12 dicas para aprender um novo idioma

A necessidade de aprender um segundo idioma passou a ser obrigação e requisito mínimo em algumas áreas com o passar do tempo. Infelizmente, muitas vezes, a falta de tempo torna-se um empecilho para se dedicar horas encarando aulas e livros para aprender uma nova língua.

Além de se matricular em curso de idiomas, existem diversas formas de praticar outras línguas que fazem diferença e aceleram o processo de aprendizagem. Aqui vão algumas dicas pessoais que foram utilizadas por nós mesmos quando estávamos aprendendo inglês, mas que valem para aprender qualquer outro idioma que você esteja interessado.

1 – Comece a pensar utilizando aquele novo idioma, deixando de pensar na sua língua nativa. De nada adianta você estudar um novo idioma e pratica-lo somente dentro da sala de aula. Se você está aprendendo inglês, pense em inglês e não em português. Não tenha medo de errar porque só você ouve seus próprios pensamentos, certo?

2 – Utilize a música como opção para treinar o novo idioma. Sabe aquela música que você ama e que é justamente naquele idioma que você está aprendendo? Pois então… a internet está ai pra isso. Pegue a letra da música e aprenda como se pronunciam as palavras corretamente. Depois parta para a tradução para você adquirir vocabulário. Repita o processo de cantar a música acompanhado da letra constantemente até que você consiga cantar a canção corretamente sem precisar ler a letra. Outra opção seria escutar uma rádio diariamente naquele idioma que você pretende aprender. Treinar o ouvido também é algo super importante.

3 – Gosta de seriados e filmes? Está ai uma bela opção para treinar. Vou dar um exemplo, caso você esteja aprendendo inglês: se você ainda está no nível iniciante, comece colocando o áudio em inglês e deixe a legenda em português. Depois que seu nível der uma avançada, coloque o áudio e a legenda em inglês. E por fim, quando você se sentir mais confiante, deixe apenas o áudio em inglês e deixe sem legenda. Não desista caso você não esteja entendendo. Pelo contexto você vai assimilando a história e com o passar do tempo você vai melhorar. Pode confiar! Digo isso por experiência própria mesmo, viu?

4 – A leitura também faz parte do aprendizado. Além dos livros didáticos, porque não começar a ler livros no novo idioma também? Se seu nível é iniciante, comece lendo livros infantis. Eles são super divertidos e vão te ajudar a criar vocabulário de forma que você possa ir evoluindo na leitura e começar gradualmente a ler livros mais complexos.

5 – Se você curti games, fique feliz! Está aí outra brilhante forma de praticar o idioma com estrangeiros através dos jogos online. Desta forma, você consegue aliar diversão e aprendizado ao mesmo tempo. Essa é uma forma legal de criar vocabulário e praticar também.

6 – Configure todos os seus aparelhos eletrônicos no idioma que você está aprendendo. Lembra da primeira dica “pense no novo idioma e não na sua língua nativa”? É exatamente por este motivo que você deve configurar o seu celular, por exemplo, no idioma que você quer aprender a falar fluentemente um dia. Aproveite e adquira mais vocabulário desta forma. Qualquer detalhe faz a diferença.

 7 – Encontre um parceiro para praticar. Se você tem um amigo que partilha da mesma vontade de aprender um novo idioma, vocês devem unir o útil ao agradável. Ao contarem as novidades do dia, porque não aproveitar e tentar conversar no idioma que estão estudando. Vai ser divertido e isso vai impulsionar ambos a aprender mais e mais. Se você não tem algum conhecido que tem o mesmo interesse que o seu, isso não é desculpa! A internet está ai para isso e você pode encontrar parceiros em salas de bate-papo para estrangeiros e aproveitar para ampliar o seu networking.

8 – Crie o hábito de estudar o novo idioma todos os dias. De nada adianta você seguir as dicas acima se você as fizer 1 vez por mês. Você deve se manter motivado em primeiro lugar e se empenhar para ultrapassar as barreiras que encontrará no caminho. Você deve utilizar o novo idioma  em situações do dia a dia de forma que você treine o seu cérebro constantemente. O processo de aprendizagem deve ser contínuo e lembre-se: a prática leva à perfeição.

 9 – Inscreva-se no programa Postcrossing e troque cartões postais com pessoas de todo o lugar do mundo! Já detalhei como o programa funciona neste link aqui, mas basicamente é isso: você se cadastra, sorteia alguns destinos internacionais e começa a brincadeira. Quando a pessoa receber o seu postal, ela vai registra-lo e você estará apto então para receber o seu postal de outra pessoa de qualquer lugar do mundo. Além de ser muito legal, você tem a oportunidade de conhecer novas culturas e de quebra treinar o seu inglês.

10 – Não tenha medo de errar. Pense na espontaneidade de uma criança que está aprendendo a falar. Ela fala sem medo de errar e aos poucos vai se auto-corrigindo além de se atentar às correções que os adultos eventualmente dizem. Encare como um sistema natural de aprendizado. Mergulhe de cabeça no idioma estrangeiro e fale, fale, fale e fale! Escreva, escute e pratique! São com os erros que se aprende.

 10 – Saia da zona do conforto. Seguindo a dica anterior, ao conversar com um estrangeiro, diga que você está estudando o idioma dele e quer praticar. Se você errar, ele não ficará bravo, pelo contrário, se sentirá feliz por poder ajudar. Na maioria das vezes o estrangeiro, ao saber que você está disposto a aprender, vai ser paciente e vai te encorajar. Pratique todas as dicas anteriores sem medo e seja feliz! :)

11 – Definitivamente, a melhor forma de se aprender um novo idioma é fazendo intercâmbio. Seja ele por 3 meses ou 1 ano, você irá ter uma oportunidade que valerá muito a pena. Primeiro porque você vai vivenciar o novo idioma 24h por dia, acelerando o processo de aprendizagem, melhorando as habilidades de conversação. Segundo porque você fará amizades por uma vida toda que te permitirão ter contato com o idioma o resto de sua vida. E terceiro que essa experiência ficará gravada eternamente no seu coração por todos os motivos do mundo.

Em 2014 eu e o vi embarcamos para a melhor experiência de nossas vidas: o tão sonhado intercâmbio de 1 ano na Irlanda. E não foi somente o inglês que aprendemos. Começamos a olhar o mundo de uma perspectiva diferente, fizemos amizades por diversos países e tivemos a oportunidade de conhecer 12 países europeus em 12 meses. Uma experiência e tanto que recomendamos fortemente.

12 – Se você quiser fazer um intercâmbio para qualquer lugar do mundo, envie o seu e-mail para a nossa agência de intercâmbios parceira, a MD4S: saopaulo@md4s.com e solicite um orçamento sem compromisso, não deixando de mencionar o país que você pretende ir, bem como por quanto tempo você pretende ficar no exterior estudando.

#partiu estudar? :) E se você ainda tem dúvidas, ficaremos felizes em ajudar. Para nos seguir nas redes sociais, esta é a nossa Fan Page do Facebook, este é o nosso Instagram e este é o nosso Canal no Youtube.

Compartilhe: