A intrigante prisão de Dublin, na Irlanda

Moramos um ano em Dublin e hoje viemos compartilhar uma das nossas atrações favoritas por lá, a prisão Kilmainham Gaol. Inaugurada em 1796, o local abrigou a maioria das personalidades-chave envolvidas na luta pela independência da Irlanda.

A Kilmainham Gaol fica na Inchicore Road, próxima à Heuston Station e a entrada para estudante é baratíssima! São apenas 2 euros! Não tem desculpa pra não ir, né?

A Kilmainham Gaol fica na Inchicore Road, próxima à Heuston Station e a entrada para estudante é baratíssima! São apenas 3 euros! Não tem desculpa pra não ir, né?

A visita é feita através de um guia local que te conduz pelos corredores e conta toda a história envolvida na época em que a prisão estava em funcionamento. Tudo é tão interessante que você fica com de boca aberta o tempo inteiro. E eu que nem pisquei? rs

A visita guiada leva cerca de 1h e você ainda pode visitar o museu, que também é interessantíssimo. Vejam as fotos do museu:

A visita começa na capela da prisão onde o guia te faz uma breve introdução histórica relatando através de fotos e videos. Mega interessante pra que curte história como eu e o Vi. :)

Iniciando a parte histórica, essa prisão foi marcada pela detenção dos principais líderes nacionalistas irlandeses, os quais inclusive foram executados na Kilmainham Gaol.

O século 18

Quando Kilmainham Gaol foi inaugurada em 1796, ela era uma das prisões mais modernas da Irlanda. Os prisioneiros eram detidos por roubo, assalto, prostituição e embriaguez. As condições eram precárias. Nos 50 primeiros anos não havia vidro nas janelas e não tinha energia elétrica. Aos detentos era permitido somente uma pequena vela a cada duas semanas. Pão, leite, aveia e sopa estavam entre a refeição listada no cardápio.

The United Irishmen (1798)

O primeiro político a ser preso foi Henry Joy McCracken, líder da rebelião irlandesa, detido em 11 de setembro de 1796. Posteriormente ele foi condenado a enforcamento em praça pública. A “United Irishmen” foi inspirada pela Revolução Francesa e pelos Direitos dos Homens (The Right of Men) de Thomas Paine, cujos objetivos eram transformar a Irlanda em uma república.

O século 19

Em 1803 outro membro do United Irishmen, Robert Emmet foi detido, acusado de traição ao país. Ele foi detido com sua governanta Anne Devlin. Emmet foi acusado como culpado e foi então executado em público na Thomas Street em setembro de 1803. Anne permaneceu na prisão até 1805.

A Grande Fome (1845 – 1850)

Nos últimos anos do período da Grande Fome houve um aumento passivo no número de prisioneiros dando entrada em Kilmainham Gaol. As pessoas “faziam questão” de serem presas porque estando na cadeia seria garantido receber ao mesmo um pouco de comida. Inspetores penitenciários reportaram sérios problemas de superlotação com cinco detentos por cela sendo que era era designada para somente uma pessoa. Vejam como ela é minúscula:

A ala leste (1861)

A espetacular ala leste, conhecida também como Victorian Wing, promovendo um extra de 96 celas, foi inaugurada em 1862.

Durante esse período a prisão era regida pelos princípios do silêncio e da separação. Comunicação entre os prisioneiros era proibida e eles passavam a maior parte do tempo em suas celas. As autoridades da prisão esperavam que os prisioneiros usassem esse tempo para ler a Bíblia e repensar seus crimes.

O século 20

Foi em 28 de fevereiro de 1910 que a prisão foi fechada mas posteriormente reutilizada para abrigar prisioneiros políticos durante o período de 1916 a 1924.

A proclamação da república da Irlanda (1916)

Na segunda-feira de Páscoa de 1916, grupos do Irish Volunteers (voluntários irlandeses) e do Irish Citizen Army (cidadãos do exército irlandês) tomaram conta do GPO (General Post Office – o correio da O’Connell Street que mencionamos aqui) e de mais alguns prédios estratégicos em Dublin e declararam independência em relação ao Reino Unido. Eles resistiram por cerca de uma semana antes de se entregarem.

Kilmainham Gaol foi reaberta para abrigar centenas de homens e mulheres que participaram da ascensão. Entre os dias 3 e 12 de maio de 1916, 14 homens foram executados por fuzilamento na área externa. Existe inclusive um monumento em frente à prisão que representa esses 14 homens assassinados e o local onde aconteciam as execuções está marcado hoje com uma cruz. Notem que não há marcas de tiros na parede pois eles colocavam sacos de areia atrás dos condenados, os quais possuíam um papel branco na altura do coração para facilitar o trabalho dos fuzileiros.

Um dos líderes do movimento republicano, Joseph Plunkett, um dos 14 homens, teve permissão para se casar com sua noiva, Grace Gifford, conforme seu último pedido antes da execução. A cerimônia ocorreu na capela da prisão a apenas algumas horas antes de Joseph ser executado. A Grace relatou depois que pôde ouvir o barulho dos tiros ao ir embora. No museu você encontra a carta de Joseph para Grace com o pedido de casamento. E quando a Grace estava detida, ela fez a pintura a seguir, chamada de “Mural of a Madonna”.

Bom, eu não sei se é só eu e o Vi que amamos esse tipo de passeio mas nós recomendamos pra todo mundo, viu? Juro que não é maçante, muito pelo contrário! A hora passa como um foguete lá dentro.

Mais algumas fotos pra vocês ficarem com vontade de ir…

Esse é o local onde os líderes republicanos ficaram detidos antes da execução de um por um.

A marcação da cruz a seguir fica bem em frente à outra cruz que marca o local das execuções. Essa cruz foi colocada lá para marcar a execução de James Collony, o qual foi condenado à morte por fuzilamento devido à sua participação no movimento republicano. Em 12 de maio de 1916, ele estava ferido e quase morrendo, mas foi transportado por uma ambulância militar que entrou por aquele portão que vocês podem ver na foto. Collony foi levado ao pátio da prisão em uma maca, amarrado a uma cadeira e fuzilado. Seu corpo, junto com os corpos do demais rebeldes, foi jogado em uma vala comum, sem caixão.

Essa era a área de trabalho, pode-se dizer assim, onde os prisioneiros ficavam quebrando as pedras. E a área externa também servia para que eles pudessem tomar sol e se exercitar (sempre em silêncio e sem se comunicarem uns com os outros).

Muitos filmes foram gravados em Kilmainham Gaol, sabiam? Dentre eles:

  • In the name of the Father (1993)
  • Michael Collins (1996)
  • The adventures of the young Indiana Jones (2000) – Love’s Sweet Song
  • The wind that shakes the Barley (2006)
  • The Scapist

Clique aqui para ver todos os outros posts sobre a Irlanda. E se você quiser informações sobre intercâmbio, deixe o seu e-mail nos comentários do blog e peça um orçamento sem compromisso! ;)

Esperamos que vocês tenham gostado! E aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook, seguir a gente no Instagram e se inscrever no nosso Canal do Youtube para não perder mais nenhuma dica.

Curtiram igual a gente? Então COMPARTILHA, vai? <3