Adoniran Barbosa em entrevista para TV Cultura

Adoniran Barbosa participou da série “MPB Especial”, da TV Cultura, em 1972. Com o objetivo de resgatar a memória viva dos expoentes da música brasileira, cada episódio traz fatos e composições marcantes da carreira de determinado artista.

Para abrir o programa, a famosa canção “Saudosa maloca”, a porta de entrada de Adoniran na memória do povo. Esta – que conta sobre o despejo de três homens de um cortiço, demolido para a contrução de um arranha céu – e muitas outras contêm situações duras do cotidiano paulistano, traço típico de suas composições.

Com certa melancolia ou humor, por vezes crítica e muita sutileza, o músico relatou muito da vida das classes baixa e média da cidade de São Paulo e do interior do Estado em suas músicas. Seguindo o tema, segue cantando a composição “Filosofia”, do amigo Noel Rosa.

Também conhecido pela linguagem de apelo popular, inspirada no sotaque caipira, Adoniran inclui no repertório a canção “Conselho de mulher”: “Pogressio, pogressio / Eu sempre iscuitei falar, que o pogressio vem do trabaio / Então amanhã cedo, nóis vai trabalhar (…)”.

Apesar do Bixiga e Vila Esperança serem cenários constantes em suas músicas, Adoniran nunca viveu nesses bairros. “Não sei como é que eu faço samba… nunca morei em Jaçanã e fiz ‘Trem das Onze'”, conta rindo.

Assista ao programa completo e conheça mais traços desta figura do samba que misturou historinhas cômicas às canções, criou personagens e deu voz a problemas e realidades sociais: