Conheça 10 ecovilas brasileiras

Por: Redação Comunicar erro

As comunidades sustentáveis vêm ganhado cada vez mais espaço no Brasil. Inspirada nas comunidades alternativas dos anos 60, as ecovilas, como são chamadas hoje, surgiram na Europa, mais precisamente na Escócia.

São três as bases conceituais que sustentam a ideologia das ecovilas: a vida em harmonia com a natureza e suas leis; a convivência fraterna e solidária e um estado de consciência elevada.

De acordo com a GEN (Rede Global de Ecovilas), maior entidade do setor, existem mais de 15 mil ecovilas espalhadas pelo mundo que abrigam de 20 e 3 mil pessoas. Não existem dados sobre o número dessas comunidades no Brasil

O site Nômades Digitais selecionou 10 ecovilas brasileiras para você visitar, ou, por que não, morar.

Clareando (Serra da Mantiqueira – São Paulo)

Condomínio rural que segue a proposta de viver em harmonia com a natureza, é considerado um dos principais do estado. A localização, entre as cidades de Piracaia e de Joanópolis, é pra lá de privilegiada, pois se situa entre vales e montanhas da Mata Atlântica.

Arca Verde (São Francisco de Paula – Rio Grande do Sul)

A infraestrutura segue com foco na permacultura – método de organização sustentável –, incluindo hortas e agrofloresta, alojamento coletivo, cozinha e refeitório comunitários, espaço social e espiritual, ateliês, galpões e oficinas, espaço para as crianças, lotes de uso particular, familiar e coletivo, entre outros.

Viver Simples (Itamonte – Minas Gerais)

Formado por um grupo de 13 famílias, o condomínio rural tem área de cultivo, um centro de aprendizado onde são oferecidos cursos, 10 chalés para visitantes e uma cozinha comunitária.

Ecovila Sítio das Águias (Lindolfo Collor – Rio Grande do Sul)

A 70 km de Porto Alegre, entre Novo Hamburgo e Nova Petrópolis, os nove hectares que compõem o Sítio das Águias foram elevados de um centro espiritual para uma ecovila de respeito, que propõe a alimentação saudável, harmonia entre os moradores e a natureza, além de reunir atividades num centro de lazer e vivências.

Asa Branca (Brasília)

O Centro de Permacultura Asa Branca é uma das principais referências em projetos de sustentabilidade no Brasil. Localizado a 23 km do centro de Brasília, abriga interessados em serviço voluntário e está aberto a visitações através de turismo ecopedagógico para até 15 pessoas.

Aldeia Arawikay (Antônio Carlos – Santa Catarina)

Nas colinas de Alto Rio Farias, numa área rural, a aldeia tem como meta principal a preservação e recuperação florestal de 80% da área original, dentro de 17,7 hectares.

Flor de Ouro Vida Natural (Alto Paraíso – Goiás)

Turistas e demais simpatizantes de um modo de vida alternativo se reúnem nesta ecovila que existe há mais de 30 anos. Localizada na região da Chapada dos Veadeiros, ela organiza diversos eventos em prol da espiritualidade e da harmonia com o corpo e com a natureza.

Ecovila da Lagoa (Planaltina – Goiás)

Quem busca por esportes, este é o lugar certo. A ecovila está às margens da Lagoa Formosa, onde podem ser praticadas modalidades aquáticas como stand up paddle e kitesurf. Além disso, tem pista de skate, mountain bike, rappel, trekking, escalada e corrida de aventura. A estrutura recebe famílias e grupos em seu camping, albergue e bangalôs.

El Nagual (Rio de Janeiro)

Fundada por dois estrangeiros há mais de 20 anos, os princípios dessa famosa ecovila carioca visam promover a gestão sustentável de recursos, implantar estudos de zoneamento e planejamento de ocupação do solo, vivenciar boas práticas de convívio e, assim, preservar e respeitar o meio em que vivem.

Caminho de Abrolhos (Nova Viçosa – Bahia)

Ainda em vias de execução, é um empreendimento sustentável, parte de uma incorporadora, com facilidade de aquisição e financiamento próximo a um lugar de dar inveja a qualquer vizinho: o arquipélago de Abrolhos. Com base na consciência ecológica, as construções variam de tamanho e estilo, e, consequentemente, de preço.

O local ainda terá áreas de lazer e um clube de férias, mas parece fugir um pouco do conceito principal de uma ecovila, embora não possamos julgar por enquanto.

E aí, já escolheu a sua preferida?

Via Nômades Digitais