Conheça 4 deliciosos pratos típicos da culinária portuguesa

Por: Catraca Livre

Conhecer a gastronomia de um lugar é explorar por meio de temperos e condimentos a cultura e história de uma região. Na visita gastronômica à Portugal, conhecemos 4 pratos deliciosos de dar água na boca e apresentamos-os aqui:

Crédito: LEONARDO MACEDONIO 

1- Francesinha – o nome é Francesinha mas o prato é típico Portuguesinho. O prato é original da cidade de Porto e reúne vários sabores juntos. Pão, linguiça, salsicha fresca, carnes, (que pode variar entre carne de vaca ou lombo de porco), coberta com muito queijo derretido e gratinado. O diferencial deste prato é o molho que vai no topo que é composto de tomate, cerveja e piri-piri. O prato geralmente é servido com batatas-fritas, e, para orgulho dos Portugueses, esta consagrada iguaria, foi considerada no ano de 2011, entre um dos top 10 sanduíches mais saborosos do mundo pelo site Aol Travel. Vale a pena provar e o prato está disponível em vários restaurantes na cidade de Porto. Preço médio do prato: entre 4,50 e 10 euros.

Crédito: LEONARDO MACEDONIO 

2- “Rissóis” de Bacalhau – parecido com o sabor do nosso Risóli , o Rissói Português é composto de uma massa bem fininha, sequinho e com um generoso recheio. Os mestres do bacalhau transformam o salgado em um delicioso petisco para apreciar a qualquer hora. Os salgados também podem ser encontrados no sabor de carne, camarão e frutos do mar. Preço varia de 1 a 2,50 euros.

 

3- Bacalhau – o consagrado prato Português pode ser servido de várias maneiras. A versatilidade deste prato é infinitamente saborosa. Por exemplo: tem o Bacalhau frito, com um molho levemente apimentado e com bastante azeite Português. Já o Bacalhau Gomes de Sá é assado, um prato mais leve, com condimentos de ervas mais suaves, servido com salada e batatas assadas e também banhado no azeite Português. A maioria dos restaurantes oferece diferentes tipos de Bacalhau, principalmente na zona da Ribeira, local bastante turístico da cidade de Porto. A nossa recomendação é o restaurante “My God”, localizado também na Ribeira. O restaurante oferece vários tipos de Bacalhau e o preço é bastante acessível. Valor médio de pratos para dois com entrada, vinho e prato principal: 40 euros.

Crédito: LEONARDO MACEDONIO 

4- Pastel de Nata – feito de massa folhada recheada fresca, com um sabor especial de creme com base de gema de ovos, açúcar, pau de canela, maisena, e casca de limão, o doce é de dar água na boca. O toque final é a canela em pó no topo. O Pastel pode ser encontrado em quase todos os restaurantes, bares e padarias da cidade. O valor do doce varia de 1,50 a 3,50 euros.

Curiosidade do Pastel: a História conta que, esta famosa iguaria, também conhecida como Pastel de Belém, é um grande relicário gastronômico Português. Em 1837, quando Belém e Lisboa então eram duas cidades distintas, trabalhadores começaram a colocar à venda pastéis de nata para ganhar dinheiro, próximo ao Mosteiro de Jerônimos, local que atraia muitos turistas. Após o fechamento do Mosteiro, a receita foi vendida a um empresário, e, segundo a história, a fórmula permanece guardada às sete chaves com seus descendentes. Com o tempo, os pastéis ganharam cada vez mais forma artesanal e tornaram parte da símbolo da cultura Portuguesa. Hoje é possivel encontrar este doce em vários locais mundo a fora, mas o delicioso toque, é o originário Português.

Paloma Tiba é jornalista, já trabalhou como repórter de TV, roteirista, e apresentadora em produção de vídeos. Atualmente estuda a sua pós-graduação em Comunicação Internacional na Irlanda e colabora como correspondente para o Catraca Livre, enviando matérias e artigos sobre o que acontece na Europa.

Fotos: Leo Macedonio

Compartilhe: