Caminho do Vinho é achado rural do Paraná

Entre as atrações destacam-se os parreirais, a culinária típica dos italianos e o cenário bucólico

Imagine-se percorrendo parreirais cultivados por descendentes de italianos e se esbaldar em restaurantes com comidas típicas, cafés coloniais e vinícolas familiares. Este é o cenário do Caminho do Vinho, um dos 23 roteiros selecionados pelo projeto Talentos do Brasil Rural, que tem por objetivo valorizar a cultura de agricultores familiares, gerar emprego e agregar valor à produção.

Quem viajar pelo Caminho do Vinho pode experimentar a bebida de diferentes vinícolas

O roteiro Caminho do Vinho fica em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba (PR). Ainda compõem o passeio atrações como um museu do vinho, a venda de produtos coloniais, um pesque e pague e uma pista de velocross para os turistas mais animados.

Além das vinícolas em si, os turistas podem aproveitar a tranquilidade do campo

Um dos requisitos para escolha dos roteiros é o acesso a menos de três horas de uma das cidades-sede da Copa do Mundo, considerando meio terrestre ou aquaviário.

O roteiro fica a 5 km do aeroporto internacional Afonso Pena e a 26 km do centro de Curitiba. O acesso pode ser pela entrada de São José dos Pinhais (Via Av. das Torres),  BR-277 e BR-116 (contorno leste).

Para circular pelo roteiro, recomenda-se um veículo de passeio ou contratar um serviço de turismo receptivo. Os interessados podem comprar o passeio pela Linha Turismo com partidas aos finais de semana (sábado às 13h30 e domingo às 11h) a partir do Shopping São José, no centro de São José dos Pinhais.

Atrações

As construções também são interessantes, como essa da Vinhos Vô Vito

Vinícolas – Adega Bortolan, Cantina Della Mamma, Vinhos Dom Roberto Perbiche, Vinhos Don Gabriel, Vinhos Irmãos Juliatto, Vinhos do Italiano, Vinhos Laureanti, Vinhos Pissaia, Vinhos Vô Dide e Vinhos Vô Vito.

Restaurantes – Bosque Italiano, Casa Laureanti, Don Gabriel, Dulce Restaurante, Frutos da Terra, Panela de Barro, Sol e Lua, Sitio Rio Pequeno e Vô João.

A alimentação também é uma atração à parte, com diversas opções

Cafés coloniais – Casa Bela Café, Casarão Café Colonial, Dulce Café Colonial, Grimpa Verde Café colonial e Vanille Café Colonial.

Outras atrações – Armazém do Mazza, Casa do Artesanato, Chácara e Pousada Bella Vite, Encantos do Jardim, Glória Doces e Salgados, Minhocário Martins, Pesk e Pague Beira Rio, Pesk e Pague do Cachimbo, Velocross e Vinhos Dom Roberto Perbiche – Museu e Samuleria Mergulhão.