10 itens imprescindíveis para levar no mochilão

Comecei a fazer as malas para a África do Sul hoje de manhã. Alguns itens são essenciais nas viagens que fazemos de mochila, principalmente quando se está sozinha. Segue a lista do que não falta na minha mala:

1. iPhone: sem dúvida o item mais precioso! Motivos pelos quais o Iphone salva num mochilão:

  • Lá estão todas as músicas
  • Usar a Internet para enviar e-mails, reservar albergues, pesquisar sobre cidades e usar aplicativos de viagem
  • Prático para falar no Skype com os amigos e a família
  • Fotos, fotos e mais fotos
  • Aplicativos como o da lanterna podem ser extremamente úteis

Obs. Um carregador portátil de Iphone também é muito importante: de nada adianta um Iphone sem bateria. A do meu celular não dura nada, então um carregador é tão importante quanto o próprio.

2. Cadeados: importantíssimo e autoexplicativo. Leve alguns cadeados para trancar o mochilão ao deixá-lo no hostel e leve outro para deixar na bolsa. De vez em quando você irá precisar, como em passeios em que irá ficar longe dela, por exemplo, em mergulhos.

3. Havaianas: são tudo na vida! Seja para passear na cidade, ir para a praia e, principalmente, tomar banho nos hostels. Sempre levo duas ou três, resultado de um trauma em viagem para a Croácia, onde a minha arrebentou e uma nova custava em torno de 40 euros. É muito dinheiro para um par de Havaianas. Além disso, adoro dar as minhas sandálias de presente no final das viagens. Você sempre faz vários amigos lá fora e é uma ótima lembrançinha, os gringos adoram!

4. Saco de dormir: não precisa dormir no meio do mato para usar um saco de dormir. Muitas vezes, as roupas de cama dos albergues podem não ser tão limpinhas como você esperava e aquela coberta do ano de 1500 e bolinhas dá até arrepios. Sendo assim, entre no seu casulo e tenha uma ótima noite! Dica: sou apaixonada pelo meu saco de dormir. Ele é hiper compacto e quase não ocupa espaço. Comprei na Decathlon, é o S15º Ultralight da marca Quechua.

5. Lenços umedecidos e Álcool em gel: você deixa as mãos sempre limpas com o álcool em gel, e os lenços umedecidos são práticos na limpeza de sujeira, além de refrescar e ajudar na higiene íntima quando há falta de papel higiênico, por exemplo.

6. Canivete: comprei o meu canivete numa loja de souvenir em Fátima, Portugal. Ele é ótimo e até se divide em dois para virar um garfo e uma faca. Outras funções que uso bastante é o cortador de unha e a lixa. É sempre bom ter um canivete afinal nunca se sabe quando iremos precisar dele. Obs. Nunca leve um canivete na mala de mão se for viajar de avião, a probabilidade de você ter que abandoná-lo no embarque é de 100%.

7. Toalha compacta: numa viagem de mochilão, economizar espaço e peso é muito importante. Para isso, sempre levo uma toalha compacta da Quechua. Ela é leve, compacta, suave e tem forte poder de absorção, é mágica!

8. Adaptador global: de nada adianta todos os eletrônicos se não há como carregá-los. Ao invés de perder tempo procurando um adaptador local na viagem, compre um global e esqueça esse problema.

9. Câmera fotográfica: extremamente óbvio, é o item mais importante da viagem. Eu, pessoalmente, sou uma photo freak e a câmera é a minha melhor amiga nas viagens. Leve a sua, seja criativo e faça várias fotos e filmes para relembrar os bons momentos. Obs. Levar um HD externo é muito importante também. Como diz o ditado, “o seguro morreu de velho”, então fazer o backup diário da sua câmera é essencial para prevenção de fatalidades. Para quem tem Internet rápida, o Picasa, Skydrive ou o Dropbox também são boas opções.

10. Produtos brasleiros: tudo bem, esse não é tão imprescindível assim. Mas sempre levo alguma coisa brasileira, como latinhas de cachaça e principalmente uma lata de leite Moça. Conversas sobre o Brasil irão surgir e você pode mostrar um pouquinho das coisas que gostamos (obs. odeio cachaça, mas tá valendo!)

Veja mais dicas no meu blog: http://www.checkthetrip.com