11 coisas que a natureza me ensinou

Por: Catraca Livre

wp-image-2611
Onze coisas que a Natureza me ensinou[/img]

Já sonhei muito em ser milhares de coisas na vida: um empresário de sucesso, o cara mais sarado para conquistar a mulherada, já quis fazer aula de dança pra me aparecer, entre outras coisas que hoje não vejo valor algum. Resumindo sonhei em ser alguém de sucesso de acordo com os padrões de nossa sociedade.

Quando iniciei neste mundo de trilhas e viagens, percebi rapidamente que minhas vontades anteriores eram completamente vazias e padronizadas. Hoje consigo ver claramente que ser alguém com as intenções que eu tinha antes, só trazem benefícios para esta sociedade capitalista.

*Não estou dizendo que os empresários, dançarinos e os saradões são uns bosta, mas eu queria ser esses três itens, para impressionar os outros e ser alguem na sociedade, então espero que não se ofendam e entendam o que quis dizer. =)

Hoje não dou valor pra nada dessas coisas que mencionei. Para ser sincero não dou atenção para nenhuma dessas coisas que o mundo considera normal: status, televisão, moda, carro, futebol, novela entre outras coisas.

Aprendi a dar valor para as coisas que realmente importam, como: amizade, momentos, energia, reflexões, sensações, entre outras coisas. Resumindo, vejo o mundo 100% de outra forma hoje e posso afirmar, por mais revoltante que seja ver o mundo de outra forma, foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Minha mente é livre para pensar só, sem influências externas.

Veja abaixo a lista das 11 principais coisas que aprendi com essas reflexões e vivências na natureza.

1 – Desapego Total

Abrindo a mente muitas coisas mudaram. Não ligo para marcas, não ligo pra status, não ligo nem um pouco para o que os outros falam. Viver com roupas que não combinam, batidas, fora da moda e algumas até com furinhos, despertam os olhares e o mal falar de muita gente por onde passo… Sinceramente? Tenho pena dessas pessoas que perdem o tempo da vida delas para cuidar da vida dos outros, ainda mais por motivos tão escrotos.

Já parou para pensar se roupas, status, moda, dinheiro, e etc, fazem realmente você feliz?

2 – Aproveitar muito mais meu tempo

Com o desapego e todos os novos valores você para de perder tempo com besteiras, como por exemplo: não reparo na roupa dos outros, não perco tempo escolhendo roupa para sair, não assisto televisão e nenhum tipo de reportagem que não vai agregar em nada na minha vida.

Você já reparou quanto tempo você perde na sua vida escolhendo a roupa que vai usar?

Resumindo, não perco tempo com nenhuma babaquice de moda, status ou materialismo.

 3 – Me amar do jeito que sou

Antigamente eu me esforçava para me adequar aos padrões, principalmente na aparência física. Sempre fui gordo e a sociedade castiga todas as pessoas que não tem o padrão perfeito: gordos, magros, altos, dentuços, orelhudos, entre outros.

Hoje eu pouco me importo de ser um gordo, sou sim e muito feliz porque não me importo com padrões de beleza. Quem inventou todos esses padrões foi esse sistema de bosta! Quem são eles pra dizerem quem é bonito ou não?

 O que importa é o que esta dentro de você.

Repetindo: quem são eles para dizerem se você é lindo ou não? Perdoem-me, mas foda-se a opinião deles.

4 – Trocar a inveja pela admiração

Não digo invejar do tipo material por exemplo: “Como eu queria aquela mochila melhor que nem a daquela pessoa!” porque se você tem inveja de bens materiais mude isso por favor, pois isso é ridículo!

Quando falo de inveja é do tipo você tem um amigo X e ele consegue escalar cachoeiras de costas, subir montanhas de joelho e ficar 23 minutos embaixo da água e você não faz nem metade do que o X consegue fazer.

Antigamente eu teria inveja dessa pessoa, mas hoje simplesmente aprendi a admirá-las e aceitá-las. Entendi que cada um tem o seu limite e que essas pessoas tem um limite maior do que eu nesses quesitos. O que eu posso fazer? Admirar e aprender ao máximo com elas.

Guardar sentimentos ruins como a inveja faz bem para você?

 5 – Cooperar é melhor que competir

Todos nós competimos, afinal a sociedade sempre nos mostrou isso desde pequenos. O melhor é o primeiro lugar e o resto é é perdedor.

Nas travessias mais difíceis, tecnicamente ou fisicamente falando, você vê que a cooperação entre o grupo facilita, e muito, o desempenho de todos.

Por inúmeras situações de fraqueza minha ou de outras pessoas, ou de situações inusitadas que nos pegaram de surpresa, a união do grupo foi primordial para superarmos o ocorrido.

Pensar em união, pensar todos como um só, é algo fantástico que facilita tudo.

Quando aprendi que cooperar é melhor que competir, minha vida se tornou muito melhor em todos os aspectos. Juntos somos mais fortes!

