5 cachoeiras imperdíveis na Chapada dos Veadeiros

Por: Catraca Livre Comunicar erro

Sabe aquela viagem que renova a alma? Foi assim na Chapada dos Veadeiros. Decidimos aproveitar o nosso Carnaval em um lugar único, cercado por natureza e repleto de aventuras.

A Chapada dos Veadeiros fica a 243 km de Brasília, cerca de 3h de carro da capital do Distrito Federal. É uma região de cerrado no nordeste do Estado de Goiás. Sua altitude ultrapassa 1.600 metros e é bastante conhecida por sua beleza natural. São mais de 300 cachoeiras espalhadas por três principais municípios: Alto Paraíso, Cavalcante e a pitoresca Vila de São Jorge. Conheça cinco cachoeiras imperdíveis:

1 – Almécegas I
Uma queda de 60 m surpreendente que vai fazer você perder o fôlego


A cachoeira Almécegas I está localizada dentro da Fazenda São Bento, que fica na estrada entre Alto Paraíso e São Jorge. O acesso é fácil e a trilha leva aproximadamente 20 minutos. Você poderá explorar a cachoeira de três maneiras: do mirante, onde você terá um visual incrível de frente para a queda; lá de baixo, onde você poderá mergulhar e ir embaixo da queda e nas piscinas, que ficam na parte de cima, com mini poços ótimos para relaxar. Veja aqui todas as dicas para conhecer a cachoeira Almécegas I.

2 – Santa Bárbara
De encantar os olhos com a sua água cristalina

O caminho é longo até chegar na cachoeira Santa Bárbara, a segunda cachoeira mais visitada da América Latina. Localizada em Cavalcante, a 120 km de Alto Paraíso, é preciso percorrer todos os quilômetros de carro, passando por estradas de terra e riachos.

Chegando na Comunidade dos Quilombos Kalunga, o próximo passo é contratar um guia (obrigatório) para chegar ao acesso da trilha. A trilha leve de aproximadamente 20 minutos nos leva à um cenário maravilhoso: água clarinha, muita natureza e um espaço ótimo para nadar. Veja aqui todas as dicas para conhecer a Cachoeira Santa Bárbara.

3 – Carioquinhas
Dá pra ficar um dia inteiro nas suas piscinas naturais

A cachoeira das Cariocas ou Carioquinhas parece que foi planejada com piscinas naturais espalhadas por todo o lugar. Bate sol o dia inteiro, e é o lugar perfeito para relaxar, pegar sol e nadar. Fora os “aquários naturais” que rendem fotos lindas.

A Carioquinhas está localizada dentro do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Sua entrada fica na Vila São Jorge, a 35 km de Alto Paraíso. A trilha é bem sinalizada e longa, cerca de 1h até chegar no destino final. Veja aqui todas as dicas para conhecer a Cachoeira Carioquinhas.

4 – Vale da Lua
Um cenário totalmente incomum e surpreendente

As formações rochosas que lembram crateras lunares são curiosas e surpreendentes. Um cenário exótico que vai te deixar hipnotizado por alguns minutos e renderá altas fotos usando a criatividade.

O Vale da Lua fica na estrada entre Alto Paraíso e São Jorge. Há uma placa indicando a entrada, e após percorrer alguns minutos de carro em uma estrada de chão e apenas 15 minutos em uma trilha bem leve, você chegará pertinho das enormes crateras. Há 3 piscinas naturais, sendo as duas últimas as melhores para nadar. Veja aqui todas as dicas para conhecer o Vale da Lua.

5 – Cânions 2
A grandiosidade do cânion dá uma sensação incrível de liberdade

Uma enorme fenda entra duas pedras serve de passagem para as fortes águas do Rio Preto. Um cenário incrível para refletirmos como a natureza é perfeita. Além de observá-lo do alto há uma ampla piscina natural formada por essa queda, perfeita para nadar e até observar o cânion de frente.

Os Cânios 1 e 2 estão localizados no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. A entrada fica a 1km do centro de São Jorge, uma das vilas localizadas ao redor do parque. Caso você esteja planejando ficar em Alto Paraíso, você deve pegar a estrada GO-239 em direção à São Jorge. São 37km até lá.

A estrada é excelente, e há ainda mais um trecho de estrada de terra, não mais do que 2km. É importante se programar para não chegar lá e ter uma surpresa indesejada. O parque abre às 8h e é bom chegar cedinho, pois há um limite de visitação diária. Bem sinalizada, a trilha é moderada e, em sua maior parte, plana. São cerca de 5 km de caminhada até os cânions. Veja aqui todas as dicas para conhecer a Cachoeira Cânios II.

Para saber mais sobre a nossa viagem para a Chapada dos Veadeiros, visite o Mala de Aventuras. Veja também dicas de onde se hospedar, como chegar, roteiros e informações importantes e como organizar passo a passo a sua viagem para a Chapada dos Veadeiros.