Últimas notícias:

Loading...

Conheça os 10 melhores museus do Brasil de acordo com o viajantes do TripAdvisor

Por: Catraca Livre

O TripAdvisor anunciou a lista Travelers’ Choice Museus, onde os usuários do site decidem quais os melhores museus do mundo. O prêmio apresenta uma lista com os 25 melhores do mundo e rankings por região – o do Brasil contempla 10 ganhadores. Ao todo, foram premiados 509 museus em 38 países.

O Instituto Ricardo Brennand, em Recife (PE), e Inhotim, em Brumadinho (MG), são os únicos representantes brasileiros entre os melhores do mundo, nas 17ª e 23ª posições, respectivamente. Os dois museus ainda lideram os rankings sul-americano e brasileiro, sendo primeiro e segundo colocados.

Na lista sul-americana, praticamente metade (12 dos 25) fica em solo brasileiro. São Paulo é o Estado que mais se destaca com seis vencedores ao todo: os museus da Língua Portuguesa, da TAM, do Futebol, a Pinacoteca, o Catavento e o Masp.

Os vencedores foram determinados por meio de um algoritmo que levou em conta a quantidade e a qualidade das avaliações dos museus ao longo de um período de 12 meses. Descubra agora quais são os 10 Melhores Museus do Brasil:

1. Instituto Ricardo Brennand, Recife, Pernambuco
Além de estar na lista dos melhores do mundo, o Instituto Ricardo Brennand lidera o ranking brasileiro. Situado no bairro da Várzea, o museu é uma réplica de um castelo medieval europeu que abriga, entre outros itens, armas e armaduras provenientes da Europa e da Ásia. O ponto alto é a pinacoteca, que exibe o maior acervo do pintor holandês Frans Post.

2. Inhotim, Brumadinho, Minas Gerais
Também entre os melhores do mundo, Inhotim, em Brumadinho (MG), é uma mistura de jardim botânico e galeria de arte. Tem acervo de 700 obras – das quais 170 estão expostas atualmente. Entre as mais curiosas estão fuscas coloridos, estátuas de bronze sem cabeças e 500 esferas que flutuam sobre a água.

3. Museu da Língua Portuguesa, São Paulo, São Paulo
Foi pioneiro ao apostar no uso da tecnologia para proporcionar aos visitantes experiências interativas. Também apresenta mostras temporárias que já homenagearam, entre outros escritores, ícones da língua portuguesa como Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Fernando Pessoa e Jorge Amado.

4. Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, São Paulo
O prédio projetado no fim do século 19 pelo arquiteto Ramos de Azevedo abriga mais de 9 mil obras, a maioria delas com foco na arte brasileira. Os quadros “Tropical”, de Anita Malfatti, “Caipira Picando Fumo”, de Almeida Júnior, e “Mestiço”, de Candido Portinari, são os principais itens do acervo.

5. Museu do Futebol, São Paulo, São Paulo
Localizado no ambiente mais sugestivo possível – sob as arquibancadas do tradicional Estádio do Pacaembu -, o Museu do Futebol é todo interativo. Lá é possível assistir a jogadas históricas e até ouvir narrações de rádio em cabines de áudio. O museu também abriga uma biblioteca pública sobre o esporte.

Veja o final da lista aqui.

Fotos: Paolo Savanuzi, Juliano Multiflores, Caio Augusto, Alfredo Risk Neto, Simone Bessa, Eu sou Famecos, Alfred Myers