Clementina de Jesus é homenageada por sua relevância na música

Entre as várias versões sobre como Clementina de Jesus, uma empregada doméstica de 62 anos, chegou aos palcos como cantora, a mais provável talvez seja esta a seguir. Em agosto de 1963, ela foi descoberta pelo produtor musical Hermínio Bello de Carvalho. Pouco depois, sua voz inconfundível conquistou uma multidão e, ao longo dos anos, uma eterna admiração.

Mesmo que tardiamente, ela grava mais de 120 músicas sendo considerada uma das maiores intérpretes do Brasil. Em 1985, toda sua majestosidade é confirmada por Dona Ivone Lara que, em parceria com Délcio Carvalho, lança uma canção em homenagem a Clementina. O tributo foi intitulado de “Rainha Quelé“, o apelido da cantora.

Em 2011, Werinton Kermes dirige o documentário homônimo à composição valorizando o resgate das raízes do samba enquanto a bossa nova atingia seu auge. Distante do cantar baixinho de João Gilberto, Clementina é relembrada por grandes nomes da música brasileira como João Bosco, Paulinho da Viola e Cristina Buarque, no ano em que completaria seu 110° aniversário.

Assista ao trailer de “Clementina de Jesus – Rainha Quelé”:

Este ano, em que ela completa 5o desde sua aparição pública, o Samba em Rede presta sua homenagem a intérprete relembrando um de seus sucessos: