5 praias imperdíveis para conhecer na Tailândia

Quer fugir do roteiro tradicional - ou dos lugares aonde todo mundo vai? Vem ver nossas dicas!

Por: Catraca Livre

As praias na Tailândia são famosas no mundo inteiro, mas ao viajar para o país você não precisa conhecer apenas aquelas mais badaladas, que todos comentam e sonham ir um dia. Tem muito mais pra explorar, principalmente se o seu objetivo for ficar tranquilo em um lugar paradisíaco ou explorar lugares ainda menos modificados pelo turismo.

Dá uma olhada na lista que montamos com 5 praias da Tailândia que são imperdíveis e ninguém te contou:

AOW LEUK – KOH TAO

Aow Leuk | Foto: Manu Pontual
Aow Leuk | Foto: Manu Pontual

Eu chamo Aow Leuk, em Koh Tao, de “a praia perfeita”. Vou enumerar o porque:

– ela tem areia branquinha e fina

– tem barzinhos e restaurantes com cadeiras e guarda-sóis que não cobram um absurdo

– o mar tem uma boa área rasa, mas afunda rapidamente, ou seja: dá pra nadar como se fosse a Pequena Sereia à vontade

– o fundo do mar não tem corais

– mas tem corais à beça nas laterais, ou seja: o snorkel é maravilhoso

Para completar, tudo isso em um cenário arrebatador, com água azul-transparente-brilhante e uma vista maravilhosa para outras ilhotas. Para chegar lá, é simples: só pegar um transporte que sai das principais praias da ilha. Dá ainda para ir de barco ou à pé, em uma caminhada de 2h (que foi o que fizemos).

Aow Leuk fica na ilha de Koh Tao e chegar lá é superfácil, já que é uma das ilhas mais famosas do país.

FREEDOM BEACH, KOH TAO

Freedom Beach | Foto: Rapha Rotta
Freedom Beach | Foto: Rapha Rotta

Também na ilha de Koh Tao fica a Freedom Beach. É meio difícil chegar lá, dá para ir de barco, por uma trilha pela costa sudoeste da ilha ou pegar uma motoca e chegar perto.

Aqui o mar não é tão bom para nado, mas o cenário compensa e há uma imensidão de corais para explorar de snorkel. Além disso, dá para subir até um mirante lá no alto que proporciona vistas impressionantes da orla.

SUNRISE BEACH, KOH LIPE

Sunrise Beach | Foto: Rapha Rotta
Sunrise Beach | Foto: Rapha Rotta

Koh Lipe é uma ilha no sul da Tailândia, quase fronteira com a Malásia e rodeada de ilhas paradisíacas. Demos uma volta completa à pé pela ilha e nos encantamos com a curvinha entre a Sunset Beach e a Sunrise Beach. Mais especificamente, na verdade, com uma ponta de areia que fica entre as duas, bem mais reservada e em frente a um mar estilo “fundo de tela”, com um mar maravilhoso para nado e ainda uma vista incrível do pôr do sol! Vale à pena cada segundo por ali.

TONSAI BEACH, KRABI

Tonsai Beach | Foto: Rapha Rotta
Tonsai Beach | Foto: Rapha Rotta

Paisagem, tranquilidade, simplicidade e hospitalidade são as principais características de Tonsai. Nos apaixonamos de cara – a praia é rodeada pelas rochas de calcário tão características da Tailândia em um ambiente tranquilo, formando um visual incrível e impressionante. A maré muda bastante ao longo do dia, mas pela manhã até o começo da tarde a praia também era ótima para nado, e lembro com saudades dos dias em que ficávamos lá por horas boiando naquele mar delicioso.

Em volta de tudo isso está uma aura de simplicidade e hospitalidade – todos se falam, compartilham dicas, trocam informação por toda a praia. É um clima muito diferente do que encontramos no restante da Tailândia, realmente acolhedor.

ANDAMAN BEACH, KOH JUM

Andaman Beach | Foto: Manu Pontual
Andaman Beach | Foto: Manu Pontual

Koh Jum não é exatamente uma praia, é uma ilha inteira. E porque ela é especial: é uma das últimas da região de Krabi que ainda não foi tomada pelo turismo. A energia elétrica funciona apenas algumas horas por dia (alguns resorts têm energia 24h via gerador) e nós, por exemplo, não tínhamos ventilador (essa parte era difícil) e tínhamos uma lamparina a óleo para iluminar o quarto e o banheiro (retrô total).

Com tudo isso, o clima é de reconexão, relaxamento, tranquilidade pura. Perfeito para quem quer passar uns dias desopilando do trabalho e da correria do dia a dia.

Além da praia, dá também para alugar uma moto ou contratar um motorista para visitar as florestas e trilhas da ilha.

Por Manu Pontual, sócia-proprietária da Plot