7 bares que você precisa conhecer em Porto Alegre

Encontrar bares que vendam cervejas artesanais em Porto Alegre é uma tarefa fácil nos dias de hoje, afinal a cidade é uma referência nacional no assunto. A capital gaúcha abriga várias cervejarias preocupadas em produzir e oferecer cervejas de qualidade ao sedento público que aumenta dia após dia.

Pensando nisso, o site Viajante Cervejeiro selecionou sete bares que você precisa conhecer quando estiver em Porto Alegre.

Nossa Senhora do Ó

Abertos desde 2009, o Nossa Senhora do Ó oferece uma média de 60 rótulos de cervejas e 6 torneiras com chopes, nacionais e importados.

Toda equipe da casa conhece bem do assunto e servem cada cerveja em seu copo específico, tornando a experiência ainda melhor. Não deixe de provar a porção de coxinhas.

Endereço: Rua Dinarte Ribeiro, 17 – Moinhos de Vento
Horário: Segunda a quarta,  das 17h as 23h30 e Quinta a Sábado das 17h a 0h

Água de Beber

No centro da cidade, com cara e clima de boteco, o Água de Beber foi precursor ao trazer cervejas especiais para Porto Alegre. São mais de 20 anos de atividade, mas claro que na época as cervejas artesanais não marcavam tanta presença nos balcões do bar.

Hoje são mais de 100 rótulos dessas belezinhas, com destaque para as artesanais gaúchas. A cozinha também não deixa a desejar. Prove o Ragu da Nonna, você não vai se decepcionar.

Onde: Rua Vigário José Ignácio, 686, Centro
Horário: Segunda a sexta, das 17h às 23h

Lagom Brewpub Moinhos

Bem amplo, com um grande balcão e várias mesas espalhadas entre os dois pisos do bar, o Lagom (leia-se Lágom) não brinca em serviço.

São 35 torneiras servindo chopes nacionais, importados e os fabricados pelo próprio bar. A temática Viking marca presença. Peça o Hambúrguer Viking e entre no clima.

Onde: Rua Comendador Caminha, 312,  Moinhos de Vento
Horário: Terça e Quarta, das 18h as 1h, e de quinta a sábado, das 18h as 2h

MaltStore – Cervejas Especiais

Uma mistura de loja e bar especializado em cervejas especiais, é o que define a MaltStore. O ambiente é pequeno, porém muito acolhedor e com todo o clima de um bar cervejeiro.

O staff da casa entende muito de cervejas e está sempre disposto a orientar o pessoal.

Onde: Rua Amélia Teles, 396, Bela Vist
Horário: segunda a sábado, das 10h às 22h; domingo das 12h às 22h.

Solar da Coruja

As cervejas Coruja são bem conhecidas no Rio Grande do Sul, assim como o bar Toca da Coruja, na cidade baixa em Porto Alegre. Mas o Solar da Coruja, também da marca, é diferente e está mais para um espaço que reúne arte, cultura e, obviamente, cerveja artesanal.

O Solar fica em um prédio centenário (1906) no centro histórico de Porto Alegre, e sempre promovem exposições, palestras e eventos ligados à arte e gastronomia.

Onde: Rua Riachuelo, 525, centro histórico
Horário: segunda a sábado, das 17h as 22h

Apolinário Bar

O Apolinário é um clássico da cidade baixa em Porto Alegre. Abertos desde 2006, o bar é a sede do Slow Food no Rio Grande do Sul. Não é à toa que incorporaram o conceito que chamam de Slow Food, Slow Beer, onde a preocupação com o que se come e com o que se bebe vigora por ali.

Não deixe de provar o escondidinho de calabresa defumada com a cerveja Rauchbier Weiss da Alenda Bier.

Endereço: Rua José do Patrocínio, 527 – Cidade Baixa – Porto Alegre, RS
Horário de funcionamento: Segunda a Sábado das 18h as 24h

Bierkeller

Aqui você só entra se for convidado, isso mesmo, o Bierkeller é famoso por sua exclusividade. Todos os clientes são, de certa forma, amigos e conhecidos. O bar lembra um antigo armazém, com vários ambientes, inclusive uma passagem secreta, daquelas de filmes em que você empurra a parede e ela se abre.

O Vittorio, proprietário, é uma lenda viva e foi um dos responsáveis pelo crescimento da cerveja artesanal em Porto Alegre. O endereço não foi mencionado justamente para não atrair desconhecidos para o bar.