Últimas notícias:

Loading...

15 dicas de passeios gratuitos em Paris

Por: Redação

Paris é inegavelmente uma das capitais mais populares da Europa e uma das cidades mais visitantes do mundo todo. Claro que não faltam lugares incríveis para ver, visitar e gastar! Mas, apesar de sua reputação como uma cidade cara, há diversas maneiras de se economizar na capital francesa.

Taxiarchos228/Wikimedia Commons
Vista panorâmica de Paris com a Torre Eiffel em primeiro plano; cidade é uma das mais visitadas do mundo

O site de reservas Hostelworld elaborou uma lista com 15 coisas para fazer de graça na cidade. Um bom jeito para começar economizando é ficar em hostels.

1 – Fazer um tour guiado a pé

Carl Larson / Flickr
A Place Saint Michel, de onde saem os tours

Não é à toa que mais de 4 milhões de pessoas já usaram os serviços da Sandeman’s New Europe Tours desde 2004. Os passeios guiados e gratuitos estão sempre na lista dos mochileiros pela Europa.

Em Paris, não deixe de fazer um tour às margens do rio Sena, passando desde o popular bairro Latino até uma paradinha sob a sombra da Torre Eiffel. Os passeios duram cerca de três horas e meia e passam pelas mais importantes atrações da capital francesa, sendo uma ótima maneira de ver a cidade e conhecer outros viajantes.

Onde: os tours saem da fonte na Place Saint Michel.
Horário: diário, às 11h e 13h.

2 – Passear pelos mais belos parques da cidade

Jean Pierre Dalberá / Flickr
Le Jardin du Carrousel, que fica atrás do museu do Louvre

Um dos passeios favoritos para explorar Paris é passear pelos extensos e lindos parques verdes encontrados por toda a cidade. São alguns dos lugares mais bem conservados do mundo e não custa um centavo para apreciá-los.

O Jardim de Luxemburgo (5º arrondissement) é, provavelmente, o jardim mais famosos de Paris. Além disso, também é onde você encontrará o impressionante Palais du Luxembourg, um dos mais belos edifícios da cidade.

Confira também o Jardin du Tuileries em frente ao Louvre e relaxe à beira do lago ou na fonte. Quando você visitar a Torre Eiffel, guarde um tempinho também para passear no Parc du Champ de Mars e no Jardins du Trocadéro, rodeado em ambos os lados pelo rio da torre.

3 – Curtir o clima noturno ao longo do Sena

Depois de um dia de muitos passeios, comprinhas e outros gastos, que tal dar uma folga ao seu bolso durante a noite? A melhor das dicas é usar e abusar do Sena –caminhar às margens do rio tranquilamente é um programa imperdível. Ao longo do caminho, você terá vistas incríveis de algumas das principais atrações da cidade.

Nas noites quentes de verão, é possível conhecer muitas pessoas que aproveitam a temperatura agradável para passear. Não deixe de parar na Pont des Arts, próxima ao Louvre, que costuma receber diversos artistas.

4 – Perder-se pela Champs-Élysées

William John Gauthier / Flickr
O Arco do Triunfo, que fica no final da avenida Champs-Élysées

Champs-Élysées é sinônimo de glamour. A lendária avenida repleta de árvores é ponto obrigatório em qualquer visita a Paris e merece ser explorada. Caminhar por ela durante o dia, avistando as vitrines das lojas e boutiques das mais famosas grifes do mundo, além dos badalados cafés, é um prazer como poucos.

À noite, a bela avenida é tomada por uma infinidade de luzes, tornando o passeio ainda mais especial. No final, a cereja do bolo: na ponta da avenida, você chegará ao mundialmente conhecido Arco do Triunfo, construído a mando de Napoleão Bonaparte. Um dos marcos mais reconhecíveis de Paris (e do mundo) vai, com certeza, valer vários flashes de sua câmera.

