas janelas! Com eventos do subsolo ao terraço, a Casa Preta …
4
SP: Maior festival de inovação e arte digital do Brasil
Unhide Conference, um festival de inovação e arte digital está em sua segunda edição. Fomos conferir esse encontro de arte, criatividade …
5
Terça do Vinil em Recife: rolê pra gente lisa
Depois de uma temporada granfina lá nas Europa, a minha, a sua, a nossa Terça do Vinil tá de volta …
6
02:19
Vem ver o céu à noite no Planetário da Gávea no Rio
Os amantes do universo têm um rolé para chamar de seu no Rio! Toda quarta e sábado acontece lá no Planetário …
7
04:15
Edifício Maletta: 4 lugares, alguns drinks e 1 varanda para amar em BH
Ele tem história e paixão. É comercial e residencial. Tem comida de boteco e bebida gourmet. Gente interessante de um …
8
03:26
Gravity VR em SP – A realidade virtual como você nunca viu
Hoje, vamos te mostrar a fronteira entre mundo físico e o virtual através de equipamentos e programas de última geração. Esse …