Beatles pelo mundo: de Liverpool a Mongólia

Há exatos 45 anos, Paul McCartney anunciava o fim dos Beatles. Mas, como sabemos, isso não quer dizer que o grupo acabou no coração dos fãs. Ainda nos dias de hoje é comum inaugurarem estátuas, museus, concertos e covers infindáveis do Fab Four por todo o mundo.

Muito além de Liverpool, o blog de viagens Oysters’ World reuniu os lugares (dos conhecidos aos mais inusitados) que o quarteto passou ou já foi homenageado. Confira!

AMÉRICA DO NORTE

ESTADOS UNIDOS

Nova York – Edifício Dakota

O famoso edifício foi a última residência do casal Lennon e Yoko. John foi assassinado por seu fã, Mark David Chapman, na frente deste prédio em 1980.

Curiosidade: O prédio também serviu de locação para o filme Rosemary’s Baby (O Bebê de Rosemary).

Nova York – Central Park – Memorial Strawberry Fields e Mosaico Imagine

A alguns passos do Edifício Dakota está uma grande homenagem póstuma a John Lennon. O Memorial Strawberry Fields é um espaço de 2,5 acres dentro do Central Park. Lá encontra-se o famoso mosaico Imagine.

Nova York – Aeroporto JFK – Placa comemorativa 50 anos de Beatles nos EUA

Em fevereiro de 2014, completaram 50 anos que os Beatles pisaram pela primeira vez na América. E como primeira parada, o Aeroporto Internacional JFK. A placa que homenageia a data está no Terminal 5 (TWA Flight Center).

Los Angeles – Calçada da Fama

Os Beatles (como banda) e cada um do quarteto já foram homenageados com sua própria estrela, na calçada mais famosa de Hollywood. Confira o endereço onde as estrelas estão:

Beatles – 7080 Hollywood Blvd.

John Lennon, George Harrison, Ringo Starr, Paul McCartney – 1750 Vine Street

Curiosidade: Por incrível que pareça, o último homenageado foi Sir Paul McCartney, que só ganhou seu pedacinho na calçada em 2012!

Los Angeles – George Harrison Tree

George Harrison morreu em 2001 em Los Angeles, e parece que a cidade não esqueceu de seu ídolo. A árvore original foi plantada em 2004, no Griffith Park.

Curiosidade: Em 2014 a árvore morreu devido a um ataque de besouros. Foi tão irônico que vários jornais destacaram desta forma, afinal a árvore do Beatle foi destruída por beetles. Em fevereiro de 2015, um novo pinheiro foi plantado.

Texas – Houston – Estátuas Gigantes

Estas incríveis estátuas dos Beatles, esculpidas pelo artista David Adickes, estão em Shepherd Drive e possuem cerca de 11 metros de altura cada! Vale a pena conferir.

Arkansas – Walnut Ridge – Beatles Park

Os Beatles visitaram a cidade de Walnut Ridge em 1964 e isso rendeu uma homenagem à banda, com direito a um parque e uma escultura.

>AMÉRICA DO SUL

ARGENTINA

Buenos Aires – Museu dos Beatles

Rodolfo Vasquez é um argentino fã de Beatles e parte de sua incrível coleção particular virou museu. The Cavern Buenos Aires é um conjunto de salas com museu, teatro e bar temáticos, tudo sobre o Fab Four.

Rosário – Pub Beatles Memo

Localizado na cidade de Rosário, Beatles Memo é conhecido como “Pub Tributo” ao Beatles. Também possui uma grande memorabilia sobre a banda.

PERU

Lima – Estátua John Lennon

Ao lado do Oceano Pacífico encontra-se uma estátua de bronze de John Lennon, erguida em 2007. Em frente à estátua, um mosaico com a palavra “Imagine”, inspirado no mosaico original situado no Central Park.

AMÉRICA CENTRAL

Havana – Parque John Lennon

Em um dos bancos do parque está sentada a estátua de Lennon. Aos pés deste banco, em um pedaço de mármore está gravado: “Dirás que soy un soñador pero no soy el único“.

Curiosidade: Segundo pesquisamos, o óculos do monumento já foi roubado tantas vezes que, hoje em dia, um segurança coloca (e retira) uma armação na estátua quando turistas querem tirar foto ao lado dela.

Varadero – Beatles Bar

Varadero é uma cidade litorânea de Cuba com ares de Caribe. Se passar por lá e curte um rock’n roll, visite o Beatles Bar. Música ao vivo e estátuas de bronze em homenagem à banda estão no pacote!