5 – Encantar-se com a Catedral de Notre Dame

Wolfgang Staudt / Flickr
A catedral de Notre Dame é uma das principais atrações de Paris e, o melhor, o passeio é de graça

Primeiro, a boa notícia: para visitar o interior da lendária Catedral de Notre Dame, não é preciso desembolsar um centavo. Nada mal para esta que é reconhecida como uma das mais belas catedrais do mundo. Imortalizada por Victor Hugo (e seu Corcunda de Notre Dame), a catedral gótica foi finalizada no início do século 14, depois de mais de 100 anos de trabalho. No interior, destaque para a fantástica coleção de esculturas e vitrais.

Onde: 6 Place du Parvis, Île de la Cité, 4º arrondissement
Horário: segunda à sexta, das 8h às 18h45, sábados e domingos, 8h às 19h15.

6 – Ver a Torre Eiffel brilhar

Kianoosh Raika
A Torre Eiffel iluminada à noite é uma das atrações de Paris

Quem tem a chance de ver de perto pode confirmar: a Torre Eiffel é ainda mais bela e agradável de ser apreciada depois que o sol se põe. Com seus 324 metros de altura, é a atração mais famosa da capital francesa. Sim, de dia é impressionante o suficiente e merece uma visita.

Mas à noite, quando está toda iluminada, é simplesmente mágica. Assim que escurece, a torre realmente brilha e transborda um fabuloso espetáculo de luzes por cinco minutos a cada hora até 1h da manhã (no verão, até as 2h).

Onde: Champ de Mars, 7º arrondissement.

7 – Explorar os diversos bairros de Paris

Raulds / Flickr
O Quartier Latin é um dos bonitos bairros de Paris

Um aspecto bacana de Paris é sua diversidade, graças, sobretudo, aos diversos bairros da cidade, os arrondissements. Um dos mais conhecidos é Montmartre, famoso por suas lojas alternativas e cafés descolados, é um lugar perfeito para desfrutar de um dos passatempos mais populares dos parisienses: passar o tempo observando as pessoas.

Outros bairros que merecem ser citados são o Quartier Latin (Bairro Latino), localizado ao sul do Sena com suas charmosas ruas estreitas; o St Germain, uma região bastante ampla, mas extremamente charmosa, nos arrondissements 6 e 7; e o animado Le Marais, conhecido como o bairro gay de Paris.

8 – Ouvir música ao vivo no “Showcase”

Chegue antes da meia-noite e você terá entrada franca na Le Showcase, a famosa casa noturna parisiense. O ponto alto são as incríveis performances ao vivo, do rock ao jazz, e com alguns dos maiores DJs do mundo.

Além disso, o Showcase atrai também quem busca uma localização privilegiada, com sua deslumbrante vista sob a ponte Alexandre III.

Onde: Pont Alexandre III, Port des Champs Élysées

9 – Visitar os principais museus no primeiro domingo do mês

Robert S. Donovan / Flickr
No primeiro domingo do mês, você pode visitar o Louvre e outros museus de graça

Uma boa dica para quem planeja uma viagem à capital francesa, é organizá-la em torno do primeiro domingo do mês. A razão é simples: muitos dos principais museus da cidade oferecem entrada gratuita neste dia. Esta é uma ótima maneira de ver três das principais atrações de Paris, sem ter que gastar um centavo (o ônus, porém, são as filas). O Louvre, o D’Orsay e do Centro Pompidou.

No Louvre, você vai encontrar uma das mais impressionantes coleções de arte do mundo; nas três alas do museu, você verá obras de artistas mundialmente famosos, incluindo a incrível Monalisa, de Leonardo da Vinci. Já no Museu d’Orsay, que é a segunda mais famosa galeria de arte na cidade, você será capaz de maravilhar-se com as mais belas obras de arte, incluindo uma interessante seleção de pinturas de Monet. No Centro Georges Pompidou, você não irá se desapontar, já que lá reside uma das mais completas coleções de arte moderna e contemporânea do mundo.

Onde: Museu do Louvre – Cour Napoléon, 1º arrondissement; Musée d’Orsay – 1 rue de la Légion d’honneur; Centre Pompidou – Place Georges Pompidou.
Horários: Museu do Louvre – seg/qui/sab/dom, das 9h às 18h, qua/sex, das 9h às 22h, fechado às terças; Museu d’Orsay – terça a domingo, das 9h30 às 18h (quinta até as 21h45), fechado às segundas; Centro Pompidou – quarta a segunda, das 11h às 21h, fechado às terças.

