Brasileiros disputam maior torneio de aviões de papel do mundo

Danilo Silva, campeão brasileiro na categoria tempo

Um simples aviãozinho de papel pode planar por 27,9 segundos e percorrer 69,14 metros! Os recordes são do maior torneio do mundo, o Red Bull Paper Wings, e podem ser quebrados nos dias 8 e 9 de maio, em Salzburg, na Áustria.

Entre os 200 universitários que tentarão o feito estão dois brasileiros. Mas eles terão de treinar muito. Aqui, o goiano Danilo Silva conseguiu fazer seu modelo ficar no ar por 12,01 segundos, e o catarinense Roberto Cidral, que ele chegasse a 30,8 metros.

A final nacional do campeonato foi disputada entre os cinco melhores colocados de cada categoria (distância e tempo), que participaram das etapas classificatórias da competição, em março, em universidades de todo o Brasil. São permitidos dois lançamentos por participante. Podem ser usados diferentes aviõezinhos, e a tentativa mais bem sucedida é a considerada.

Os aviõezinhos precisam ser feitos na hora, com apenas uma folha de papel tamanho A4 (297x210mm) fornecida pela organização, pesando não mais do que 100 gramas. E ela só pode ser dobrada. É proibido rasgar, colar, recortar, grampear ou lastrear o modelo.

Em parceria com qsocial