Celulose aumenta resistência do cimento

Pesquisadores da Universidade Purdue, nos Estados Unidos, descobriram uma maneira de deixar o concreto ainda mais resistente: com celulose. Nanocristais do material ajudam a hidratar o concreto depois de misturado, o que evita que ele fique com poros e defeitos que prejudicam a resistência e a durabilidade. Os cientistas demonstraram que, com as partículas, a resistência à tração do concreto aumenta em 30%.

Tem mais: além de melhorar a resistência, os nanocristais de celulose podem ser refinados a partir de subprodutos gerados nas indústrias de papel, bioenergia e celulose. “Este é um material abundante e renovável, que pode ser extraído a partir de matérias-primas de celulose de baixa qualidade que são produzidas em vários processos industriais”, disse Pablo Zavattieri, professor associado da Faculdade de Engenharia Civil Lyles, que participou da pesquisa.

Nanocristais_de_celulose
Imagem de nanocristais de celulose; crédito: Divulgação

Os nanocristais são obtidos a partir de estruturas chamadas de microfibrilas de celulose, que ajudam a dar força, leveza e resiliência às plantas. Seu tamanho é de 1/1.000 da largura de um grão de areia.

Segundo os cientistas, os nanocristais de celulose podem ser usados para criar uma nova classe de materiais de diversas aplicações, como reforço de componentes da indústria da construção civil e de componentes automotivos.

Compartilhe:

1 / 8
1
04:47
Entenda como o fogo na Amazônia virou uma crise internacional
O fogo que consome a Amazônia, maior floresta tropical do mundo, já representa 52,5% de todas as queimadas registradas no …
2
02:58
Como se prevenir de doenças
Você sabe o que são as doenças crônicas não transmissíveis? Hoje, a Dra. Aline Oliveira, médica de família, fala sobre ações …
3
03:13
Kinoplex: o cinema sem defeitos em São Paulo!
Quem disse que cinema de shopping é tudo igual? São Paulo acaba de ganhar um espaço exclusivo, com seis salas …
4
08:59
Vinicius Poit defende Salles como ministro do Meio Ambiente
O deputado federal Vinicius Poit (NOVO-SP) defendeu a permanência de Ricardo Salles como ministro do Meio Ambiente no Governo Bolsonaro. …
5
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
6
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
7
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
8
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …