Como tirar passaporte: dicas e passo a passo

Por: Nós Na Trip

Nós na Trip resolveu escrever esse post não apenas para tirar todas as suas dúvidas quanto ao passaporte, seja ele comum ou de emergência e dicas para conseguir “furar a fila” no agendamento mas principalmente para fazer um alerta: tire seu passaporte o quanto antes mesmo que não tenha nenhuma viagem planejada.

E falo isso porque a pessoa viajada aqui acabou de passar por um quase perrengue e por pouco não tive que cancelar um viagem simplesmente porque meu passaporte está para vencer e a Polícia Federal está com um atraso grande na entrega de passaportes mas conto meu drama (e também a solução) logo ali embaixo!!

Passo a Passo

Tirar passaporte é algo bem simples, se você está lendo esse post porque será seu primeiro passaporte, saiba que o procedimento não requer nada além de documentos de identificação e a taxa de pagamento paga ( atualmente no valor de R$ 257, 25).

Como solicitar:

1º – A primeira coisa a se fazer, é entrar no site da Polícia Federal e na aba de serviços clicar em passaporte  e escolher a opção requerer passaporte (para brasileiros).

2º –  Em seguida preencha o formulário de solicitação de passaporte –  o formulário é básico e você deve preencher com seus dados pessoais, documentos e e-mail para contato. Ainda no formulário você poderá escolher qual cidade será atendido, escolha a sua e clique em gerar protocolo. Esse número de protocolo será necessário na hora de agendar seu atendimento.

3º – Pague a taxa de emissão – após preencher o formulário o site irá gerar uma GRU (guia de recolhimento da União) que deverá ser paga dentro do prazo de validade ( a validade é de uns 20 dias) e também deverá ser levada no dia de seu atendimento com os demais documentos! Não esqueça !!

4º – Agende o atendimento – Após o pagamento CLIQUE AQUI PARA CONTINUAR LENDO

Compartilhe:

Tags: #passaporte