Colaí: 3 prédios históricos de SP para conhecer num tour gratuito

Conheça a história por trás da Vila Itororó, da Casa das Caldeiras e do Theatro Municipal nesse rolê pela cidade

Por: Redação

Você conhece São Paulo? A capital paulista guarda uma quantidade imensa de prédios históricos que foram transformados em centros de eventos, cultura e lazer. Muitos deles são poucos conhecidos pelo público em geral, inclusive os próprios paulistanos. O Colaí visitou três desses edifícios em diferentes regiões para saber um pouco mais sobre o desenvolvimento da cidade que até hoje é a locomotiva do Brasil e vai contar para você!

Vila Itororó

O condomínio com vários sobrados e um palacete foi idealizado pelo arquiteto Francisco de Castro no início do século XX para ser um grande complexo de lazer e moradia no bairro da Bela Vista. O local ficou famoso por ter recebido a primeira piscina privada de São Paulo. Ao longo do tempo, caiu no esquecimento e passou anos invadidos por famílias até que o terreno de 6.000 metros quadrados foi tombado.
Atualmente, as ruínas estão em processo de restauro e o local se tornou um centro cultural. A programação da Vila Itororó conta com visitas ao canteiro de obras do condomínio, onde guias explicam a importância do local para o desenvolvimento da região.

Canteiro de obras e restauro da Vila Itororó, na Bela Vista.
Créditos: Allan Hipólito/ Catraca Livre
Canteiro de obras e restauro da Vila Itororó, na Bela Vista.

Casa das Caldeiras

O prédio histórico localizado na Água Branca foi erguido no início do século XX para gerar energia ao complexo industrial do Conde Matarazzo, um dos empresários mais influentes do Brasil. Em 1986 foi considerado patrimônio histórico da cidade e hoje é palco de eventos, atuando como um centro cultural, social e institucionais.
As paredes rústicas de tijolos expostos e as três grandes chaminés seguem em perfeito estado de preservação e podem ser visualizadas em visitas monitoradas. Todos os domingos a Casa das Caldeiras conta com uma programação diversificada e gratuita para o público.

Túnel subterrâneo da Casa das Caldeiras, na Água Branca.
Créditos: Allan Hipólito/ Catraca Livre
Túnel subterrâneo da Casa das Caldeiras, na Água Branca.

Theatro Municipal

O Theatro Municipal é um dos prédios históricos mais queridos de São Paulo. Localizado na Praça Ramos de Azevedo, o local já foi palco de grandes manifestações culturais como a Semana de Arte Moderna de 1922, que reuniu artistas consagrados como Mario de Andrade, Anita Malfatti, Heitor Vila Lobos e muitos outros.

O conta com tours guiados totalmente Catraca Livre realizadas  de quarta à sexta, às 11h, 13h, 15h e 16h30, e aos sábados, às 14h e 15h. A duração é de aproximadamente 1 hora e meia, com capacidade para até 10 pessoas.

Hall de entrada do Theatro Municipal, um dos prédios mais icônicos do Centro Histórico de São Paulo
Créditos: Allan Hipólito/ Catraca Livre
Hall de entrada do Theatro Municipal, um dos prédios mais icônicos do Centro Histórico de São Paulo

Sobre o Colaí

Colaí é um programa sobre rolês inusitados em São Paulo que vai ao ar quinzenalmente no canal da Catraca Livre no YouTube. O jornalista e apresentador Allan Hipólito, visita bares, restaurantes, parques de diversão, museus e outros espaços curiosos para compartilhar suas experiências com o olhar de um cliente comum.

Cada episódio aborda um tema diferente e curioso para agradar todos os gostos, bolsos e estilos.