Aposentado cria biblioteca itinerante para crianças

Por quatro décadas, o italiano Antonio La Cava, 69 anos, lecionou em sua comunidade, Ferrandina Matera, na Itália. Mas ele sempre achou que a escola deveria ir à criança – e não o contrário. Por isso, ao se aposentar, montou uma biblioteca sobre um veículo de três rodas e viaja pelo país para distribuí-los.

Il Bibliomotocarro/Facebook
Crédito: Antonio SansoneAntonio em sua biblioteca de três rodas, com a qual viaja pela Itália

Antonio já rodou mais de 80 mil quilômetros em sua biblioteca itinerante, que ele decorou com um telhado e uma chaminé para dar a ela um ar de casa de campo. O acervo tem 700 obras, que chegam aos lugares onde faltam livros.

Aos sábados, ele anuncia a chegada com som de órgão. E as crianças esperam por ele na rua.

Il Bibliomotocarro/Facebook
Crianças podem escolher entre 700 títulos para pegar emprestado

 

“Ler deve ser principalmente um prazer, e é por isso que eu acho que trazer a cultura fora dos muros da escola oferece aos jovens a possibilidade de ter uma percepção diferente da leitura”, destacou Antonio ao “Fame di Sud”. Segundo ele, as crianças hoje estão isoladas, passando muito tempo em frente ao computador.

Meninas e meninos são estimulados por ele a escrever. Sugere correções e os leva em seu bibliocarro. “Eu tenho medo de envelhecer em um país em que ninguém lê.”

Compartilhe: