Últimas notícias:

Loading...

14 dicas essenciais para quem está começando a fazer trilhas

Por: Catraca Livre

Quem acompanha o blog Mala de Aventuras sabe que adoramos fazer trilhas. Seja as mais leves, que levam à algum visual maneiro, aquelas que exigem mais esforços e aquelas que nos recompensam ao chegarmos em uma cachoeira incrível. Todas nos proporcionam momentos com a natureza, fazendo bem ao corpo e à mente.

Pensando nisso, resolvemos fazer uma lista com 14 dicas essenciais para quem está começando a se aventurar por trilhas leves e médias. Vale anotar para não passar perrengue e aproveitar ao máximo cada momento em contato com a natureza:

1 – Pesquise antes sobre a trilha que deseja fazer. Se for a sua primeira trilha, é bom que tenha grau de dificuldade leve. Se não se sentir seguro, vale a pena contratar um guia.

2 – Leve somente o necessário na sua mochila. Lembre-se que a mochila vai ficando mais “pesada” na medida que caminhamos.

3 – Para não correr o risco de se perder, tenha sempre com você um mapa, GPS e celular.

4 – Não esqueça de levar lanterna. Mesmo que você vá fazer a caminhada de dia, é importante se prevenir e ter sempre uma lanterna com você.

5 – Repelente sempre! Você estará em meio à natureza, onde existem muitos insetos. Se for alérgico, é ainda mais importante! Não é legal ficar se coçando durante todo o caminho…

6 – Roupas leves e calçado adequado. Para trilhas mais longas, sugiro apostar nas botinhas específicas para trekking, que possuem melhor aderência para esse tipo de caminhada. Tênis com solado novo também pode ser uma boa opção.

7 – Alongue! Para evitar lesões e dores musculares no dia seguinte, é muito importante alongar antes e depois da trilha.

8 – Hidrate-se! Levar garrafinhas de água ou um camelbak é essencial. Apesar de deixar a mochila pesada, você vai precisar se hidratar durante o caminho.

9 – Leve lanchinhos leves para repor as energias! Barrinha de cereal, sanduíches, biscoitos salgados e chocolate são boas opções.

10 –  Tenha sempre um casaco ou anorak (casaco corta vento) na mochila. No alto da montanha, o clima costuma ser mais ameno, com muito vento, principalmente no outono e inverno.

11 – Para registrar o momento, leve somente o necessário. Principalmente nas trilhas do Rio, onde o cenário é de muitos roubos, leve o mínimo de equipamento fotográfico.

12 – Se você não tem experiência, vá acompanhado. Se preferir trilhar sozinho, avise amigos e parentes do seu destino.

13 – Deixe o ambiente como você encontrou. Preservar a natureza para que ela possa continuar nos proporcionando momentos únicos é essencial. É triste ver lixo jogado nas trilhas, faça a sua parte.

14 – Respeite o próximo. Trilhas reservam sentimentos únicos, de paz e contato com a natureza. Não fale alto e nem faça brincadeiras desnecessárias. As pessoas gostam de se sentir em paz.

Gostaram das dicas? Agora é só chamar os amigos e planjear a sua primeira trilha. No blog Mala de Aventuras tem várias opções para você saber mais, como a Pedra Bonita, Pedra da Gávea, Cachoeiras em Petrópolis, Morro Açú, e muitas outras.

Aproveite para seguir o Mala de Aventuras no Instagram: @maladeaventuras

Compartilhe: