12 curiosidades sobre a Irlanda que você precisa saber!

Veja abaixo 12 curiosidades sobre a Irlanda que você precisa saber!

1 – O livro dos recordes Guiness foi inventado pelo então presidente da fábrica da Guiness ,Hugh Beaver, em 1951, quando ele estava à toa perto de um rio na Irlanda caçando pássaros. E, por um descuido, perdeu um tiro de uma ave muito veloz. Depois disso, ficou pensando qual seria o pássaro mais veloz da Europa, se realmente seria este que havia acabado de perdeu o tiro. Pouco tempo depois, já decidido  em  criar um livro dos recordes,  convidou Norris  e Ross Mc Whirter, jornalistas  ingleses,  para  colaborar  com  as  fotos  do  que  então  se  tornaria  o  Guiness  book, publicado em 27 agosto de 1955.

2­ – Dublin  oferece  um  prato  cultural recheado  para todos  os  bolsos. Todas  as  galerias  e museus nacionais possuem a entrada totalmente Catraca Livre. Como Dublin National Gallery, Museum of Modern Art in Kilmainham, The Museum of Decorative Arts and History in Collins Barracks e o National Museum of Archaeology.

3­ – O Bono, (irlandês orgulhoso de sua pátria)  e vocalista do U2, gosta de  cantar  como um desconhecido em uma famosa rua da Irlanda chamada Grafton Street, geralmente na época do final do  ano. Mas,  claro  que  a sua  ida  às ruas  causa  um  grande  alvoroço! E,  por falar  no Bono,  ele, juntamente com o The Edge, passaram boa parte da adolescência em um hotel na cidade de Dublin chamado The Clarence. Em  1992,  eles montaram  um  consórcio  de  investidores  e  compraram  o hotel para relembrar as boas épocas que viveram por lá.

4 –­ Há alguns filmes interessantes que foram filmados na Irlanda. No filme Harry Potter and The Half­ Blood­ Prince, ( Harry Potter e o Príncipe Meio  Sangue) em uma cena de batalha, é nítido ver o cenário dos famosos penhascos irlandeses conhecidos como Cliffs of Moher, em County Clare,  na Irlanda.  O  filme  Coração  Valente,  famoso  longa  ganhador  de  diversos  Oscars,  (e  trata­-se justamente da soberania da Escócia), foi filmado… na Irlanda! A famosa série “Games of Thrones”também teve parte das filmagens realizadas na Irlanda do Norte.

5 –­ Localizado próximo ao centro de Dublin, O “The Brazen Head”, é oficialmente datado como o pub  mais  antigo  da  Irlanda,  de  1198.  No  local,  é  possível  conferir  várias fotos  antigas  do  pub destacadas na parede, bem como as personalidades históricas que já passaram por lá.

6 -­ Um famoso músico chamado Dave Browne, quebrou o recorde mundial de tocar guitarra, em um  pub  de  Dublin,  chamado  “Temple  Bar”,  totalizando  114  horas  e  vinte  minutos  com  1372 diferentes pedaços de músicas aleatórias.

7 -­ A Irlanda está em quinto lugar como um dos melhores times de Rugby do mundo, (em um total de 101 times ao redor do globo).

8 –   Um pint de Guiness, (embora pensem que seja uma bebida calórica), tem 198 calorias. Menos calórico do que muitas cervejas, vinhos e até sucos de laranja!

9 – As portas da maioria das casas da Irlanda são coloridas… Mas por quê?  Relatos contam que, em 1861, com a morte do príncipe Albert, a Rainha Victoria havia ficado extremamente triste. Então, como ordem, havia exigido que todas as casas Irlandesas tivessem uma bandeira preta como luto. Como forma de protesto, no dia seguinte, um Irlandês começou a colorir a porta de sua casa. Ato copiado por mais e mais pessoas. A segunda lenda por trás das portas coloridas é que, como os homens geralmente voltavam bêbados para casa, pintar a porta de uma cor diferente, facilitaria o processo do indivíduo reconhecer a sua própria residência na hora de voltar!

10 –­ Um dos hotéis mais tradicionais da  cidade de Dublin  é o “Shelbourne Hotel”. Um requintado hotel  5  estrelas  localizado  no  centro  da  cidade  e o mesmo  local  onde  a  primeira Constituição  da Irlanda foi assinada, em 1922. Mas, também neste mesmo hotel… o meio irmão de Adolf Hitler, Alois, trabalhou como garçom após se casar com a irlandesa Bridget Dowling.

11 -­  A  Irlanda  é  considerado  o  país  mais  altruísta  da  Europa.  Há  várias  lojas  de  caridades distribuídas pela  cidade  e,  conforme dados levantados pelo World Giving Index, (um órgão que avalia a caridade) 70% da população irlandesa contribui com caridade, 37% contribuem com o tempo livre para trabalhos voluntários, e  64% contribuem com a ajuda à estranhos. O dado mais interessante é que, mesmo quando a Irlanda atravessava a enorme crise econômica, a bondade do irlandês  permanecia incólume!

12 -­ O  presidente  da Irlanda, Michael D. Higgins, mora  dentro  de  um  parque  chamado Phoenix Park, considerado o maior parque fechado público e urbano da Europa. E, neste mesmo parque, há um zoológico com animais de várias espécies, inclusive o famoso panda vermelho!

 

© leomacedonio
© leomacedonio
© leomacedonio
© leomacedonio
© leomacedonio
© leomacedonio
© leomacedonio
© leomacedonio
© leomacedonio
© leomacedonio
© leomacedonio
© leomacedonio
© leomacedonio

Sobre a autora da matéria

Paloma Tiba é jornalista, já trabalhou como repórter de TV, roteirista, e apresentadora em produção de vídeos. Atualmente cursa pós-graduação em Marketing e Comunicação Internacional na Irlanda e colabora como correspondente para o Catraca Livre, enviando matérias e artigos sobre o que acontece na Europa.

Fotos: Leo Macedonio

Compartilhe:

Tags: #Irlanda
1 / 8
1
06:43
Após ser acusado de comunista, Dimenstein cobra provas de Hasselmann
A deputada federal Joice Hasselmann perdeu a calma nas redes sociais ao atacar o jornalista Gilberto Dimenstein, acusando-o de militante …
2
04:53
Netflix e KondZilla lançam ‘Sintonia’, da periferia para o mundo
KondZilla tem razão quando afirma: "A favela venceu". “Sintonia”, a nova série da Netflix, prova isso. A ideia original é dele …
3
04:21
Sinais que indicam problemas no estômago
Ter tosse seca pode ser um sinal que o seu estômago não vai muito bem. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
4
03:43
O estrago de Frota é maior que o Bolsonaro poderia acreditar
Após ser expulso do PSL, o deputado federal Alexandre Frota confirmou sua filiação ao PSDB, partido de João Doria, governador …
5
03:03
Câmara aprova projeto de lei sobre abuso de autoridade
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que define quais situações configuram abuso de autoridade. Agora, o texto …
6
04:07
Um pedido de desculpas à Angela Merkel pelas ofensas de Bolsonaro
Depois de dizer a um repórter que ele deveria fazer cocô dia sim, dia não para preservar o meio ambiente, …
7
03:26
Mortes provocadas pelo fim dos radares deveriam ter nome de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro determinou nesta quinta-feira, 15, a suspensão dos radares de fiscalização de velocidade móveis em rodovias federais …
8
04:56
‘Risk’, na Netflix, vaza a imagem não autorizada de Julian Assange
Será que, em um ato de coragem, você arriscaria sua própria liberdade para trazer à tona realidades que manipulam a …