As ilhas na Croácia que você precisa conhecer

 

Não tem jeito, definitivamente a Croácia virou o país queridinho dos brasileiros e, sem dúvida, é um dos lugares que o Nós na Trip mais amou conhecer… tanto que já estivemos por lá 2 vezes e pretendemos voltar muitas outras vezes.

O país é conhecido por suas ilhas paradisíacas banhadas pelo Mar Adriático, e nós escolhemos as seis ilhas na Croacia que você precisa conhecer, coloque na lista e boa viagem.

Hvar é a ilha mais conhecida e badalada da Croácia, já foi frequentada por milionários e celebridades que chegavam com seus iates luxuosos e aportavam bem em frente a Riva. Hoje, o destino se tornou popular e é a parada certa para jovens em busca de praias lindas e muita diversão!!

Hvar é minha ilha preferida, pois ela oferece infra-estrutura, ótimos restaurantes, praias lindas e muita festa!!! E se você curte ilhas como Ibiza e Mykonos, sem dúvida, também irá se apaixonar por essa aqui.

Dicas

  • Tire um dia para conhecer as ilhas do arquipélago de Pakleni, são 20 mini ilhas com praias lindas e em sua maioria sem nenhum agito, perfeitas para um dia sol de descanso.
  • Reserve um jantar em um dos melhores restaurantes da ilha, o Passarola, e peça o típico prato da região e o carro chef da casa, a Peka croata, que é um prato feito no forno a lenha com polvo e legumes. Foi simplesmente o melhor polvo que já comi na vida, desmanchando !!!!
  • Não deixe de curtir um happy hour e assistir ao pôr do sol no famoso Hula Hula, melhor e mais animado beach club da ilha.

Não é tão badalada quanto Hvar mas tem uma das praias mais lindas da região, sem falar que a ilha é conhecida por sua excelente culinária e bom preço. Peixes e frutos do mar super frescos e excelentes vinhos são facilmente encontrados nas diversas tabernas de Vis.

Dicas

  • A praia de Stiniva (foto) é parada obrigatória na ilha, os paredões de pedra formam um piscina de águas claríssimas e ótima temperatura.
  • Não deixe de visitar a Blue Cave e a Green Cave, são dois passeios lindos e as cavernas são incríveis, difícil acreditar na cor da água daquele lugar e o melhor horário para visitar é entre 11h e 12 horas.
  • Almoce no restaurante Pojoda, considerado um dos melhores da Croácia. Sua especialidade são frutos do mar e a carta de vinhos da região também é ótima.
  • Conheça o Forte George, lá de cima tem o melhor e mais lindo visual da ilha.

A ilha de Solta é uma das menos conhecidas mas ela é uma graça e perfeita para quem só quer descanso e fugir totalmente da agitação! Fica super perto da ilha de Brac e ao sul de Split e alguns hotéis por aqui tem praia privada para seus hóspedes.

Dicas

  • Faça um passeio de bike pelas plantações de oliveiras e figueiras que cercam toda ilha, é super gostoso.
  • Não deixe de comprar os azeites produzidos na ilha, são considerados um dos melhores da região da Dalmácia. E também o mel da Tvrdic Honey, que muitas pessoas vão até a ilha somente para comprar esse mel.
  • Na vila de Maslínica você encontra o melhor restaurante da ilha, o Sakajet, pequeno e super charmoso com cardápio variado.

A ilha de Brac é uma das mais conhecidas e a terceira maior da Croácia. A ilha não chega a ser tão agitada quanto Hvar mas recebe uma grande quantidade de turistas no verão, principalmente os apreciadores de esportes aquáticos. Aqui é o melhor lugar da Croácia para prática de Windsurf, parasailing, jet sky, banana boat e surf.

Dicas

  • Não deixe de conhecer uma das praias mais badaladas da Croácia, a Zlatini Rat na cidade de Bol, fica lotada no verão.
  • Assim que chegar no porto, em Supetar, alugue um quadriciclo ou scotter para conhecer de norte ao sul da ilha. As cidades mais conhecidas são Bol e Supetar.
  • Se curtir um agito a noite, vá até a cidade de Milna (uns 20 km de Supetar), onde se concentra restaurantes e bares animados com muitos jovens.

Korcula é conhecida por ser a terra natal do explorador veneziano Marco Polo, ao menos, é o que diz a lenda e também por ter uma herança cultural muito grande. A ilha foi construída no período medieval e tem 4 fortes interligados. É uma cidade super calma, para quem está em busca de um bom vinho e descanso.

Dicas

  • Não deixe de provar o Grk, um vinho branco encorpado, com alto teor alcoólico e sabor distinto, é produzido na ilha e apreciado por muitos turistas.
  • Outra delicia da ilha é a klasuni, uma sobremesa clássica entre os moradores, que são pãezinhos recheados com amêndoas. Facilmente achado na maioria dos restaurantes.
  • A cidade de Vela Luka é a preferida para quem chega de barco e iates e só querem aproveitar o dia boiando nas claras águas do Mar Adriático.

A ilha de Pag é a que fica mais longe de todas as outras mencionadas nesse post, fica ao norte da Croácia, próxima a cidade de Zadar. É considerada a ilha mais festeira de todas com festas non-stop durante todo verão, por isso levou o título de “Ibiza da Croácia”, apesar de eu, sinceramente, achar que nada tem a ver com a vibe de Ibiza, rs. É muito procurada por jovens, principalmente italianos e é consideravelmente mais barata do que qualquer outra ilha no país.

Dicas

  • O leite e queijo de cabra produzidos na ilha são deliciosos… peça qualquer salada que leve o queijo de cabra deles, não tem melhor!
  • Se estiver a procura das tão faladas festas que acontecem 24 horas por dia, se hospede em Novalja (eu fiquei no Big Yellow Hostel e super recomendo), a cidade é lotada de jovens.
  • E é na praia de Zrce que ficam os beach clubs mais famosos da ilha, Papaya, Aquarius e Kalypso. A entrada de todos é grátis (só cobram quando tem algum top dj ou festival), ficam um do lado do outro e você pode entrar e sair a qualquer hora para aproveitar a praia … que na verdade, mais parece um lago artificial, rs.

Sigam o Nós na Trip nas redes sociais: Instagram, Facebook, Youtube, Pinterest e Twitter

Compartilhe: