Entreter

‘(RE)INVENTAR – ARTISTAS CRIADORES’: arte popular grátis no ABC

Por: Redação | Comunicar erro

O universo da arte popular, assim como as múltiplas sutilezas da cultura, se reinventa em constante movimento pelo imaginário coletivo. A exposição (RE)INVENTAR – ARTISTAS CRIADORES, que estará no Sesc Santo André ,no ABC Paulista, até 25/11, se inspira nas histórias de vida de artistas inventivos e originais, cujas criações e mitologias ampliam o universo da arte brasileira.

Crédito: Reprodução: sescsp.org.brExposição reúne obras de 25 artistas populares de Pernambuco, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná no Sesc Santo André

Em parceria com o Museu Casa do Pontal, no Rio de Janeiro – maior acervo de arte popular do país – e curadoria de Angela Mascelani, a mostra reúne 25 artistas de Pernambuco, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, com peças que nascem do mundo artesanal e arte em cerâmica. São mais de cem obras e algumas histórias sobre seus criadores, para que cada um possa conhecê-los e desvendar suas narrativas.

A arte escultórica no artesanato, além de evocar cenas do cotidiano como o trabalho e a família, também se debruça sobre mitologias enquanto propõem enigmas transcendentais sobre a condição humana. Está ligada à valorização da diversidade cultural, ao incentivo do estudo sobre as tradições, movimentos de resistência de povos locais, além de ampliar as fronteiras das discussões sobre o que é arte e quem pode ser considerado artista.

Por meio de recortes biográficos e de depoimentos emblemáticos dos artistas sobre si mesmos ou suas invenções, outras perspectivas de entendimento se abrem, revelando o processo complexo que dá sustentação ao trabalho destes autores.

A (RE)INVENTAR – ARTISTAS CRIADORES busca contribuir para ampliar o conhecimento sobre a potência que os mundos da arte popular são capazes de gerar, na medida em que podem acolher talentos os mais diversos, como os apresentados na mostra, que tiveram origem em meios populares, nos quais as tradições têm grande importância. São obras representativas das variadas culturas rurais e urbanas do Brasil, e que abrangem as atividades cotidianas, festivas, imaginárias e religiosas.

A exposição fica aberta para visitação gratuita até 25/11, de terça a sexta, das 10h30 às 21h30, e aos sábados e domingos, das 10h30 às 18h30, no Sesc Santo André, que fica na Rua Tamarutaca, 302- Vila Guiomar.  Mais informações pelo telefone: 4469-1200.

https://catracalivre.com.br/agenda/sextas-culturais-tem-atividades-gratis-no-abc-em-julho/

Compartilhe: