Colaí: 3 prédios históricos de SP para conhecer num tour gratuito

Conheça a história por trás da Vila Itororó, da Casa das Caldeiras e do Theatro Municipal nesse rolê pela cidade

Por: Redação | Comunicar erro

Você conhece São Paulo? A capital paulista guarda uma quantidade imensa de prédios históricos que foram transformados em centros de eventos, cultura e lazer. Muitos deles são poucos conhecidos pelo público em geral, inclusive os próprios paulistanos. O Colaí visitou três desses edifícios em diferentes regiões para saber um pouco mais sobre o desenvolvimento da cidade que até hoje é a locomotiva do Brasil e vai contar para você!

Vila Itororó

O condomínio com vários sobrados e um palacete foi idealizado pelo arquiteto Francisco de Castro no início do século XX para ser um grande complexo de lazer e moradia no bairro da Bela Vista. O local ficou famoso por ter recebido a primeira piscina privada de São Paulo. Ao longo do tempo, caiu no esquecimento e passou anos invadidos por famílias até que o terreno de 6.000 metros quadrados foi tombado.
Atualmente, as ruínas estão em processo de restauro e o local se tornou um centro cultural. A programação da Vila Itororó conta com visitas ao canteiro de obras do condomínio, onde guias explicam a importância do local para o desenvolvimento da região.

Canteiro de obras e restauro do condomínio histórico da Vila Itororó, na Bela Vista
Crédito: Allan Hipólito/ Catraca LivreCanteiro de obras e restauro da Vila Itororó, na Bela Vista.

Casa das Caldeiras

O prédio histórico localizado na Água Branca foi erguido no início do século XX para gerar energia ao complexo industrial do Conde Matarazzo, um dos empresários mais influentes do Brasil. Em 1986 foi considerado patrimônio histórico da cidade e hoje é palco de eventos, atuando como um centro cultural, social e institucionais.
As paredes rústicas de tijolos expostos e as três grandes chaminés seguem em perfeito estado de preservação e podem ser visualizadas em visitas monitoradas. Todos os domingos a Casa das Caldeiras conta com uma programação diversificada e gratuita para o público.

Vista do túnel subterrâneo da Casa das Caldeiras que pode ser visitado pelo público
Crédito: Allan Hipólito/ Catraca LivreTúnel subterrâneo da Casa das Caldeiras, na Água Branca.

Theatro Municipal

O Theatro Municipal é um dos prédios históricos mais queridos de São Paulo. Localizado na Praça Ramos de Azevedo, o local já foi palco de grandes manifestações culturais como a Semana de Arte Moderna de 1922, que reuniu artistas consagrados como Mario de Andrade, Anita Malfatti, Heitor Vila Lobos e muitos outros.

O conta com tours guiados totalmente Catraca Livre realizadas  de quarta à sexta, às 11h, 13h, 15h e 16h30, e aos sábados, às 14h e 15h. A duração é de aproximadamente 1 hora e meia, com capacidade para até 10 pessoas.

Vista do hall de entrada do Theatro Municipal de São Paulo com obras de arte e escadarias deslumbrantes
Crédito: Allan Hipólito/ Catraca LivreHall de entrada do Theatro Municipal, um dos prédios mais icônicos do Centro Histórico de São Paulo

Sobre o Colaí

Colaí é um programa sobre rolês inusitados em São Paulo que vai ao ar quinzenalmente no canal da Catraca Livre no YouTube. O jornalista e apresentador Allan Hipólito, visita bares, restaurantes, parques de diversão, museus e outros espaços curiosos para compartilhar suas experiências com o olhar de um cliente comum.

Cada episódio aborda um tema diferente e curioso para agradar todos os gostos, bolsos e estilos.

1 / 8
1
05:40
Roteiro de férias: o que fazer em SP gastando pouco ou quase nada
Chegaram as férias de julho, e com ela diversos eventinhos lindos rolando em São Paulo! Para te dar aquele empurrãozinho …
2
02:44
Museu Mais Doce do Mundo: conheça o lugar mais instagramável de SP
Já pensou em “nadar” numa piscina de marshmallows, entrar em um donut gigante ou pular numa grande batedeira? Pois sua …
3
03:52
3 lugares em SP para você que é um apaixonado por livros
A cidade de São Paulo reserva ótimas surpresas para os apaixonados por livros. E é por isso que a Catraca …
4
04:21
Conheça um lugar onde criatividade e inovação fazem parte do dia a dia
A EBAC, além de oferecer uma série de cursos de graduação, especialização e iniciação em áreas como arte, design, audiovisual, …
5
03:17
3 bares em São Paulo escondidos em subsolos + 1 bônus imperdível
Entre o pé sujo e o bar classudo, há mais points inusitados do que a nossa mente pode imaginar! Como …
6
05:36
5 festas juninas em SP para comer até sair rolando
Chega junho e o coração até derrete! É tempo de Santo Antônio, forró arrasta pé, milho, fogueira, quentão, vinho quente, …
7
04:26
O melhor do fim de semana em SP: 27 e 28 de abril
Oi, pessoal! Vim aqui só com boas notícias! Tenho dicas maravilhosas para você curtir seu final de semana em São …
8
01:26
Sandy & Júnior: já comprou o seu ingresso?
Sandy & Júnior estarão juntos no palco mais uma vez. A dupla queridinha da década de 90 vai fazer uma turnê …