Cidades brasileiras que vão te deixar com a sensação de estar em outro país

Por: Catraca Livre

 O GuiaViajarMelhor.com listou alguns dos destinos brasileiros mais surpreendentes. Uma das características mais marcantes do Brasil é a mistura de raças, cores e culturas espalhados de norte a sul. Sendo berço de diversas etnias, conseguimos perceber resquícios de diferentes colonizações em diversos lugares.

Cidades com características europeias ou até mesmo algumas que parecem ter parado no tempo garantem belezas únicas. Confira nossa lista mostrando algumas regiões que parecem verdadeiros cenários.

Holambra – SP

A cidade mais holandesa do Brasil é também campeã na produção de flores. É na cidade que encontra-se o maior moinho da América Latina. Além da Expofora, megaevento anual realizado em setembro, há floriculturas e propriedades abertas para visitação o ano todo. A influência holandesa aparece também na arquitetura, no museu “holambrês” e em restaurantes e docerias.

Mariana – MG

Foi a primeira vila de Minas Gerais, a primeira capital do estado e a cidade mais rica do Ciclo do Ouro. Ao longo do tempo, Mariana perdeu espaço para Ouro Preto, mas ainda atrai turistas graças ao casario colonial, às igrejas e aos artesãos.

Blumenau – SC

Blumenau, situa-se ao nordeste do Estado de Santa Catarina, a aproximadamente 140 quilômetros de Florianópolis e é conhecida por manter as tradições germânicas de seus colonizadores. Além da tradicional Oktoberfest, a cidade oferece opções de roteiros históricos que entretêm milhares de turistas que visitam o Médio Vale do Itajaí durante todo o ano.

Alcântara – MA

Conhecida como “a cidade que parou no tempo”, Alcântara guarda um conjunto de mais de 300 construções coloniais, muitas em ruínas. Algumas antigas residências que pertenceram aos barões ainda exibem marcas da ostentação, como sacadas de ferro, mirantes e azulejos trazidos de Portugal.

Pomerode – SC

Pomerode é uma cidade com cerca de 30 mil habitantes. Tranquila e charmosa, é reconhecida pela forte tradição alemã,  belezas naturais e ótima qualidade de vida. Há mais de um século, o município preserva os traços culturais herdados dos colonizadores vindos, na maioria, da Pomerânia, região do norte da Alemanha.

Olinda – PE

Olinda é uma cidade que fica a 6 km do Recife, que é a capital do Estado de Pernambuco. Olinda foi fundada pelos portugueses em 1537, ocupada pelos holandeses de 1630 a 1654, resgatada pelos portugueses. O centro histórico tem cerca de 70 hectares e está sobre 7 colinas.

Campos do Jordão – SP

Conhecida como a “Suíça Brasileira”, Campos do Jordão tem entre seus visitantes celebridades e personalidades. Entre suas vilas, a mais badalada é Capivari. Cercada por um forte clima europeu e dona de uma variedade gastronômica, a vila é o point preferido dos turistas na alta temporada.

Pirenópolis – GO

Pequena cidade do interior de Goiás, tombada como Patrimônio Nacional, que conserva seu aspecto antigo e bucólico, cercada de morros e cachoeiras. Um retrato vivo da história goiana, onde um povo hospitaleiro, alegre e festivo, convive com um ambiente de extrema beleza natural.

Gramado – RS

A sensação de viajar para Gramado parece a de quem visita um cantinho da Europa, pelas inúmeras referências ao Velho Continente, das atrações turísticas até as ruas, construções, restaurantes e lojas.

Domingos Martins – ES

Colonizada por imigrantes alemães e italianos, a cidade de Domingos Martins preserva a cultura européia através das construções típicas, das festas folclóricas e da gastronomia – o distrito de Aracê, a cerca de 50 quilômetros do Centro, é repleto de bons e agradáveis restaurantes.

Ântonio Prado – RS

O município de Antônio Prado possui um Patrimônio Histórico e Artístico, constituído por casas de madeiras e alvenaria, que foram construídas no final do século 19 pelos imigrantes italianos. Essas casas foram tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com 48 edificações localizadas nas principais ruas do centro da cidade. É o maior acervo arquitetônico em área urbana referente à Imigração Italiana no Brasil.

Paranapiacaba – Santo André – SP

Paranapiacaba está localizada em Santo André na região do Grande ABC em São Paulo. A vila ferroviária, construída por uma companhia inglesa a partir de 1860 é considerada patrimônio histórico nacional e oferece uma série de atividades relacionadas ao turismo cultural e ambiental.

Caminho das Pedras, Bento Gonçalves – RS

Um dos mais bonitos passeios de Bento Gonçalves é o que leva à colônia São Pedro, a 13 quilômetros do Centro. O roteiro de sete quilômetros passa por 28 construções em pedra e madeira, formando um cenário que remete à região Norte da Itália.

Fotos: Iván Utz, Anechoic_Photos, Ruy Barbosa Pinto, Bruno Luigi, Luiz Felipe Sahad, Aline Mil, Paulo Rocha, Francisco Aragão, Generoso Mrack, Milan Zunic, Alex Portes, Marco Guinter Alberton, Luciano Secchin, André Gimenes, Michael Guimarães, Miriam Faleiros, Robs Gilli, Levi Benecioto.