Celulose aumenta resistência do cimento

Pesquisadores da Universidade Purdue, nos Estados Unidos, descobriram uma maneira de deixar o concreto ainda mais resistente: com celulose. Nanocristais do material ajudam a hidratar o concreto depois de misturado, o que evita que ele fique com poros e defeitos que prejudicam a resistência e a durabilidade. Os cientistas demonstraram que, com as partículas, a resistência à tração do concreto aumenta em 30%.

Tem mais: além de melhorar a resistência, os nanocristais de celulose podem ser refinados a partir de subprodutos gerados nas indústrias de papel, bioenergia e celulose. “Este é um material abundante e renovável, que pode ser extraído a partir de matérias-primas de celulose de baixa qualidade que são produzidas em vários processos industriais”, disse Pablo Zavattieri, professor associado da Faculdade de Engenharia Civil Lyles, que participou da pesquisa.

Nanocristais_de_celulose
Imagem de nanocristais de celulose; crédito: Divulgação

 

Os nanocristais são obtidos a partir de estruturas chamadas de microfibrilas de celulose, que ajudam a dar força, leveza e resiliência às plantas. Seu tamanho é de 1/1.000 da largura de um grão de areia.

Segundo os cientistas, os nanocristais de celulose podem ser usados para criar uma nova classe de materiais de diversas aplicações, como reforço de componentes da indústria da construção civil e de componentes automotivos.

Compartilhe: