Apesar de tranquila, Vancouver tem vida cultural agitada

Por Liliana Albuquerqu​e, em parceria com a CI Intercâmbio e Viagens

A terceira maior metrópole do Canadá, Vancouver é uma cidade tranquila, mas que esconde certa efervescência cultural, insuspeita a primeira vista.

Localizada na província de Colúmbia Britânica, a cidade combina praias e montanhas e é um dos principais destinos de estudantes brasileiros.

Vista da cidade de Vancouver, no Canadá

Vancouver conta com uma ótima infraestrutura, um excelente sistema de transporte e um dos melhores níveis de segurança do mundo. Por dois anos seguidos foi escolhida pela revista “Economist” como a melhor cidade do mundo para se viver, em 2008 e 2009.

A CI (Central Intercâmbio) selecionou algumas dicas de passeios em Vancouver. Confira abaixo:

[tab:Chinatown]

Millennium Gate é a porta de entrada de Chinatown, em Vancouver

Como muitas metrópoles do mundo, Vancouver também tem o seu próprio Chinatown, epicentro local não só da cultura chinesa mas que também revela o ar cosmopolita que a cidade canadense tem. Uma das melhores épocas para se visitar o bairro é justo na virada do Ano Novo chinês, que varia a cada ano em relação ao  calendário ocidental, mas que costuma ser entre o final de janeiro e começo de fevereiro.

[tab:Stanley Park]

Pessoas praticam exercícios no Stanley Park, com a Lions Gate ao fundo

Essa região é bem conhecida pela natureza. Está relativamente perto das montanhas rochosas e de belas praias. Um parque urbano perto do oceano, o Stanley Park também abriga shows de música e exibições de artistas.

[tab:Granville Island]

Vista do mercado público de Granville

Uma zona cheia de opções de compras e lazer onde antes costumavam ficar fábricas. Esse reaproveitamento do espaço hoje em dia abriga mercados, teatros, galerias de arte, além de contar com artistas tocando ao ar livre. Vale a pena nem que seja só para dar uma espiada.

[tab:Museus no Vanier Park]

“ Freezing Water #7”, escultura em aço inoxidável, do artista chinês Jun Ren
Créditos: Stefano Costanzo
“ Freezing Water #7”, escultura em aço inoxidável, do artista chinês Jun Ren

O outro parque famoso da cidade abriga em sua área muitos museus e galerias de arte, entre eles o Museu Marítimo.

[tab:MÚSICA E ARTE]

Vancouver International Jazz Festival – Ocorre todos os anos em junho e traz atrações que se espalham por diversos lugares da cidade. 

Já os amantes das artes plásticas não podem deixar de visitar a Vancouver Art Gallery.

Instalação na entrada da Vancouver Art Gallery

Um dado curioso: muitas produções audiovisuais americanas são filmadas no Canadá, especialmente pela área de Vancouver, porque os custos lá são bem mais baratos. Entre as séries famosas, por exemplo, está “Arquivo X”. Da próxima vez que estiver assistindo a um filme americano, preste bem atenção no cenário: pode ser Vancouver.