Cinco motivos para você viajar sozinho

Adora viajar, mas não tem companhia? Para um número cada vez maior de brasileiros, isso não é um problema. Em uma pesquisa do MTur (Ministério do Turismo), divulgada em 2014, 17,8% dos brasileiros revelaram a intenção de viajar sem a companhia de um amigo ou familiar. Em janeiro do ano passado, eles representavam 12,6%.

“A facilidade de encontrar informação online e, principalmente, nas redes sociais, colabora para que as pessoas se sintam mais confiantes e optem por viajar sozinhas”, afirma Maria José Giaretta, professora do curso de Turismo da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Mas quem viaja sozinho precisa, sobretudo, estar atento aos próprios limites e a tudo o que acontece ao redor. E é justamente essa postura de atenção interna e externa que pode trazer os maiores benefícios da viagem.

Apesar de um bom companheiro ser muito divertido e empolgante, eu sempre fui uma grande defensora de viagens por conta própria, ha muitas vantagens em viajar sozinho!

Aqui estão seis razões que você deve planejar sua próxima viagem com você e só você!

1 – Autoconhecimento

Viajar sozinho é assustador e desafiador … e pode ser até frustrante às vezes. Quando a viagem é muito longa existem momentos que o viajante quer desistir e ir para casa mais cedo. Você acaba se sentindo perdido e solitários. Mas é ai que o desafio começa, porque após esses dias de solidão, coisas incríveis acontecem e te dão forças para continuar. Empurrando através desses momentos sombrios e ser completamente auto-suficiente nas situações mais desconfortáveis ​​constrói o caráter, coragem e a autoconfiança; em última análise, forçando-o a perceber que você é capaz!

2 – Novas amizades

Quando você está sozinho aprende que pessoas ao redor são muito importantes, com isso você se torna mais aberto a novas amizades, conversa mais a vontade e se torna facilmente acessível.  Você fará amigos para a vida toda, pessoas que como você estavam na estrada em busca de algo a mais ou apenas curtindo as férias.

3 – Valorizar o que é importante

Longe das pessoas que você ama com apenas uma mochila nas costas, ou uma mala na mão, viagem por conta própria ajuda você a apreciar plenamente o que é importante na vida. Você percebe que não precisa de muito para ser feliz e esquecer rapidamente sobre seus bens materiais deixados para trás em casa. E aprende a pensar mais nas pessoas que você ama e como você pode fazer para vê-las felizes.

4 – Liberdade

Quando se viaja sozinho, você é o chefe. Você decide para onde ir, o que fazer, onde comer e que se encontrar. Sem disputas sobre itinerários de viagem. Ficar na cama o dia todo, ou tomar um trem para o próximo país – você tem a liberdade de fazer o que quiser!

5 – Aproveite o presente

Viajar por conta própria em um lugar desconhecido, pode se tornar uma maneira de se refletir muito sobre o seu passado e o seu futuro! E pode acreditar, isso pode tomar muito tempo da sua viagem. Então tente praticar o presente, aproveite para observar cada detalhe a sua volta, sentir o vento batendo no rosto o barulho do mar, entre outros. Você vai ver que o presente pode te ensinar muita coisa.

Saiba outros motivos para viajar sozinho no Embarque Aqui.