Como viajar o mundo para sempre (e trabalhar enquanto viaja)
Confira um passo a passo com todas as dicas e macetes da Amanda Barbosa, do blog Por Uma Vida Mais Rica, para aqueles que sonham em fazer da viagem o seu estilo de vida, e ainda trabalhar durante o tempo na estrada!
Muitos de nós vêm se perguntando como é que essas pessoas que vivem viajando, conseguem se manter dessa forma por tanto tempo, sem que tenham ganhado na loteria, vendido todos os seus bens ou economizado dinheiro durante uma vida inteira.
Primeiro de tudo, não é necessário passar décadas guardando dinheiro para começar uma viagem de longo período. Muitas pessoas pensam de forma equivocada a esse respeito, e com isso acabam se arrastando por anos sem que consigam dar esse passo. Hoje em dia, fazer da viagem um estilo de vida está dentro da possibilidade de muitas pessoas e, para você que sonha com essa vida, aqui estão algumas dicas que te ajudarão a tornar isso uma realidade:
Como viajar gastando menos
Antes de começar a falar sobre as opções de como viajar gastando menos, é muito importante que você aprenda a viver gastando menos. Você deve começar a aplicar isso desde já, mesmo que ainda não tenha começado sua viagem. Ou seja, se você possui hábitos caros, esses hábitos não poderão te acompanhar durante sua viagem, caso contrário, só irão te trazer despesas desnecessárias.
Avalie o quão cara é a sua vida atual. Antes de começar a viajar, comece a prestar atenção nas suas despesas atuais e veja até onde elas vão. Você costuma comer muito fora? Você investe muito dinheiro no seu carro, ou no pagamento de seguros e despesas em geral?
Uma boa notícia é que, se você começar a viajar por um longo período, você automaticamente deixará de ter alguns gastos, como as parcelas do seu carro, IPVA e combustível, entre outros custos fixos que temos quando vivemos em um só lugar.
Além disso, você precisa estar disposto a abrir mão de alguns hábitos como café, cigarros e aquela cervejinha. Pode não parecer, mas essas pequenas coisas fazem uma tremenda diferença na sua conta bancária no final do mês. Para se ter uma idéia, se você conseguir economizar o equivalente a 7 dolares por dia, será suficiente para pagar o aluguel mensal de sua cabana em alguma praia na Tailândia!
Alguns outros hábitos que você pode considerar para baratear o seu estilo de vida durante uma viagem: ter uma dieta vegetariana (além, é claro, de ser mais saudável), e aprender a cozinhar em casa. Em muitos países, você vai passar a maior parte do seu tempo usando o transporte público ou uma bicicleta, ao invés de um carro. Você pode também dividir a casa onde mora com outras pessoas.
Essas mudanças irão te ajudar muito a fazer o seu dinheiro render mais!
Depois de aprender como diminuir seu custo de vida, aqui estão mais algumas dicas para você economizar durante sua viagem:

1. Venda tudo aquilo que você não irá levar com você na sua próxima viagem. Não existe nenhum item que você não possa viver sem, a não ser suas roupas básicas, comida e as ferramentas que você usa para fazer dinheiro, como o seu computador, por exemplo. Isso irá dar uma incrementada nas suas finanças e te permitirá viajar apenas com o que você realmente precisa, ao invés de ter que alugar um galpão ou um quarto para estocá-las. Anuncie suas coisas em sites como o Ebay, craigslist, gumtree – caso esteja fora do país – ou no Mercado Livre e OLX.
2. Procure ficar hospedado em lugares com cozinha (muitos hostels possuem), para que você possa preparar sua própria comida. Ou então, tente comer fora durante o almoço ao invés de jantar, já que muitos lugares possuem menus executivos que são muito mais em conta. Não coma em lugares turísticos, pois são absurdamente mais caros. Informe-se com pessoas locais sobre lugares onde fazem suas refeições.
Como encontrar passagens aéreas baratas
A passagem de avião, com certeza é uma das coisas que pesam bastante no orçamento de quem viaja muito. Mas, se você souber onde procurar, encontrará diversas formas de fazer com que isso se torne algo muito mais em conta. Aqui estão algumas regras:
1. Nunca procure passagens em sites de companhias aéreas. Ao invés disso, use ferramentas de busca, onde você pode conferir e comparar tarifas de diversos sites de viagem de uma só vez. Procure comprar as passagens em torno de 3 meses de antecedência. Veja qual o dia mais barato na semana ou no mês próximo, que você precisa voar – você pode economizar centenas de dólares voando um único dia antes ou depois! Faça varias pesquisas nos sites a seguir, até que consiga os melhores resultados:
– www.adioso.com – Nesse site, você pode digitar na caixa de busca a região que você gostaria de visitar, como por exemplo: sul da Ásia, no meio de maio por três semanas, e ele irá sugerir os vôos.
2. Para vôos de longa distância, que atravessam continentes, use flightfox.com. Por US$ 49, você pode economizar muito, além de ter ótimos upgrades. Se o seu objetivo é voar bastante, você pode usar passagens de volta ao mundo, que custam em torno de 3.000 euros dependendo do número de continentes que pretende visitar. Você pode encontrá-las atraves dos sites airtreks.com ou flightcentre.com.
Como encontrar hospedagem gratuita ou barata
Para aqueles que optam por ficar apenas alguns dias em cada lugar, é possível reduzir custos buscando hotéis que oferecem ofertas de última hora, em sites como laterooms.com, lastminute.com, hoteltonight.com, priceline.com, hotwire.com.
Mas, se você está viajando por longo período, não há a menor necessidade de se gastar fortunas em hotéis. Ao invés, disso você pode:
– Se hospedar de graça com couchsurfing;
Ponte Vecchio, Florença – Itália[/img]
– Se você é bom em línguas, você pode ser um tradutor e encontrar trabalhos em sites como o proz.com.
– O site Upwork, oferece oportunidades de trabalho freelance como escritor, revisor de textos, tradutor, web designer, locutor e muitas outras opções. Sites brasileiros no mesmo segmento: Freelancer.com, 99 Freelas, Workana, Prolancer e NearJob.
– Ensine a sua língua nativa através da internet. Você pode se tornar um professor no site Italki e levar seus estudantes para qualquer lugar do mundo!
– Para conseguir receber pelos seus trabalhos, o ideal é que você crie uma conta de negócios no PayPal, porém tenha em mente que taxas serão cobradas pelas suas transações e saques.
Um beneficio de trabalhar por conta própria é que você pode ganhar dinheiro em uma moeda forte como o euro/dólar/libra e gastar em um país onde a moeda é desvalorizada, como India, Tailândia, Argentina e Equador. Essa é uma das técnicas que nômades digitais usam para viajar por mais tempo.
Bom, acho que esse post tem motivos suficientes para você repensar na vida, certo?
Curta, compartilhe e comente a matéria aqui embaixo! :)
Saiba mais dicas sobre como economizar durante uma viagem e ainda agregar experiências inesquecíveis no caminho, no blog Por Uma Vida Mais Rica, e assistindo ao vídeo abaixo. Aproveite para assinar o Canal Por Uma Vida Mais Rica no YouTube e receba muitas outras dicas!
Siga-me no Facebook e Instagram