Conheça o Museu de Zoologia da USP neste tour virtual 360º

Visite a exposição “Biodiversidade – Conhecer para Preservar” e confira várias curiosidades sobre o acervo da instituição

Ouça este conteúdo

Todos os dias

24h

Não conhece o Museu de Zoologia da USP? Enquanto ainda não é possível visitar esse lugar incrível presencialmente, você pode fazer um tour virtual 360º e ainda contemplar a exposição “Biodiversidade – Conhecer para Preservar”.

O passeio é feito por meio da plataforma Google Street View e pode ser acessado neste link aqui. E o melhor: é grátis!

tour virtual Museu de Zoologia da USP
Crédito: Museu de Zoologia da USP/Tour VirtualO Museu de Zoologia da USP fica no bairro do Ipiranga, pertinho do Parque da Independência

Assim que você chega ao espaço virtual, pode se locomover clicando nos círculos indicados no chão. Já os ícones com a letra “i” trazem mais informações sobre cada peça exposta. E, se quiser dar aquele zoom básico em cada ítem, basta girar a rodinha do seu mouse ou arrastar o dedinho na tela!

O museu tem a proposta de conscientizar os visitantes sobre a importância de preservar a fauna e flora brasileiras, que representam cerca de 20% da biodiversidade de todo o planeta.

Museu de Zoologia da USP
Crédito: Museu de Zoologia da USP/Tour VirtualOlhe estas réplicas de ossadas de dinossauros!

Neste tour virtual você pode conferir parte do vastíssimo acervo do Museu de Zoologia da USP, que é considerado um dos maiores da América Latina, composto por milhões de itens botânicos, zoológicos, etnográficos e históricos. Essas peças contribuem para incontáveis pesquisas científicas sobre a biodiversidade mundial.

Você ainda tem a chance de dar uma olhada nas réplicas das ossadas dos gigantescos dinossauros e em espécies de animais que já foram extintas. E esses itens são organizados por biomas ou por proximidade biológica.

tour virtual Museu de Zoologia da USP
Crédito: Museu de Zoologia da USP/Tour VirtualO acervo do Museu de Zoologia da USP é um dos maiores da América Latina

A ideia do espaço é justamente nos ajudar a compreender os padrões e processos da biodiversidade brasileira e mostrar como novas ferramentas e conhecimentos, como a biologia molecular, fornecem evidências para o reconhecimento de novas espécies.

Olhe que legal este vídeo sobre o Museu de Zoologia da USP (mas fique ligade, pois na quarentena o espaço não está aberto para visitas presenciais):

Acervo de peso!

Dono de um acervo com mais de 10 milhões de exemplares preservados, o Museu de Zoologia da USP surgiu no início da década de 1890, quando várias coleções foram unificadas e formaram o Museu Paulista.

A primeira coleção de história natural doada para a instituição pertenceu ao coronel e latifundiário Joaquim Sertório, que começou a reunir esses itens a partir de 1870. A instituição só passou a ser administrada pela Universidade de São Paulo em 1969.

Crédito: Museu de Zoologia da USP/Tour VirtualNo museu, você encontra vários animais que já foram extintos

Esse acervo é tão importante para o universo acadêmico que várias disciplinas da graduação em Ciências Biológicas, Medicina, Medicina Veterinária, Oceanografia, Zootecnia e outros cursos da USP são realizadas no museu.

Museu de Zoologia da USP
Crédito: Divulgação - site do Museu de Zoologia da USPVocê sabia que o Brasil é responsável por 20% da biodiversidade do planeta?

Além disso, a instituição também oferece, desde 2011, os programas de pós-graduação em Sistemática, Taxonomia Animal e Biodiversidade e de Interunidades em Museologia.

Olhe que demais estes outros rolês virtuais em museus:

Em parceria com Agência Fática

A Fática é uma agência de comunicação especializada em produzir conteúdos sobre cultura em suas diferentes linguagens.

Compartilhe: