Últimas notícias:

Loading...

Brasileiro ganha o mundo fazendo trabalhos voluntários

Por: Catraca Livre

Ter um período sabático para viajar e conhecer o mundo faz parte do imaginário de inúmeras pessoas. O brasiliense Danniel Oliveira tem realizado esse sonho que, para ele, não se restringe apenas ao conhecimento de outras culturas e a visita aos destinos. Danniel, tem tido a oportunidade de viajar e fazer o bem, realizando trabalhos voluntários.

Em 2010, ele decidiu fazer intercâmbio em Dublin (Irlanda) e, então, descobriu o amor por explorar o mundo. Os seis meses de intercâmbio se transformaram em cinco anos e, nesse período, viajou por 37 países, fazendo amigos, realizando trabalhos voluntários quando possível e descobrindo muito além do que lia nas páginas dos livros e revistas, via navegando pela internet ou assistia em documentários e filmes.

Foto: Arquivo pessoal

A sede por conhecer cada vez mais lugares e contar histórias levou Danniel a ter a ideia de fazer uma viagem longa. Não sabia quando nem para onde iria, mas tinha a certeza de que, no momento certo, ia saber. Assim, em 2014, deu seu primeiro passo e começou a se organizar financeiramente.

Acontece, no entanto, que, no dia 25 de abril de 2015, a notícia do terremoto que devastou o Nepal despertou em Danniel a vontade de ajudar. Buscou notícias dos amigos que moravam no País e ficou chocado ao ter noção de como estava a situação dos nepalenses. Diante das notícias que recebia, buscou o apoio de familiares e amigos e decidiu abandonar a vida estável em Dublin para ajudar aquelas pessoas que precisavam de apoio, comida, dinheiro e moradia.

Dez dias depois da notícia do primeiro grande terremoto (7.9 na escala Richter), o jovem embarcava para uma viagem transformadora. No Nepal, ele ajudou na construção de casas, de escolas, na captação de recursos vindos de todos os cantos do mundo para a compra de comida, de material escolar e para a construção de novas moradias nas vilas do País.

Foram dois meses de trabalho pesado e aprendizado intenso. Danniel conta que a experiência no Nepal foi responsável por muitas mudanças em sua vida. Os bens materiais, hoje, já não têm mais o mesmo valor para ele, permitindo-o desfrutar melhor daquilo que a vida tem-lhe dado diariamente.

“Acredite em você. Acredite mais nas pessoas. Não julgue por aparência. Confie nos seus sonhos acima de tudo e enfrente de cabeça erguida as batalhas que vierem, para que você vença e possa dar os próximos passos da maneira correta”. (Danniel Oliveira)

O envolvimento de Danniel com ações humanitárias começou ainda na faculdade onde participava de grupos que se organizavam para levar comida e doações para pessoas carentes. Fora do Brasil, não foi diferente, por isso, Danniel realizava algumas viagens com o propósito de realizar o bem. Três anos atrás, inclusive, ele estivera no Nepal realizando trabalhos voluntários.

A história de Danniel continua… Agora, ele está de passagem pelo Brasil onde, a convite dos amigos e sem compensações financeiras, tem contado sua história e como o voluntariado tem sido importante em sua vida. O objetivo é despertar nas pessoas o desejo de ajudar ao próximo.

Em novembro, Danniel viaja novamente para fora do Brasil. Seu novo destino é a Áustria onde vai ajudar refugiados da Síria.  De lá, ele segue para a China para dar continuidade à viagem que planejara há mais tempo. A trajetória é longa e está disponível através do site Próxima Parada em que o próprio Danniel conta os detalhes dessa jornada.

Compartilhe:

?>