15 dicas antes de pegar carona no mochilão

Não é todo mundo que se aventura em um mochilão. Cair na estrada viajando via carona então, é para poucos. As vantagens são a economia, a enorme lista de pessoas que se conhece e, claro, o desprendimento de roteiros fixos e com tudo programado.

Por outro lado há riscos, pode-se esperar muito tempo em um mesmo lugar e situações imprevisíveis, como viajar com alguém que você não gostou tanto.

 

Além da dica clássica de carregar uma plaquinha com o nome da cidade para onde vai (também escreva carona, hitchhiking, do inglês, ou hacer cedo, do espanhol), para fugir dos problemas em caronas, o site Wanderluster listou 15 dicas bem úteis de cair na estrada.

1 – Espere no lugar certo – Na Alemanha, se você esperar uma carona na Autobahn provavelmente irá morrer de fome, de tanto esperar um carro a mais de 200 km/h parar para você, e atropelado. Peça carona em pontos estratégicos, como posto de gasolina, uma curva, um cruzamento, entre outros.

 

2 – Deixe a mochila à mostra – Assim como você tem receio de pegar carona com qualquer um, quem está oferecendo a vaga no carro também tem de confiar em você. Deixar a mochila nas costas ou em pé do seu lado mostra que você é viajante, o que aumenta a sua chance de ganhar a simpatia do motorista.

size-full wp-image-643815
Foto: .lunch/Flickr[/img]

6 – Se programe – Caroneiro não precisa ser sinônimo de dedo levantado na beira da estrada. Com a tecnologia, a vida ficou mais fácil. Há inúmeros sites no Brasil de oferta de caronas (Caronas, Carona Brasil, Caronetas, UniCaronas, Grupo Caronas) e no mundo (Hitchhikers, Bla Bla Car, Carpoling). Assim, você já sabe com quem e quando vai pegar carona para o próximo destino. Agora, também irá funcionar no Brasil o aplicativo WeGo.

7 – Pergunte sobre o custo – Em geral, na estrada o motorista não pede para rachar o custo, mas em caronas programadas como estas oferecidas nos sites pode ser que ele espere alguma recompensa. Antes de embarcar na viagem pergunte se terá de dividir a gasolina.

 

8 – Viaje sozinho ou em dupla – Se achar vaga para um já é difícil, imagina para o seu hostel inteiro.

9 – Veja os mapas – O universo pode ou não conspirar a seu favor. Por vezes, o motorista pode estar indo exatamente para o seu destino, mas pode também ir para uma cidade próxima ou mesmo depois. Antes de sair para a estrada cheque no mapa a região, para se localizar caso a carona seja para um lugar próximo mas não exatamente o mesmo que você queria.

10 – Não fique parado – Não seja teimoso. Se já passou algumas horas no mesmo ponto e ninguém te ofereceu carona, pegue um ônibus para a próxima cidade para tentar de lá uma ajuda.

 

11 – Coma antes de entrar no carro – Há pessoas que não gostam que o carro fique sujo. Se não aguentar a fome, tenha bom senso de comer algo que não faça farelo e sempre pergunte antes para o motorista se ele deixa você comer dentro do carro. O mesmo vale para cigarros.

12 – Banheiro – Outra atitude que pode irritar o motorista é pedir para parar muitas vezes. Vá ao banheiro antes de pedir carona e tente tomar pouco líquido durante a viagem.

13 – Anote a placa do carro – Não só anote a placa como envie uma mensagem para um amigo (ou finja que está enviando). Isso já inibe qualquer mal intencionado.

 

14 – Não viaje a noite – Sendo homem ou mulher, nunca é recomendado pegar carona a noite. Não seja apressadinho e espere até o dia seguinte.

15 – Bom senso – Não exponha muito a sua vida durante a conversa, seja a parte pessoal ou o que está levando (dinheiro, máquinas, celular).