9 desculpas perfeitas para não fazer intercâmbio

Por: Redação | Comunicar erro
PodIrlanda - podcast sobre intercâmbio na irlanda
As Desculpas Perfeitas para não fazer intercâmbio – PodIrlanda Podcast

Muita gente sonha fazer um intercâmbio cultural. Para umas é muito fácil. Já possuem tudo necessário para viajar. Para outras, é uma tarefa árdua de muito sacrifício para conseguir comprar a passagem. Muitos dizem ter muita vontade, mas diante das primeiras dificuldades, começam a inventar desculpas. Pensando nisso, nós resolvemos listar algumas desculpas comuns e comentamos sobre elas. E aí, você vai continuar com as desculpas?

“Intercâmbio é coisa de Rico”

Muita gente já elimina a busca pelo intercâmbio já no primeiro preconceito.  Acham que intercâmbio e só pra quem tem dinheiro. A Irlanda está aí para desmistificar isso tudo. É um dos lugares mais baratos para se viver essa experiência e quem está fazendo intercâmbio intercâmbio já sabe que tem gente de toda classe social aqui. Além disso, você pode parcelar o pagamento para realizar o sonho.

“Tenho medo de deixar o meu emprego. Vou sair do mercado de trabalho”

Será que eu vou achar outro emprego quando voltar? O que vai acontecer?  Minha empresa Vai fechar as portas pra mim? Para quem já começou a construir uma carreira, sempre dá aquele frio na barriga pensando como será a vida fora do mercado de trabalho, mas o intercâmbio é um investimento a longo prazo na sua vida. E no fim do intercâmbio, você pode voltar com muito mais experiência de vida – que vai tornar você muito mais interessante pra algumas empresas.

“Estou muito velho para fazer intercâmbio”

Esse preconceito até já tratamos no PodIrlanda. Não existe idade máxima para fazer o intercâmbio. Muita gente realiza esse sonho depois dos 30, 40, 50…. E é provável que quanto mais velho, mais experiência você absorva. Mas claro, se você já tem a oportunidade de fazer o intercâmbio antes, aproveite e venha para a Irlanda!

“Eu não falo nada de Inglês!”

Não falar inglês não é um obstáculo. Você vai ter a oportunidade de estar em contato com a língua nativa do país e começará a se comunicar bem mais rápido do que se estiver estudando num curso de inglês no Brasil.

“Vou ter retorno financeiro com o intercâmbio?”

Retorno financeiro não deve ser o objetivo principal do intercâmbio. Pelo menos a curto prazo, a proposta do intercâmbio não é fazer dinheiro. A proposta é aprendizado, que vai te trazer retorno pessoal, primeiramente, e, quem sabe, pode trazer o retorno financeiro a longo prazo.

“O clima não me agrada”

Tem gente que ou escolhe outros países ou então decidem ficar no Brasil mesmo – tudo por causa da temperatura. Mas vou contar um segredo – ir para um lugar com a temperatura diferente do seu país faz parte do aprendizado. Leve em consideração que é por pouco tempo!

“Tenho medo de ir sozinho”

Não precisa ficar com medo de ir sozinho para um país desconhecido! Faça um roteiro com todas as coisas que você precisa fazer durante a viagem e o que deverá falar no aeroporto. Junte uma pastinha com todos os documentos e pé na estrada!

“Não consigo ficar longe da minha família”

A saudade é uma parte difícil do intercâmbio, mas com Skype, redes sociais, telefone baratinho… bom, dá pra matar as saudades com essas ferramentas. Mas aproveite o intercâmbio para curtir e aprender a se virar sozinho!

“Eu não troco isso aqui por nada! “O Brasil é o melhor país do mundo”

Para saber se o Brasil é o melhor lugar do mundo, você precisa olhar para o país com uma perspectiva exterior. Precisa fazer uma comparação mais justa com outros lugares que você visitou… no fim das contas, você vai acabar valorizando certas coisas no Brasil que antes passavam despercebidas. Quem sabe, podemos nos inspirar com as coisas que funcionam melhor em outros países e levar as boas ideias de volta pro Brasil?

Confira a versão em vídeo:

Para mais conteúdo como esse, visite o site do PodIrlanda.

Compartilhe:

1 / 8
1
04:47
Entenda como o fogo na Amazônia virou uma crise internacional
O fogo que consome a Amazônia, maior floresta tropical do mundo, já representa 52,5% de todas as queimadas registradas no …
2
02:58
Como se prevenir de doenças
Você sabe o que são as doenças crônicas não transmissíveis? Hoje, a Dra. Aline Oliveira, médica de família, fala sobre ações …
3
03:13
Kinoplex: o cinema sem defeitos em São Paulo!
Quem disse que cinema de shopping é tudo igual? São Paulo acaba de ganhar um espaço exclusivo, com seis salas …
4
08:59
Vinicius Poit defende Salles como ministro do Meio Ambiente
O deputado federal Vinicius Poit (NOVO-SP) defendeu a permanência de Ricardo Salles como ministro do Meio Ambiente no Governo Bolsonaro. …
5
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
6
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
7
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
8
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …