Top5 Rio: o que fazer no centro da cidade

Entre o antigo e o novo, cinco roteiros para perambular da Cinelândia ao Porto

Por: Top5 Rio

Museus e galerias, prédios históricos, restaurantes tradicionais, livrarias. Com tantas opções, fica difícil escolher o que fazer no centro do Rio. Para ajudar, o Top5 Rio criou este roteiro, dividindo a região em cinco circuitos, para otimizar o tempo e a disposição.

Você pode combinar algumas opções no mesmo dia ou fazer os passeios separadamente. Além de dicas de o que visitar no Centro do Rio, ainda selecionamos alguns lugares para comer, tomar algo, fazer compras… Ah, e com a indicação das estações do VLT, o nosso bonde moderno.

  • Cinelândia | VLT Cinelândia
Teatro Municipal do Rio de Janeiro: o que fazer nos arredores da Cinelândia

O entorno da Praça Floriano, a mais emblemática do centro da cidade, é conhecido como Cinelândia. É lá onde ficam o Theatro Municipal do Rio de Janeiro – que oferece shows, concertos e dança -, o Cine Odeon e a Biblioteca Nacional, três espaços históricos na cidade.

Entre as novidades, vale conhecer também o Teatro Riachuelo. Se você está em busca de agito, pedida certeira é o happy hour do Rivalzinho, com DJs tocando de graça na rua, e a programação musical do Teatro Rival, uma das casas de cultura mais importantes da cidade.

  • Rio Antigo e Praça XV | VLT 7 de setembro
Rio Antigo: passeios na rua do Ouvidor, do Rosário, Arco do Teles e Praça XV

Os sobrados das ruas do Ouvidor, do Rosário, do Mercado e o Arco do Teles, uma das partes mais bonitas do centro antigo, dão um belo passeio pelo Rio de outrora. Perca-se pelas charmosas ruelas. Uma vez lá, faça uma pausa para almoço no restaurante Rio Minho, de comida portuguesa; tome uma cervejinha gelada com pastel de costela ou camarão no restaurante Antigamente; visite a livraria Folha Seca, especializada em obras sobre a literatura e cultura carioca.

Aos finais de semana, acontecem rodas de samba na rua do Ouvidor, como o Samba do Peixe (um domingo por mês) e o Samba da Ouvidor em sábados alternados (acompanhe a programação nas respectivas páginas do Facebook). Na Praça XV, vale uma visita às exposições do Paço Imperial.

  • Centros Culturais | VLT Candelária
Candelária: visite os museus e centros culturais do Centro do Rio

Na parada Candelária do VLT fica a igreja homônima e o CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil, uma das instituições culturais de maior renome na cidade. Por lá, passam importantes exposições nacionais e internacionais, sempre com entrada gratuita.

Logo ao lado, fica a Casa França-Brasil, que ocupa casarão de estilo neoclássico, onde acontecem mostras de arte contemporânea. Mais adiante, o Centro Cultural dos Correios, edifício de três andares com mais de dez salas para exposições. Da Candelária, você pode seguir caminhando pela Orla Conde, com uma vista espetacular da Baía de Guanabara, até o próximo roteiro.

  • Praça Mauá | VLT Parada dos Museus
Praça Mauá: novo cartão-postal do Rio

O mais recente ponto turístico do Rio, tanto para viajantes quanto para os próprios cariocas, a Praça Mauá é uma excelente opção de passeio na Região Portuária para toda a família. Lá, ficam o Museu de Arte do Rio, com exposições dedicadas à cultura e história da cidade (vale subir no terraço para contemplar a vista); e o arrojado Museu do Amanhã, que virou o cartão-postal da praça, com bela vista para a Baía de Guanabara. Aliás, ambas instituições oferecem dias de visitação gratuitos. Nos arredores, há algumas opções de food trucks durante o dia.

Para além dos museus, faça uma caminhada pelo “Boulevard Olímpico” para ver os murais de arte urbana. Destaque para o mural do artista Kobra, que entrou para o livro dos recordes (se preferir, vá para lá direto de VLT, estação Parada dos Navios). Mais adiante fica o Aquário Marinho do Rio de Janeiro, o AquaRio, bom passeio para crianças e adultos, no VLT Parada Utopia.

  • Circuito da Herança Africana | VLT Parada dos Navios
Circuito da Herança Africana: tradicional samba da Pedra do Sal

Em 2017, o Sítio Arqueológico Cais do Valongo, porto de chegada de quase um milhão de escravos africanos ao Brasil, foi declarado Patrimônio Cultural Mundial da Unesco. Em seu entorno, fica o Circuito da Herança Africana, com o Jardim Suspenso do Valongo  (com bonita vista da cidade), Espaço Cultural Pequena África, Espaço Cultural Casa da Tia Ciata, Centro Cultural Municipal José Bonifácio e Cemitério dos Pretos Novos, entre outros. 

O Largo de São Francisco da Prainha é imperdível, bom para um almoço no Angu do Gomes ou petiscos no Armazém Zero4. Outra opção é subir o charmoso Morro da Conceição e almoçar no restaurante Imaculada. Às segundas, acontece a roda samba na Pedra do Sal, local que foi ponto de encontro, resistência e celebração dos negros. O samba também dá o tom nas noites do Trapiche Gamboa. No Afoxé Filhos de Ghandi, rodas de tambores acontecem esporadicamente (acompanhe a programação nas redes sociais).


Por: Top5 Rio

Listas top5 sobre o Rio de Janeiro. Roteiro temáticos e criativos sobre Gastronomia, Bares, Cultura, Passeios, Roteiros, Esportes e Infantil.

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário top5rio da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1
Onde curtir um show de música independente delicinha em São Paulo
Pagar dois salários mínimos pra ver show não dá, né? Ainda mais quando São Paulo é a cidade onde você encontra …
2
RJ: Um mergulho literário no Real Gabinete Português de Leitura
O Rio de Janeiro é a Cidade Maravilhosa não apenas por suas paisagens e praias! Ali no centro fica um dos …
3
Casa Preta: lar da cultura alternativa de Salvador
Um Casarão no Dois de Julho tem cultura saindo pelas janelas! Com eventos do subsolo ao terraço, a Casa Preta …
4
SP: Maior festival de inovação e arte digital do Brasil
Unhide Conference, um festival de inovação e arte digital está em sua segunda edição. Fomos conferir esse encontro de arte, criatividade …
5
Terça do Vinil em Recife: rolê pra gente lisa
Depois de uma temporada granfina lá nas Europa, a minha, a sua, a nossa Terça do Vinil tá de volta …
6
02:19
Vem ver o céu à noite no Planetário da Gávea no Rio
Os amantes do universo têm um rolé para chamar de seu no Rio! Toda quarta e sábado acontece lá no Planetário …
7
04:15
Edifício Maletta: 4 lugares, alguns drinks e 1 varanda para amar em BH
Ele tem história e paixão. É comercial e residencial. Tem comida de boteco e bebida gourmet. Gente interessante de um …
8
03:26
Gravity VR em SP – A realidade virtual como você nunca viu
Hoje, vamos te mostrar a fronteira entre mundo físico e o virtual através de equipamentos e programas de última geração. Esse …