RioHarpFestival: evento online reúne músicos do mundo todo

35 músicos de 27 países participam de 62 concertos lindos e gratuitos!

Por: Redação

Até 31 de agosto de 2020

Todos os dias

Diversos horários (confira a programação)

Em maio, o Rio de Janeiro devia ter se tornado a capital mundial das harpas, devido ao XV RioHarpFestival. Com a pandemia do novo coronavírus, o evento foi adiado para agosto, mas como uma novidade: ele acontece online pela primeira vez!

RioHarpFestival online
Crédito: Divulgação | Cheyenne BrownNão perca os 62 concertos online do RioHarpFestival!

Entre os dias 1º e 31 de agosto, 35 músicos de 27 países – incluindo importantes brasileiros e orquestras de projetos sociais – realizam 62 concertos. Todos são virtuais e divulgados por meio do Facebook @cedrorosadigital.com.br, do canal Cedro Rosa Music no YouTube e do Twitter Cedro Rosa. Veja a programação completa aqui.

Um dos destaques desta edição é a Claire Le Fur, que filmou apresentações de harpas no fundo do mar do Caribe. O Jacques Vandelvede, da Bélgica, promete uma performance inesquecível com uma harpa dupla.

O espectador também pode escutar diversos tipos de harpas, desde a clássica e céltica até às regionais llanera, paraguaia, koto-japonesa e kora-africana. Mas têm também as indianas e iranianas, e as elétricas do Jonathan Faganello, do Burning Symphony e do italiano Raoul Moretti. Outra novidade é o therumim do holandês Thorwald Jørgensen.

Há também encontros maravilhosos e potentes agendados no RioHarpFestival. Ecos Latinos, de New Orleans, apresenta-se com a Orquestra Violões do Forte, um projeto desenvolvido na Comunidade do Pavão-Pavãozinho. Outra parceria imbatível é a da Camerata do Uerê, da Comunidade da Maré, com a Orquestra Música para Todos, do Piaui.

Já os músicos do Tambores do Japão, alguns com instrumentos de até dois metros de altura, apresentam-se com o Grupo Seiha de Koto, mostrando a integração da percussão com a harpa e exaltando a cultura japonesa.

E que tal curtir uma música linda em um cenário deslumbrante? O italiano Enrico Euron apresenta-se em um castelo em seu país. Já o quinteto Les Alizes faz seu concerto tendo como plano de fundo o mar do Caribe.

Quer aproveitar mais eventos online?