Panela velha: restaurantes tradicionais de SP para provar e aprovar
Vem conhecer a padaria mais antiga do Brasil e outras joias gastronômicas da cidade!
Já diria Sergio Reis: “panela velha é que faz comida boa!” Por isso, separamos quatro restaurantes tradicionais e históricos em São Paulo que você precisa conhecer pra ontem!
Só se planeja direitinho, porque as casas têm um preço mais salgado do que o habitual. E vale a pena? Vale muito, porque elas têm também um tempero no ponto e inesquecível.
Vem na nossa! Dá pra comer bem sem gastar uma fortuna. ;)
Bora lá?
CONHEÇA O VELHÃO, A VILA GASTRONÔMICA DA SERRA DA CANTAREIRA
Abrindo a lista dos restaurantes históricos de São Paulo, vamos falar dela… a doce Casa Mathilde!
É no Centro Histórico de São Paulo, mais especificamente na elegante Praça Antônio Prado, que reside a doceria portuguesa mais tradicional da cidade: a Casa Mathilde.
Seu cardápio conta com mais de 30 tipos de doces típicos, vindos diretamente da terra lusitana para cá, entre eles o adorado pastel de nata.
Ah… e uma curiosidade: a inspiração da casa vem lá de Portugal, da Fábrica de Queijadas Mathilde.
Pra ficar por dentro de tudo dessa preciosidade, confira essa matéria especial que a Catraca Livre fez sobre a Casa Mathilde.
E a padoca Santa Tereza que abriu em 1872? Ela é APENAS a padaria mais antiga do Brasil, meu anjo!
Se você acha que lá só tem pãozinho, está muito é do enganado! A Santa Tereza oferece café da manhã e da tarde, café colonial aos fins de semana, além de almoço e jantar todos os dias!
Mas nada disso é o grande destaque dessa joia gastronômica, acredita? O que você não pode deixar de comer quando for dar um pulo na padoca é a coxa creme… hummm, deu até vontade!
Onde: Praça Doutor João Mendes, 150
Quando: Segunda a sexta, das 6h às 22h; sábado e domingo, das 6h às 21h
Está a fim de um jantar mais refinado com o mozão? Entre os restaurantes tradicionais da cidade, o italiano Carlino Ristorante é o lugar per-fei-to!
Aberto em 1881, o cantinho italiano é o mais antigo da cidade e capricha nos pratos da culinária original italiana.
No cardápio, é óbvio que você encontra massas, como o gnochi com polpetone recheado de muçarela, e também outros pratos com frutos do mar, carnes, peixes e risotos.
E os vegans podem comemorar! A nonna ali é moderna e tem um prato exclusivo pra quem não come nada de origem animal: a pasta à lá norma vegana, feita com berinjela, molho de tomate e manjericão.
Onde: R. Epitácio Pessoa, 85, Vila Buarque
Quando: Todos os dias, das 12h às 16h
Recentemente declarada patrimônio cultural imaterial da cidade, esse clássico foi fundado em 1888 por um imigrante português chamado José Maria Godinho, na Praça da Sé, sendo transferida para a rua Libero Badaró, no ano de 1924, onde funciona até hoje como um dos restaurantes tradicionais da cidade.
Durante anos e anos, como se fosse um costume passado de pai para filho, a Casa Godinho sempre foi referência de compras para a classe média paulistana. A tradição ainda é mantida por diversos clientes, que vão lá fazer suas compras desde quando crianças.
Apesar de ser uma mercearia, a casa oferece também uma variedade de lanches, salgados e é bastante famosa por suas empadas recheadas!
Onde: R. Líbero Badaró, 340
Quando: Segunda a sexta, das 7h às 19h
E aí, deu água na boca, né? Não perde tempo e vai se acabar nessas joias gastronômicas da cidade! <3
Aproveita também pra conferir essas outras dicas saborosas aqui: