Assista a entrevista musical com a Velha Guarda da Portela em 1975

Por: Redação

A Velha Guarda da Portela foi fundada em 1972 por Paulinho da Viola, com o objetivo de preservar a história da escola. A formação original contava com Ventura, Aniceto, Alberto Lonato, Chico Santana, Antônio Rufino dos Reis, Mijinha, Manacéa, Alvaiade, Alcides Dias Lopes, Armando dos Santos e Antônio Caetano.

Com o passar do tempo, esta formação foi mudando naturalmente. Em 1975, Monarco ingressa no agrupamento – atualmente, é o membro mais antigo do grupo. Nesse mesmo ano, a Velha Guarda é convidada a participar do programa MPB Especial, da TV Cultura. Entre depoimentos e sambas, integrantes que fizeram carreira no samba e na Portela são eternizados em um registro raro. Entre eles, Chico Santana, Manacéa, Armando dos Santos, Aniceto e Monarco, o único ainda vivo daquela época.

Na seleção de músicas, o hino da agremiação e os clássicos “Lenço” (Monarco e Chico Santana) e “Vaidade De Um Sambista” (Francisco Santana) não ficam de fora. Além da longa lista de sambas, também vale ressaltar que os próprios compositores interpretam suas obras, como “Sinal Aberto”, de Casquinha, e “De Paulo a Paulinho”, de Monarco. Assista:

Parte 1

Parte 2

Parte 3