ÁSIA

ÍNDIA

Rishikesh – Beatles Ashram
A temporada que os Beatles passaram na Índia foi muito produtiva e também polêmica. O que restou desta visita foi o Ashram que os abrigou e que hoje em dia está abandonado. Mesmo assim é possível a visitação. Veja mais fotos aqui (Daily Mail).

MONGÓLIA

Mongólia – Ulaanbaatar (Ulan Bator) – Monumento aos Beatles

Ulan Bator é a capital da Mongólia e abriga uma bela homenagem ao Fab Four: uma parede com estátuas do grupo e atrás desta parede, um jovem tocando violão representando toda a juventude da Mongólia, dos anos 60-70, que imitava os Beatles e experimentava o gosto da liberdade, mesmo em uma sociedade tão fechada.

EUROPA

ALEMANHA

Hamburgo – Beatles Platz

Hamburgo foi uma cidade muito importante no início da banda. Lá eles passaram uma temporada, ainda desconhecidos do grande público, e ao retornarem a Liverpool já tinham mais estilo, bagagem e experiência musical. Nada mais justo que Hamburgo homenageasse o grupo com uma praça bem localizada na cidade, rodeada por estátuas de cada integrante.

Hamburgo – Beatles Tour

Uma hora de tour na cidade de Hamburgo para visitar os lugares onde os Beatles passaram na época.

Halle (Saale) – Beatles Museum

Mais uma grande coleção que virou museu. Há também uma loja de souvenirs da banda.

BULGÁRIA

Sofia – John Lennon Memorial

O John Lennon Memorial foi inaugurado no 30º aniversário da morte do artista. Através dessas homenagens, percebe-se que povos de países que já foram governados por regimes totalitários têm um sentimento especial por John Lennon e o que ele representava: a liberdade e a paz.

CAZAQUISTÃO

Almaty – Estátuas de Bronze

O conjunto de estátuas de bronze, em torno de um banco de praça, foi inaugurado na montanha Kok Tobe em 2007.

ESPANHA

La Coruña – Estátua John Lennon

Erguida em 2008, esta estátua situa-se em Méndez Núñez Gardens. Todo dia 8 de dezembro, fãs cobrem o monumento com flores, relembrando a morte de John Lennon.

ESCÓCIA

Durness – John Lennon Memorial Garden
In My Life” foi uma música que John Lennon escreveu inspirado na cidade de Durness, na Escócia, onde passava suas férias na infância. Neste jardim, é possível encontrar diversos trechos da canção.

HOLANDA

Amsterdã – Hotel Hilton – Quarto 702 (Bed-In)

O Bed-In foi o mais famoso protesto de Yoko e John. Após se casarem, foram passar a lua de mel em Amsterdam, no Hotel Hilton. Ao invés de pedir privacidade, o casal abriu as portas para a imprensa e passaram uma semana sentados na cama, clamando por paz mundial e pelo fim das guerras. Após isso, repetiram o protesto pacífico em Montreal, no Canadá.

Alkmaar – Beatles Museum
O museu é um projeto privado e abriga o trabalho combinado de dois inveterados fãs holandeses.
Curiosidade: o primeiro violão de John Lennon foi produzido na cidade de Alkmaar.

ISLÂNDIA


Reykjavík – Imagine Peace Tower

A Torre Imagine a Paz, é um memorial oferecido por Yoko Ono a John Lennon. A torre consiste em 15 canhões de luz equipados com espelhos prismáticos que permitem que a coluna de luz alcance 4 quilômetros de altura. A torre é ligada todos os anos, de 9 de outubro (data de nascimento de John) até 8 de dezembro (dia da morte do artista). Ela também é acesa ao final de dezembro e no reveillon.

REPÚBLICA TCHECA

Praga – Muro John Lennon

A homenagem no muro surgiu logo após o assassinato de John Lennon, em um país que ainda se chamava Tchecoslováquia. Na época, as autoridades comunistas desencorajavam os cidadãos a se expressarem artisticamente no muro – sem sucesso.

Curiosidade: em novembro de 2014, o muro foi apagado por um grupo de estudantes de arte. Claro que isso não foi bem recebido pela população e turistas, que logo recomeçaram a pintar as homenagens.

Praga – John Lennon Pub

Perto do Muro, você pode encontrar um pub que também homenageia o ex-Beatle.

RÚSSIA

Yekaterinburg (Ecaterimburgo) – The Beatles Monument

A parede, hoje coberta por grafites, abriga a silhueta do quarteto moldada em metal.

UCRÂNIA

Donetsk – The Beatles Monument

Ao lado do Liverpool Bar e Liverpool Hotel, em Donetsk você encontra esculturas em bronze dos Beatles.

Listamos mais pontos turísticos sobre os Beatles no Oysters’ World. Termine de conferir a lista aqui.