Já imaginou se todos os seres humanos deixassem suas diferenças de lado e se unissem para fazer um mundo melhor?

6 – Economizar dinheiro!

Sim, é isso mesmo, viajar e trilhar é muito barato! Você faz tudo que ama e ainda economiza dinheiro. É fantástico isso, né? Algumas pessoas acreditam que sou rico pois viajo todo final de semana para algum lugar, mal sabem eles que na maioria dos meus finais de semana o custo das minhas viagens variam de R$30 até no máximo R$120(no máximo do máximo mesmo).

Planejando bem e deixando o conforto de lado você pode viver muito mais e gastar menos.

Sem dúvida, trocando o meu estilo de vida eu gasto 1/3 do que gastava antes e com certeza me divirto muito mais.

Sim gente, dinheiro é necessário, mas é necessário só para o essencial!

 7 – Abrir minha mente

A natureza disponibiliza uma paz de espírito e de coração. Uma paz que faz você refletir e ir muito além deste lugar conturbado que costumamos viver. Nesses momentos você aborda vários assuntos e descobre várias verdades! É aquele lindo momento que a venda cai dos seus olhos e a sua capacidade de visão pra vida aumenta. E quando você começa a ver o mundo de outros olhos, você descobre que várias coisas não fazem sentido algum e você começa a ver o quanto somos escravizados por um sistema inteligente e sugador.

Longe de mim dizer que as pessoas praticantes de trilha são superiores ou melhores que outras pessoas. Creio que cada um evolui da forma que se deve evoluir. Com certeza devem existir outras formas de evolução no planeta Terra e se alguém souber uma outra forma bacana de se abrir a mente, por favor, me digam.

8 – Tive forças para mudanças de hábitos que nunca imaginei que faria um dia

Quanto mais sua mente abre, mais você da valor para a sua vida e para as coisas que agregam valor à ela. Mudei muitos hábitos e quero mostrar para vocês uma breve listinha de mudanças que fiz na minha vida:

Atividade física

– Prático esportes todos os dias, uso a bicicleta como meio de transporte, prático musculação e natação (não por causa de estética e sim por causa da minha saúde), subo montanhas, sendo que esta pretendo fazer até o último dia da minha vida. E sabe o que é mais engraçado de tudo isso? Desde que parei de fazer atividades físicas com a intenção de ficar saradão, comecei a emagrecer rs rs rs!

Alimentação

– Estou cortando aos poucos todos os alimentos industrializados que não fazem bem para a saúde. Passei a me questionar: como pode a gente ralar tanto nesse mundo chato para ganhar nosso suado dinheiro para comprar alimentos que prejudicam nossa saúde? Cortei refrigerante, corante, açúcar, sal e pretendo cortar TUDO que é industrializado. Não faz sentido fazer algo que prejudica nossa saúde.

Estressar pra quê?

– Pra que se estressar? Resolve alguma coisa? Xingar, brigar, ficar P da vida, resolve o problema? Não. Então meu amigo, relaxa!

Larguei vícios

– Após fumar durante 10 anos e depois de várias tentativas para largar esse vício, finalmente consegui. Parei de fumar!

* Ótima dica para parar de fumar: juntamos nossa família do Cocô no Mato e combinamos entre os quatro fumantes que iríamos largar o vício juntos. Não teve erro. Vencemos mais essa parada! TCHAU CIGARRO! =)

 9 – Sonhar mais, muito mais!

Meus sonhos mudaram radicalmente. Hoje sonho em conquistar uma independência financeira, algo mínimo garantido para alimentação e viajar para sempre! Quero conhecer lugares lindos, pessoas maravilhosas, culturas ao lado de pessoas que amo.

S0nho em abrir os olhos das pessoas, poder mostrar que o mundo é muito, mas muito mais do que o esse sistema nos oferece. Para ser sincero esse é o maior objetivo desse blog, o objetivo é ver um mundo melhor.

10 – Ser uma pessoa melhor em tudo

Você desejar e fazer coisas só para o bem! Bem para as pessoas, bem para a sociedade, bem para a natureza. Hoje me sinto uma pessoa mil vezes melhor porque naturalmente as vontades e atitudes boas regem a minha vida muito mais intensamente do que antes.

É saber que você tem o dever de fazer o melhorem todos os segundos da sua vida, pois você quer dar sua contribuição de boas vontades para o universo.

E o melhor de tudo: quanto mais coisas boas você faz, mais o universo colabora com você ;). (FICA A DICA!)

11 – NÃO SOU Trekker, Trilheiro, Hiking, Aventureiro, Viajante, montanhista….

Não, não sou nenhum desses acima. Simplesmente só busco estar onde quero estar, só busco sentir sensações novas e maravilhosas da forma mais gratificante, feliz e pura possível.

Espero de coração que a natureza transforme a vida de todos vocês assim como ela transformou a minha.

Muito amor e natureza para todos vocês!

Se gostaram Curta nossa página no Facebook e acesse nosso site www.coconomato.com.br