Conheça como os brasileiros curtem a praia em dez Estados

O site Brasil Post listou a cultura de praia em dez Estados do país

Com temperaturas beirando os 40ºC em muitas capitais do país, o litoral é o destino da maioria dos brasileiros nesta época do ano. De norte a sul, cada um tem sua maneira de aproveitar a praia.

Lagoa do Paraíso, em Jericoacoara (CE), tem restaurantes que oferecem redes aquáticas

O site Brasil Post, versão brasileira do Huffington Post, listou a cultura de praia em dez Estados. De mate gelado a bater uma baba, conheça as manias de cariocas, paulistas, gaúchos, baianos…

1 – Rio de Janeiro

Cariocas e turistas lotam a praia de Copacabana
Créditos: Alexandre Macieira/Riotur
Cariocas e turistas lotam a praia de Copacabana

 
Lugar de carioca é na praia. Nas areias, alguns pegam sol, leem, socializam com os amigos e relaxam com a família. No mar,  a moda é praticar stand up paddle.

2 – São Paulo 

Banhistas na Praia Grande, no litoral de São Paulo

O paulista costuma chegar de mãos vazias e fideliza com uma barraca. Pede pastel e milho para matar a fome. Leva cadeira, guarda-sol, cooler, salgadinhos… E, infelizmente, na maioria das vezes, abandona o lixo sem olhar para trás.

3 – Bahia

A praia do Flamengo, uma das mais bonitas e famosas de Salvador

 
Os baianos não costumam levar muitas coisas para a praia, porque sempre tem um “barraqueiro” alugando ou vendendo tudo que eles precisam. Para se divertir, nada de frescobol. O baiano “bate um baba”, ou seja, joga uma partida de futebol com os amigos na beira do mar.

4 – Santa Catarina

Praia Brava, no norte da ilha, é uma das mais badaladas de Floripa

O manezinho normalmente vai à praia pela manhã para pegar onda. Chega de prancha no braço e namorada a tiracolo, e passa o tempo todo na água. Quem mora em Floripa acaba não comendo na praia –em casa é mais barato.

5 – Rio Grande do Sul

Torres é a única cidade do litoral gaúcho que possui morros na orla

 
Os gaúchos levam chimarrão para a praia, toalha do Grêmio ou do Inter, e ficam sentados em cadeiras de armar tomando o mate e olhando para o mar. Geralmente não usam sunga, acham que é ‘nudez demais’.

6 – Pará 

Carros se misturam aos banhistas e camelôs na praia do Atalaia, em Salinas (PA)

Nas praias mais populares do Pará, rola uma certa ostentação brega. É só estacionar o carro para começar a disputa: forró, tecno melody, sertanejo, até psytrance. As moças desfilam biquínis, colares gigantes, unhas bem feitas, óculos de ‘grife’ e uma pele tão maquiada, que causaria inveja a muitas noivas e debutantes.

7 – Maranhão

Carros estacionados na Praia do Meio, na capital maranhense

O maranhense quando vai à praia, sai de casa sem cadeira e guarda-sol, mas jamais se esquece do carro. Estaciona bem perto da areia, abre logo o porta-malas e libera a playlist de forró e reggae no último volume. A ideia é relaxar curtindo o som e comendo muito caranguejo, queijo coalho e amendoim torrado.

8 – Rio Grande do Norte

Camelos na praia de Genipabu, um dos principais cartões postais do Rio Grande do Norte

 
Ir à praia em Natal é sinônimo de relaxar e… comer. Moqueca de peixe, peixe frito com macaxeira, caranguejo, churrasco de lagosta – sim, tem gente que leva churrasqueira para a praia.

9 – Sergipe

Atalaia Nova fica a 15 min do centro da capital sergipana, no município de Barra dos Coqueiros

 
Uma das melhores coisas de curtir a praia em Aracaju é que a grande extensão de areia permite que qualquer um drible facilmente as grandes multidões. Futebol, frescobol, windsurf e kitesurf fazem muito sucesso, mas há ainda quem prefira… andar a cavalo!

10 – Pernambuco

Porto de Galinhas, em Ipojuca, tem piscinas de águas claras e mornas formadas entre corais

 
Os pernambucanos curtem praia a partir do início da tarde, quando o sol está mais fraco. Pode parecer estranho, mas por lá se come principalmente caldinhos. Tem de feijão e camarão.

Para ler a reportagem completa clique aqui.