10 – Relaxar na Place des Vosges

François de Nodrest / Flickr
Crédito: Pantchoa - François de NodrestA Place des Vosges colabora para que Paris seja tão encantadora

Este belo espaço é, na verdade, a mais antiga praça planejada de Paris, criada por Henrique 4 da França, no início do século 17. É um lugar perfeito para relaxar e apreciar a natureza: sente-se próximo da fonte, em um dos bancos, aprecie os artistas de rua ou caminhe por entre a praça para admirar as belas construções ao redor.

Destaque para a antiga residência do famoso escritor Victor Hugo. Pode-se, ainda, visitar algumas das galerias de arte que ficam em torno da praça, muitas das quais, gratuitamente.

Onde: 6 Place des Vosges, 4º arrondissement

11 – Vaguear pelo cemitério Père Lachaise

Oh Paris / Flickr
No cemitério Père Lachaise estão sepultados grande nomes das artes

Père Lachaise é o maior cemitério de Paris e, definitivamente, um local que vale uma visita. Passeie ao longo das diversas alamedas e você passará por uma série de túmulos elaboradíssimos. Nomes famosos estão sepultados por lá, incluindo o vocalista do The Doors, Jim Morrison; o escritor Oscar Wilde; a cantora Edith Piaf; a atriz Sandra Bernhardt, entre outros.

Para ajudar a encontrar o caminho de volta, pegue um dos mapas gratuitos nas entradas, denominadas Porte des Amandiers e Porte Gambetta.

Onde: 16 rue du Repos, 9º arrondissement.

12 – Desfrutar do entretenimento gratuito da Place de la Concorde

Cobrindo mais de oito hectares, a Place de la Concorde é a maior praça de Paris. Localizada no extremo leste da Champs-Élysées, no 8º arrondissement da cidade, em direção à Torre Eiffel, é um ótimo local para trazer sua câmera e fazer belas fotos do marco mais famoso de Paris.

Além disso, a praça é um ótimo local para ficar vendo o mundo passar. Você poderá desfrutar de muita diversão de graça ao redor da Praça, com músicos, dançarinos e artistas de rua dos mais diferentes tipos.

13 – Apreciar a vista da Sacré Coeur

Lima Pix / Flickr
Tanto o interior da igreja quanto a vista valem a visita

A Basílica da Sacré Coeur (Sagrado Coração) é uma impressionante igreja de pedra localizada no topo da colina do famoso bairro de Montmartre. A igreja em si já é um espetáculo e merece ser visitada, mas os arredores e a vista lá de cima é ainda mais espetacular. Tudo de graça. Relaxe, sente-se em uma das áreas verdes e prepare-se para ficar abismado.

Onde: 35 Rue du Chevalier-de-la-Barre.
Horário: diariamente das 6h às 22h30

14 – Conferir um desfile de moda na Galeries Lafayette

Atenção, fashionistas! Que tal assistir a um desfile grátis, com uma mostra do melhor que os designers de renome mundial têm para oferecer? Uma vez por semana, no sétimo andar da chiquérrima loja de departamentos Galeries Lafayette, shows de 30 minutos, com modelos profissionais, mostram as últimas tendências do mundo da moda.

Onde: 40 Blvd Haussmann
Horário: todas as sextas, às 15h

15 – Ouvir um concerto na Igreja Saint-Eustache

Joe de Sousa / Flickr
Aos domingos, você pode ouvir um concerto  gratuito

Se você gosta de música boa e de graça, inclua uma passada na Igreja Saint-Eustache no seu roteiro em Paris. Lá acontecem concertos de órgão gratuitos todos os domingos, às 17h30. O órgão desta igreja gótica, é um dos maiores do mundo, ostentando impressionantes oito mil tubos.

Onde: 2 impasse Saint-Eustache
Horário: segunda a sexta, das 9h30 às 19h, sábado, das 10h às 17h, e domingo, das 9h às 19h.

Compartilhe: